Boa tarde.
Vi muitos tópicos aqui no forum sobre o assunto, mas em nenhum cheguei a uma conclusão, ou melhor, a uma resolução do meu problema.
Cenário:
Concentrador PPPOE= CCR1036 versão 6.48 (aproximadamente 900 clientes)
MK-AUTH 21.06 :: L4.9
Máquina do MKAUTH boa, 8GB RAM, SSD.
Aí vem o problema: a ENERGIA em minha cidade. Oscila MUITO e tem muitas quedas e piscadas.
Meus servidores (mk auth e mikrotik) tem nobreak senoidal, baterias grandes, e tenho gerador. (NUNCA DESLIGAM)
O problema são os clientes, que após uma queda de energia, alguns demoram até 15minutos para conectar novamente o PPPOE, com mensagem de radius timeout no log. Isso tem se tornado um problema muito grande pra mim. O cliente não aguarda, fica reiniciando várias vezes, reseta o equipamento, etc..
Desde já fico muito agradecido com qualquer contribuição.
Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.
Respostas
com certeza..
e o problema continua. ALGUÉM ???
Bom dia prezado(a),
Se já conferiu os pontos descritos no primeiro comentário, Confira também se o horário do Mikrotik está correto e sincronizado com o do sistema.
Qualquer dúvida, estamos à disposição.
Atenciosamente,
Equipe MK-AUTH
primeiro coloca um nobreak ai
segundo vc vai no mkatuh e repara os clientes. acontece isso pq desligou o mkauth derrepente
ou vc tem os secrets ai so ativar
Boa noite, Andrei!
Aqui também acontece o mesmo, o interessante é que o pessoal conectado no radio (ubiquiti) já é re-conecta na hora, já o pessoal da fibra (datacom) é quem demora mais de 5 minutos para re-conectar, como o mesmo erro seu ai, somente nos cliente que tem mais qualidade de ping.
Se aguém puder compartilhar uma dica, vai nos ajudar!
Hoje eu alterei o timout do arp-list das vlans na fibra para ver se acontece uma melhora.
Atenciosamente.
Leandro Oliveira boa tarde meu amigo
me diz uma coisa, conseguiu acelerar o processo de autenticação ?
Boa tarde,
Estou com um caso semelhante, já segui o procedimento descrito aqui e nada. testei em máquinas fora da rede, máquina local conectada direto no concentrador e nada. não tem firewall afetando a comunicação. já dexei sem firewall pra ver. achei que fosse o disco, troquei para ssd específico para datacenter. enfim. já migrei 4 clientes meus para sgp.
detalhe, agora a pouco, estava com o mesmo problema em outro cliente, atualizei para última versão onde tem melhorias no app armor. os clientes que estavam dando falha de autenticação subiram na hora. salvo engano esse aplicativo tem relação com segurança, só não sei como ele opera. será que foi finalmente resolvido?
Será que dá pra desativar o app armor pra fazer um teste?