DESCONEXÃO e ppoe e API

bom dia, eu uso o mkauth de forma remota e seleciono o ip no proprio, não utilizo ''pool'' do mikrotik...

essa ultima semana aconteceu algo inusitado, em um concentrador com uns 900 clientes (ccr 1036) por oscilação na energia uns 800 clientes desconcetaram de vez e acredito que não deu tempo da mikrotik eviar quem tinha caido para o mk auth, no sistema ele estava conectado porém o cliente não estava, daí o problema, a pessoa não conseguia reconectar estando uma vez ja conectado do mk auth. tive que usar os comandos :

echo "TRUNCATE TABLE radacct" | mysql -h localhost -u root -pvertrigo mkradius


echo "TRUNCATE TABLE radpostauth" | mysql -h localhost -u root -pvertrigo mkradius

só assim ele conectaram novamente.

MINHA DUVIDA É A SEGUINTE:

quanto tempo eles iriam permanecer conectado no sistema para depois limpar a tabela sozinho, ou isso não acontece?
isso ja aconteceu duas vezes.

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Respostas

  • Bom dia prezado(a),

    O primeiro comando limpa a tabela de conexões dos clientes, que é obrigatória por lei, ter disponível. O sistema não limpa esta tabela.

    O segundo comando limpa a tabela de conexões inválidas. Não há problema em limpar esta tabela, mas o sistema não faz automaticamente.


    Qualquer dúvida, estamos à disposição.
    Atenciosamente,
    Equipe MK-AUTH

    • talvez me expressei errado, o probkema que as pessoas não estavam conectadas porem no sitemas contava e ai eles nao conseguiam logar, tive que usar esse comnado..

      queria saber quanto tempo o sistema demora para idenficar que o cliente nao esta comectado sozinho.

      • Bom dia prezado(a),

        Parece ser uma questão de comunicaçãoe entre o sistema e o Mikrotik.

        Primeiro, confira se o horário do sistema está correto e sincronize o horário do Mikrotik com o do sistema.
        Verifique se as opções marcadas nas configurações de tipo de comunicação estão corretas, clicando na engrenagem em Provedor > controle de ramais

         

        Segundo, confira as seguintes configurações no Mikrotik:

        1. A opção de accounting tem que está ativa; Ver em http://mk-auth.com.br/page/radius-com-pppoe
        2. Porta do radius accounting é 1813 e a authenticate é 1812; Ver em http://mk-auth.com.br/page/configuracao-rede-e-radius
        3. interim update tem que está ativo no mikrotik; Ver em http://mk-auth.com.br/page/radius-com-pppoe
        4. Tempo do interim update deve ser menor ou igual a 3 minutos; Ver em http://mk-auth.com.br/page/radius-com-pppoe
        5. O IP e o secret devem estarem corretos no Mikrotik e no cadastro do Mikrotik no webadmin; Ver em http://mk-auth.com.br/page/configuracao-rede-e-radius
        6. Tenta diminuir o timeout da configuração do servidor Radius; Ver em http://mk-auth.com.br/page/configuracao-rede-e-radius
        7. Veja também, se não ocorre falha de comunicação do mk-auth com seu mikrotik, com um ping de um para o outro, observa por alguns instantes se responde corretamente.
        8. Verifica as rotas e redirecionamentos feitos para o sistema, referentes a comunicação entre o sistema e o Mikrotik.
        9. Verifica se não está bloqueada alguma porta que o sistema utiliza. (confira as portas nos links abaixo)
          http://mk-auth.com.br/page/manual-1 (veja em todas as páginas do manual)
          http://mk-auth.com.br/forum/topics/portas-no-mkauth
          http://mk-auth.com.br/forum/topics/portas-utilizadas-pelo-mk-auth
        10. Tente Reparar os clientes, selecionando todos e clicando no botão verde com desenho de chave de boca;
        11. Verifica o espaço livre em disco e se a memória RAM está suficiente para o bom funcionamento do sistema. (Confira nos gráficos)
        12. Repare o banco de dados do sistema, acessando pelo Putty;
        13. Reinicie o Mikrotik.




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        Equipe MK-AUTH

        Radius com PPPoE
        Primeiro em IP/POOL o pool Local-1 para seu servidor com endereços entre 10.1.0.1-10.1.5.254, depois crie outro pool chamado Remoto-1 para seus clien…
  •  bom dia, vou tentar explicar mais uma vez, as comunicações estão perfeitas, fazendo corte e  ssh, memoria 32 gigas, metade livre e etc...
    Usamos o mk de forma remota, eu digito manualmente no mk o ip do cliente e quando ele bloqueia o ip do usuario vai para o adreslist, não utiliso essa range de pool direto no mikrotik.  sendo assim o problema acontece quando tem um pique de energia no qual desconecta 900 clientes ao mesmo tempo, oque acontece é que o cliente caiu no concentrandor e teve muita desconexão ao mesmo tempo sendo assim acredito que o concentrador não consegue informar de para o mkauth TODAS as conecxoes que cairam, e quando eu vou no mk auth ele consta que está conectado porém não está! dai o problema que o cliente não reconecta pois ele ja está "conectado " somente no sistema!

    A minha duvia é a seguinte, eu tive que usar o skript (echo "TRUNCATE TABLE radacct" | mysql -h localhost -u root -pvertrigo mkradius) para sumir com as conexcoes dos clientes e assim eles conectarem novamente(o sistema não aceita duplicidade), não fazendo esse processo em algum momento o mkauth vai fazer uma busca e reconhecer que esses não estão mais conectados ou somente com esse scrikt?


    • Prezado(a),

      Os passos 4 e 6 que passei no comentário anterior, são relevantes para o seu caso, pois se trata de tempo de atualização do interin e o timeout da configuração de comunicação pelo Radius.

      O passo 10 também influencia nesta questão, pois ao executá-lo, vai atualizar o status de todos os clientes.

      De toda forma, orientamos conferir todos os pontos relatados no comentário anterior, para não deixar passar alguma configuração incorreta. Se estiver tudo certo, OK!


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      Equipe MK-AUTH

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