Boa tarde.
Vi muitos tópicos aqui no forum sobre o assunto, mas em nenhum cheguei a uma conclusão, ou melhor, a uma resolução do meu problema.
Cenário:
Concentrador PPPOE= CCR1036 versão 6.48 (aproximadamente 900 clientes)
MK-AUTH 21.06 :: L4.9
Máquina do MKAUTH boa, 8GB RAM, SSD.
Aí vem o problema: a ENERGIA em minha cidade. Oscila MUITO e tem muitas quedas e piscadas.
Meus servidores (mk auth e mikrotik) tem nobreak senoidal, baterias grandes, e tenho gerador. (NUNCA DESLIGAM)
O problema são os clientes, que após uma queda de energia, alguns demoram até 15minutos para conectar novamente o PPPOE, com mensagem de radius timeout no log. Isso tem se tornado um problema muito grande pra mim. O cliente não aguarda, fica reiniciando várias vezes, reseta o equipamento, etc..
Desde já fico muito agradecido com qualquer contribuição.
Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.
Respostas
com certeza..
e o problema continua. ALGUÉM ???
Bom dia prezado(a),
Se já conferiu os pontos descritos no primeiro comentário, Confira também se o horário do Mikrotik está correto e sincronizado com o do sistema.
Qualquer dúvida, estamos à disposição.
Atenciosamente,
Equipe MK-AUTH
primeiro coloca um nobreak ai
segundo vc vai no mkatuh e repara os clientes. acontece isso pq desligou o mkauth derrepente
ou vc tem os secrets ai so ativar
Boa noite, Andrei!
Aqui também acontece o mesmo, o interessante é que o pessoal conectado no radio (ubiquiti) já é re-conecta na hora, já o pessoal da fibra (datacom) é quem demora mais de 5 minutos para re-conectar, como o mesmo erro seu ai, somente nos cliente que tem mais qualidade de ping.
Se aguém puder compartilhar uma dica, vai nos ajudar!
Hoje eu alterei o timout do arp-list das vlans na fibra para ver se acontece uma melhora.
Atenciosamente.