Time out radius para

Senhores venho pedir ajuda de vcs pois ao trocar equipamento percebi que os clientes não conectavam mais ai foi um Deus nus acuda depois de muito tempo e reaparo de cadastro voltou agora ta pior ainda do nada o radius desconecta os clientes uns sobem outros não, ja pedi ajuda direta pro Pedro e parece que ele não sabe oque pode ser, ja vi aqui tbm varios post de problema semelhante sem resultado postado, a coisa ficou feia pois ja perdi clientes devido esse problema, tenho um server de backup com a versão 4.86 que quando coloco parece que melhora mas tbm acontece de da time out, estou até pensando em outro sistema, pois ta muitocomplicado mesmo se alguem souber alguma coisa por favor me ajude é como se o Radius parasse, segue minha topologia, lembrando  que a comunicação é perfeita com o mkauth.

Trabalho com PPPOE na ponta, tenho rb 433UAH v 4.17, com server PPPOE autenticando os clientes
e saindo por roteamento, rota estatica, apenas os micros do escritório e o Mk-Auth estão na bridge,

inclusive as aps (nano M5) tbm são roteadas, isso em todos pops, onde chega o link tenho todas as rotas criadas para os pops, estranho ser a topologia uma vez que apenas troquei o server e voltou.

Todos Mks pingando o radius normalmente, latencia100%, lembrando que meu ip do CORE esta setado na bridge, da onde estou acho todos os MkS, mas as aps e os clientes estão rotedos só chego nelas pelo gatway default.     

 

time out.JPG

timeout.JPG

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Respostas

  • IAI ninguem?

  • erros de conexão sempre é falha do radius ver se alguma das opções abaixo não esta errada:

    Porta do radius accounting no mikrotik não é a padrão 1813 e a authenticate não é 1812;
    Tempo do interim update no mikrotik maior do que 3 minutos podem fazer o sistema desconectar clientes;
    Marcar a opção night sem querer no cadastro do cliente, assim o sistema irar desativar o mesmo alguma hora;
    Senha errada, as vezes o navegador troca a senha do cliente ao alterar algum dado do mesmo no webadmin;
    Tipo de conexão errado (hotspot e pppoe) no cadastro do cliente no webadmin;
    IP que o cliente usa no momento não é o mesmo ip gravado no sistema;
    MAC que o cliente usa esta errado, não é o mesmo gravado no sistema;
    Ramal que esta definido para o cliente não é o correto ou o ramal esta com ip errado;
    MikroTik não esta cadastrado no mk-auth, o ip secrect estão errados no webadmin.

    Ver tb se não ocorre falha de comunicação do mk-auth com seu mikrotik, com um ping de um para o outro vc observa por alguns instantes se responde corretamente ...



    Paulo Sergio Zanchet disse:

    IAI ninguem?

  • Pedro faz exatamente 6 meses que estou utilizando o micro com o sistema, formatei ele reinstalei a ultima iso que é a 4.86 coloquei na net e fiz um up date, restaurei o backup fiz isso ontem pela manhã, faz 24H esta uma maravilha parece que resolveu ninguem mais apresentou o problema.

    PERGUNTA: existe outra tabela alem do cadastro do cliente? tipo alguma tabela interna do mysql ou no radius?

    pois os erros de timeout eram aleatórios davam pra todo mundo, é como se a tabela de cadastro não fosse consultada, ou como se o radius estivesse parado, acho que vi em algum lugar no forum que tem um comando que posso limpar essas tabelas sem mexer no cadatro, vc pode me passar?


    Pedro Filho disse:

    erros de conexão sempre é falha do radius ver se alguma das opções abaixo não esta errada:

    Porta do radius accounting no mikrotik não é a padrão 1813 e a authenticate não é 1812;
    Tempo do interim update no mikrotik maior do que 3 minutos podem fazer o sistema desconectar clientes;
    Marcar a opção night sem querer no cadastro do cliente, assim o sistema irar desativar o mesmo alguma hora;
    Senha errada, as vezes o navegador troca a senha do cliente ao alterar algum dado do mesmo no webadmin;
    Tipo de conexão errado (hotspot e pppoe) no cadastro do cliente no webadmin;
    IP que o cliente usa no momento não é o mesmo ip gravado no sistema;
    MAC que o cliente usa esta errado, não é o mesmo gravado no sistema;
    Ramal que esta definido para o cliente não é o correto ou o ramal esta com ip errado;
    MikroTik não esta cadastrado no mk-auth, o ip secrect estão errados no webadmin.

    Ver tb se não ocorre falha de comunicação do mk-auth com seu mikrotik, com um ping de um para o outro vc observa por alguns instantes se responde corretamente ...



    Paulo Sergio Zanchet disse:

    IAI ninguem?

  • executa o comando abaixo no console do linux e ver se resolve, se não é preciso reinstalar o sistema: mysqlcheck -u root -pvertrigo mkradius --auto-repair

    Paulo Sergio Zanchet disse:

    Pedro faz exatamente 6 meses que estou utilizando o micro com o sistema, formatei ele reinstalei a ultima iso que é a 4.86 coloquei na net e fiz um up date, restaurei o backup fiz isso ontem pela manhã, faz 24H esta uma maravilha parece que resolveu ninguem mais apresentou o problema.

    PERGUNTA: existe outra tabela alem do cadastro do cliente? tipo alguma tabela interna do mysql ou no radius?

    pois os erros de timeout eram aleatórios davam pra todo mundo, é como se a tabela de cadastro não fosse consultada, ou como se o radius estivesse parado, acho que vi em algum lugar no forum que tem um comando que posso limpar essas tabelas sem mexer no cadatro, vc pode me passar?

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