DESCONEXÃO e ppoe e API

bom dia, eu uso o mkauth de forma remota e seleciono o ip no proprio, não utilizo ''pool'' do mikrotik...

essa ultima semana aconteceu algo inusitado, em um concentrador com uns 900 clientes (ccr 1036) por oscilação na energia uns 800 clientes desconcetaram de vez e acredito que não deu tempo da mikrotik eviar quem tinha caido para o mk auth, no sistema ele estava conectado porém o cliente não estava, daí o problema, a pessoa não conseguia reconectar estando uma vez ja conectado do mk auth. tive que usar os comandos :

echo "TRUNCATE TABLE radacct" | mysql -h localhost -u root -pvertrigo mkradius


echo "TRUNCATE TABLE radpostauth" | mysql -h localhost -u root -pvertrigo mkradius

só assim ele conectaram novamente.

MINHA DUVIDA É A SEGUINTE:

quanto tempo eles iriam permanecer conectado no sistema para depois limpar a tabela sozinho, ou isso não acontece?
isso ja aconteceu duas vezes.

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Respostas

  • Bom dia prezado(a),

    O primeiro comando limpa a tabela de conexões dos clientes, que é obrigatória por lei, ter disponível. O sistema não limpa esta tabela.

    O segundo comando limpa a tabela de conexões inválidas. Não há problema em limpar esta tabela, mas o sistema não faz automaticamente.


    Qualquer dúvida, estamos à disposição.
    Atenciosamente,
    Equipe MK-AUTH

  • talvez me expressei errado, o probkema que as pessoas não estavam conectadas porem no sitemas contava e ai eles nao conseguiam logar, tive que usar esse comnado..

    queria saber quanto tempo o sistema demora para idenficar que o cliente nao esta comectado sozinho.

  • Bom dia prezado(a),

    Parece ser uma questão de comunicaçãoe entre o sistema e o Mikrotik.

    Primeiro, confira se o horário do sistema está correto e sincronize o horário do Mikrotik com o do sistema.
    Verifique se as opções marcadas nas configurações de tipo de comunicação estão corretas, clicando na engrenagem em Provedor > controle de ramais

     

    Segundo, confira as seguintes configurações no Mikrotik:

    1. A opção de accounting tem que está ativa; Ver em http://mk-auth.com.br/page/radius-com-pppoe
    2. Porta do radius accounting é 1813 e a authenticate é 1812; Ver em http://mk-auth.com.br/page/configuracao-rede-e-radius
    3. interim update tem que está ativo no mikrotik; Ver em http://mk-auth.com.br/page/radius-com-pppoe
    4. Tempo do interim update deve ser menor ou igual a 3 minutos; Ver em http://mk-auth.com.br/page/radius-com-pppoe
    5. O IP e o secret devem estarem corretos no Mikrotik e no cadastro do Mikrotik no webadmin; Ver em http://mk-auth.com.br/page/configuracao-rede-e-radius
    6. Tenta diminuir o timeout da configuração do servidor Radius; Ver em http://mk-auth.com.br/page/configuracao-rede-e-radius
    7. Veja também, se não ocorre falha de comunicação do mk-auth com seu mikrotik, com um ping de um para o outro, observa por alguns instantes se responde corretamente.
    8. Verifica as rotas e redirecionamentos feitos para o sistema, referentes a comunicação entre o sistema e o Mikrotik.
    9. Verifica se não está bloqueada alguma porta que o sistema utiliza. (confira as portas nos links abaixo)
      http://mk-auth.com.br/page/manual-1 (veja em todas as páginas do manual)
      http://mk-auth.com.br/forum/topics/portas-no-mkauth
      http://mk-auth.com.br/forum/topics/portas-utilizadas-pelo-mk-auth
    10. Tente Reparar os clientes, selecionando todos e clicando no botão verde com desenho de chave de boca;
    11. Verifica o espaço livre em disco e se a memória RAM está suficiente para o bom funcionamento do sistema. (Confira nos gráficos)
    12. Repare o banco de dados do sistema, acessando pelo Putty;
    13. Reinicie o Mikrotik.




    Qualquer dúvida, estamos à disposição.
    Atenciosamente,
    Equipe MK-AUTH

    Radius com PPPoE
    Primeiro em IP/POOL o pool Local-1 para seu servidor com endereços entre 10.1.0.1-10.1.5.254, depois crie outro pool chamado Remoto-1 para seus clien…
  •  bom dia, vou tentar explicar mais uma vez, as comunicações estão perfeitas, fazendo corte e  ssh, memoria 32 gigas, metade livre e etc...
    Usamos o mk de forma remota, eu digito manualmente no mk o ip do cliente e quando ele bloqueia o ip do usuario vai para o adreslist, não utiliso essa range de pool direto no mikrotik.  sendo assim o problema acontece quando tem um pique de energia no qual desconecta 900 clientes ao mesmo tempo, oque acontece é que o cliente caiu no concentrandor e teve muita desconexão ao mesmo tempo sendo assim acredito que o concentrador não consegue informar de para o mkauth TODAS as conecxoes que cairam, e quando eu vou no mk auth ele consta que está conectado porém não está! dai o problema que o cliente não reconecta pois ele ja está "conectado " somente no sistema!

    A minha duvia é a seguinte, eu tive que usar o skript (echo "TRUNCATE TABLE radacct" | mysql -h localhost -u root -pvertrigo mkradius) para sumir com as conexcoes dos clientes e assim eles conectarem novamente(o sistema não aceita duplicidade), não fazendo esse processo em algum momento o mkauth vai fazer uma busca e reconhecer que esses não estão mais conectados ou somente com esse scrikt?


  • Prezado(a),

    Os passos 4 e 6 que passei no comentário anterior, são relevantes para o seu caso, pois se trata de tempo de atualização do interin e o timeout da configuração de comunicação pelo Radius.

    O passo 10 também influencia nesta questão, pois ao executá-lo, vai atualizar o status de todos os clientes.

    De toda forma, orientamos conferir todos os pontos relatados no comentário anterior, para não deixar passar alguma configuração incorreta. Se estiver tudo certo, OK!


    Qualquer dúvida, estamos à disposição.
    Atenciosamente,
    Equipe MK-AUTH

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