Boa tarde.

Vi muitos tópicos aqui no forum sobre o assunto, mas em nenhum cheguei a uma conclusão, ou melhor, a uma resolução do meu problema.

Cenário:

Concentrador PPPOE= CCR1036 versão 6.48 (aproximadamente 900 clientes)

MK-AUTH 21.06 :: L4.9

Máquina do MKAUTH boa, 8GB RAM, SSD.



Aí vem o problema: a ENERGIA em minha cidade. Oscila MUITO e tem muitas quedas e piscadas.

Meus servidores (mk auth e mikrotik) tem nobreak senoidal, baterias grandes, e tenho gerador. (NUNCA DESLIGAM)

O problema são os clientes, que após uma queda de energia, alguns demoram até 15minutos para conectar novamente o PPPOE, com mensagem de radius timeout no log. Isso tem se tornado um problema muito grande pra mim. O cliente não aguarda, fica reiniciando várias vezes, reseta o equipamento, etc..


Desde já fico muito agradecido com qualquer contribuição.



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Respostas

  • Será que dá pra desativar o app armor pra fazer um teste?

  • detalhe, agora a pouco, estava com o mesmo problema em outro cliente, atualizei para última versão onde tem melhorias no app armor. os clientes que estavam dando falha de autenticação subiram na hora. salvo engano esse aplicativo tem relação com segurança, só não sei como ele opera. será que foi finalmente resolvido?

  • Boa tarde,

    Estou com um caso semelhante, já segui o procedimento descrito aqui e nada. testei em máquinas fora da rede, máquina local conectada direto no concentrador e nada. não tem firewall afetando a comunicação. já dexei sem firewall pra ver. achei que fosse o disco, troquei para ssd específico para datacenter. enfim. já migrei 4 clientes meus para sgp.

  • Leandro Oliveira boa tarde meu amigo

    me diz uma coisa, conseguiu acelerar o processo de autenticação ?

  • Boa noite, Andrei!

    Aqui também acontece o mesmo, o interessante é que o pessoal conectado no radio (ubiquiti) já é re-conecta na hora, já o pessoal da fibra (datacom) é quem demora mais de 5 minutos para re-conectar, como o mesmo erro seu ai, somente nos cliente que tem mais qualidade de ping. 

    Se aguém puder compartilhar uma dica, vai nos ajudar! 

    Hoje eu alterei o timout do arp-list das vlans na fibra para ver se acontece uma melhora. 

    Atenciosamente. 

     

  • primeiro coloca um nobreak ai

    segundo vc vai no mkatuh e repara os clientes. acontece isso pq  desligou o mkauth derrepente

    ou vc tem os secrets ai so ativar

  • Bom dia prezado(a),

    Se já conferiu os pontos descritos no primeiro comentário, Confira também se o horário do Mikrotik está correto e sincronizado com o do sistema.


    Qualquer dúvida, estamos à disposição.
    Atenciosamente,
    Equipe MK-AUTH

  • com certeza..

    e o problema continua. ALGUÉM ???

  • amigo vc ja fez os passo da primeira resposta?

     

     

  • Atualizando: Acabou de cair a energia aqui, tem uns 10 minutos, e ainda não conectaram todos os clientes. Não da RADIUS TIMEOUT como eu tinha dito, só falha na autenticação mesmo.

    10167753101?profile=RESIZE_710x


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