Boa tarde.

Vi muitos tópicos aqui no forum sobre o assunto, mas em nenhum cheguei a uma conclusão, ou melhor, a uma resolução do meu problema.

Cenário:

Concentrador PPPOE= CCR1036 versão 6.48 (aproximadamente 900 clientes)

MK-AUTH 21.06 :: L4.9

Máquina do MKAUTH boa, 8GB RAM, SSD.



Aí vem o problema: a ENERGIA em minha cidade. Oscila MUITO e tem muitas quedas e piscadas.

Meus servidores (mk auth e mikrotik) tem nobreak senoidal, baterias grandes, e tenho gerador. (NUNCA DESLIGAM)

O problema são os clientes, que após uma queda de energia, alguns demoram até 15minutos para conectar novamente o PPPOE, com mensagem de radius timeout no log. Isso tem se tornado um problema muito grande pra mim. O cliente não aguarda, fica reiniciando várias vezes, reseta o equipamento, etc..


Desde já fico muito agradecido com qualquer contribuição.



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Respostas

  • Boa tarde prezado(a),

    Confira as seguintes configurações no Mikrotik:

    1. A opção de accounting tem que está ativa; Ver em http://mk-auth.com.br/page/radius-com-pppoe
    2. Porta do radius accounting é 1813 e a authenticate é 1812; Ver em http://mk-auth.com.br/page/configuracao-rede-e-radius
    3. interim update tem que está ativo no mikrotik; Ver em http://mk-auth.com.br/page/radius-com-pppoe
    4. Tempo do interim update deve ser menor ou igual a 3 minutos; Ver em http://mk-auth.com.br/page/radius-com-pppoe
    5. O IP e o secret devem estarem corretos no Mikrotik e no cadastro do Mikrotik no webadmin; Ver em http://mk-auth.com.br/page/configuracao-rede-e-radius
    6. Tenta diminuir o timeout da configuração do Radius; Ver em http://mk-auth.com.br/page/configuracao-rede-e-radius
    7. Veja também, se não ocorre falha de comunicação do mk-auth com seu mikrotik, com um ping de um para o outro, observa por alguns instantes se responde corretamente.
    8. Verifica as rotas e redirecionamentos feitos para o sistema, referentes a comunicação entre o sistema e o Mikrotik.
    9. Verifica se não está bloqueada alguma porta que o sistema utiliza. (confira as portas nos links abaixo)
      http://mk-auth.com.br/page/manual-1 (veja em todas as páginas do manual)
      http://mk-auth.com.br/forum/topics/portas-no-mkauth
      http://mk-auth.com.br/forum/topics/portas-utilizadas-pelo-mk-auth
    10. Tente Reparar os clientes, selecionando todos e clicando no botão verde com desenho de chave de boca;
    11. Verifica o espaço livre em disco e se a memória RAM está suficiente para o bom funcionamento do sistema. (Confira nos gráficos)
    12. Repare o banco de dados do sistema, acessando pelo Putty;
    13. Reinicie o Mikrotik.



    Qualquer dúvida, estamos à disposição.
    Atenciosamente,
    Equipe MK-AUTH

    Radius com PPPoE
    Primeiro em IP/POOL o pool Local-1 para seu servidor com endereços entre 10.1.0.1-10.1.5.254, depois crie outro pool chamado Remoto-1 para seus clien…
  •  boa tarde, certamente vai ser problemas com NAT para está dando radius timeout!

    • nat?

      • qual seu cenario? usa um mikrotik pra fazer nat e outro para concentrador pppoe?

        • ainda não. estou usando o mesmo pro NAT e pppoe

          • é pra tar funcionado normalmente. a sua rede ja é na fibra com olt?

            • sim, fibra.

              tudo certo, a rede funciona perfeitamente. o problema é quando há uma queda de energia e desconecta muitos clientes ao mesmo tempo.  Eles demoram uma eternidade pra conectar de novo.

              • OBS: quando eu não usava o mkauth, e tinha os users PPPOE criados no mikrotik mesmo, isso não acontecia.

  • Atualizando: Acabou de cair a energia aqui, tem uns 10 minutos, e ainda não conectaram todos os clientes. Não da RADIUS TIMEOUT como eu tinha dito, só falha na autenticação mesmo.

    10167753101?profile=RESIZE_710x


    • amigo vc ja fez os passo da primeira resposta?

       

       

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