Problema no Radius, My SQL e sistema em geral.

Pedro acabei de receber uma ligação de um cliente, o mesmo possui um provedor com trezentos e poucos clientes. Ele me está apavorado, pois o mk-auth sem mais, sem menos, bloqueou quase todos os clientes.

O mesmo diz estar ocorrendo problemas com o mysql e o Radius, pois quando o Radius atinge tantas conexões, ele trava tudo e deixa de funcionar.

Pedro e colegas...pedimos a ajuda de vocês, pois meu clientes já efetuou a compra de três licenças mk-auth, pois ele utiliza o sistema virtualizado. Então cada vez que ele reinstala, têm que comprar uma nova licença.

Ele também está encontrando problemas com o gerencianet, ele estava utilizando a versão atualizada do mk-auth, mas foi obrigado a fazer um mk down para a versão 4.94.

Esse meu cliente trabalha de forma legalizada, paga impostos, funcionários, etc. Então pessoal, se pudermos ajudá-lo.

Att.
Michel Rodrigues (Grupo Planet TEC)

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Respostas

  • se ele é seu cliente da um jeito de arrumar, Provavelmente ele deve pagar uma consultoria para você. Eu também uso o Mk-auth virtualizado aqui, e não tenho problema com as licenças.

    Ta achando que vida de analista de TI é facil é... 

  • Jeferson, não estou cobrando nenhum tustão dele...muito pelo contrário, eu podendo ajudar a implantar o MK-Auth, é uma forma de colaboração ao grande mastre Pedro.

    Como não trabalho com MK-Auth virtualizado, peço a ajuda de vocês.

  • Muito bem esclarecido o problema meu estimado Michel Rodrigues. 

    Realmente estamos com grandes problemas aqui e não sabemos como proceder para resolve-lo.

    Já consegui restaurar o backup dos clientes, mas ainda os clientes estão entrando no bloqueio de forma automática. Parece que o Mk-auth não está buscando os títulos pagos no gerencia-net. Aqui usamos para efetuar cobrança gerencia-net com titulos em forma de carne.

    Outro problema que estamos enfrentando aqui é o fato de a base de dados mysql ter parado do nada juntamente com o freeradius. 

  • se você postar o erro do mysql que tem no log acredito que fica mais fácil resolver o problema.

    bom a baixa de boleto no gerencianet está funcionando perfeitamente, como eu não uso carne não posso falar nada. minha VM está rodando aqui a mais de 71 dias sem problemas.

  • Bom aqui geramos todos os titulos em forma de carne pelo gerencianet. E o estranho é que o mk-auth não esta conseguindo buscar essas informações no gerencianet para dar baixa nos mesmos.  Quantos ao log do Mysql, onde eu encontro esse log no sistema mk-auth?

  • Acessa via Putty, e dê o comando:
    /etc/init.d/mysql restart

    Se ele estiver parado, troque o restart pelo start.

  • pergunta a ele qual é o erro do mysql e radius, fala para ele que se possivel instalar a ISO abaixo que tem um mysql e radius com melhorias:

    www.mk-auth.com.br/iso/mk-auth_wheezy.iso

  • Eu nao entendo. Utilizo MK-Auth a mais de 3 anos a minha verçao é 4.94. gerencia 12 hotspot, tenho pouco mais de 700 clientes somente utilizo Hotspot, forneço velocidade de 350Kbps a 1Mb, nao utilizo nem penço utilizar Cache, fibra da copel de 20MB. Boletos Sicredi, e sabem o que? NUNCA TIVE PRROBLEMAS...

    Amigos, nao mecham no que vcs nao sabem, Procurem algum mestre, só pq meu MK-Auth esta normal e consigo resolver meus problemas eu NAO me considero mestre de nada.

    Atualizaçao: tenho um servidor secundario na loja onde testo todas as atualizaçoes a instalar baixo um bakup configuro uma RB 433,  ligo minha Notebook e algu outo pc e testo tudooooo.... Comesando com Planos, Radius, Avisos, Bloqueio, Boleots, baixo Arquivos de retorno, mando email para eu mesmo, sms, e tantas coisa fica ums 15 dias em produçao nos pcs da loja, simulo inumeras situaçoes. depois disso aí mando atualizar novamente, realizo testes basicos, dou uma olhada no forum ver os problemas relatados, vejo aki todo funcional e dai que atualizo o servidor em produçao...

    Nao tem como dar erro....

    Nao existe isso de (Da nada comesou xx problema), alguma coisa aconteseu... analize os logs, pesquise no forum problemas parecidos, vejas as regras no mikrotik, nossa sao tantas rpobavilidades...

    Outra coisa, o Servidor tem que ser um Servidor, Desktop e desktop.

    Acredito que com essas dicas basicas nao tem o que dar errado.

  • RESOLVIDO O PROBLEMA.. Infelizmente o erro estava na capacidade nominal do disco virtual. Ao estourar a capacidade do disco virtual o sistema corrompia a base de dados no My-sql server ou seja.. Ao ficar sem espaço em disco o MYSQL do Mk-auth simplesmente BUGA e para de funcionar juntamente com o RADIUS.... Moral da historia para se evitar o problema.

    O mk cria uma quantidade muito grande de log´s e esses acabam por ocupar muito espaço em disco. Para se previnir oriento a galera sempre criar um disco virtual de no minimo 10G Bytes afim de se evitar a falta de espaço em disco.

    Grato a todos que ajudaram.

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