Pedro resolve urgente esta bronca, o MK aut atualizou para 4.90 e lascou tudo parou o provedor não tá autenticando o Radius, resolve urgente ou disponibiliza uma versão antiga pra resolver to com o provedor parado o suporte está endoidando é urgente.

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Respostas

  • amigo a versao 4.90 está funcionando 100%

    mas si vc quiser voltar pra outra versao 

    e so da o comando via ssh  mkdown 489

  • aqui so resolvi, quando formatei e instalei a 4.90 do zero e voltei o backup, isso em 2 cliente que faço manutencao

  • fala para o Rodrigo para o servidor radius e usar o comando freeradius -X para ver se aparece algum erro e abaixo possiveis erro com algumas soluções:

    - Porta do radius accounting no mikrotik não é a padrão 1813 e a authenticate não é 1812:
    troque as portas para o padrão correto, ou seja 1812 e 1813.

    - Tempo do interim update no mikrotik maior do que 3 minutos podem fazer o sistema desconectar clientes:
    configure o tempo de interim como 00:03:00 e teste novamente.

    - Marcar a opção night sem querer no cadastro do cliente, assim o sistema irar desativar o mesmo alguma hora:
    desmarque o item night no cadastro do cliente.

    - Senha errada, as vezes o navegador troca a senha do cliente ao alterar algum dado do mesmo no webadmin:
    teste com outro navegador e em opções coloque o item case sensitive como não e teste novamente.

    - Tipo de conexão errado (hotspot e pppoe) no cadastro do cliente no webadmin:
    configure o tipo de conexão correto no cadastro do cliente.

    - IP que o cliente usa no momento não é o mesmo ip gravado no sistema:
    remova o ip que estiver salvo no cadastro do cliente depois repare o mesmo e teste novamente.

    - MAC que o cliente usa esta errado, não é o mesmo gravado no sistema:
    remova o mac que estiver salvo no cadastro do cliente e teste novamente.

    - Ramal que esta definido para o cliente não é o correto ou o ramal esta com ip errado:
    crie um ramal com o ip 0.0.0.0/0.0.0.0 e no cadastro do cliente coloque o ramal todos e teste novamente.

    - Ver pagina de detalhes do cliente na parte de log de conexões invalidas o que aparece nos logs:
    se nao aparecer nada é pq é falha de comunicação entre mk-auth e mikrotik, reveja suas configurações de rede.

    - MikroTik não esta cadastrado no mk-auth, o ip secrect estão errados no webadmin:
    crie um ramal com o ip 0.0.0.0/0.0.0.0 e depois repare o cadastros do cliente.

    - falha de comunicação do mk-auth com seu mikrotik:
    com um ping de um para o outro vc observa por alguns instantes se responde corretamente, se não reveja sua rede.


  • Pedro,

    Ja fiz todos os testes...

    Ontem a tarde, caiu a energia e o mk-auth rebootou...

    Quando o server voltou, estava com a 4.90 só que a versao anterior era a 4.85.

    Após isso, o radius falha o tempo todo.

    Ja restartei o freeradius, usei o freeradius -X, mas nao consegui deetectar o problema.

    Sao 8 concentradores. Uma rb principal e a s outras roteadas. Hotspot em 4 e o resto pppoe.

    O radius consegue até autenticar um ou outro cliente, em pppoe, mas em hotspot nenhum...

    Entra on ai no msn: mikrotikfull@gmail.com vei...


    Pedro Filho disse:

    fala para o Rodrigo para o servidor radius e usar o comando freeradius -X para ver se aparece algum erro e abaixo possiveis erro com algumas soluções:

    - Porta do radius accounting no mikrotik não é a padrão 1813 e a authenticate não é 1812:
    troque as portas para o padrão correto, ou seja 1812 e 1813.

    - Tempo do interim update no mikrotik maior do que 3 minutos podem fazer o sistema desconectar clientes:
    configure o tempo de interim como 00:03:00 e teste novamente.

    - Marcar a opção night sem querer no cadastro do cliente, assim o sistema irar desativar o mesmo alguma hora:
    desmarque o item night no cadastro do cliente.

    - Senha errada, as vezes o navegador troca a senha do cliente ao alterar algum dado do mesmo no webadmin:
    teste com outro navegador e em opções coloque o item case sensitive como não e teste novamente.

    - Tipo de conexão errado (hotspot e pppoe) no cadastro do cliente no webadmin:
    configure o tipo de conexão correto no cadastro do cliente.

    - IP que o cliente usa no momento não é o mesmo ip gravado no sistema:
    remova o ip que estiver salvo no cadastro do cliente depois repare o mesmo e teste novamente.

    - MAC que o cliente usa esta errado, não é o mesmo gravado no sistema:
    remova o mac que estiver salvo no cadastro do cliente e teste novamente.

    - Ramal que esta definido para o cliente não é o correto ou o ramal esta com ip errado:
    crie um ramal com o ip 0.0.0.0/0.0.0.0 e no cadastro do cliente coloque o ramal todos e teste novamente.

    - Ver pagina de detalhes do cliente na parte de log de conexões invalidas o que aparece nos logs:
    se nao aparecer nada é pq é falha de comunicação entre mk-auth e mikrotik, reveja suas configurações de rede.

    - MikroTik não esta cadastrado no mk-auth, o ip secrect estão errados no webadmin:
    crie um ramal com o ip 0.0.0.0/0.0.0.0 e depois repare o cadastros do cliente.

    - falha de comunicação do mk-auth com seu mikrotik:
    com um ping de um para o outro vc observa por alguns instantes se responde corretamente, se não reveja sua rede.


  • formata e coloca a 4.90 e volta um backup e ve se nao resolve, aconteceu isso com 2 mk-auth que fiz a atualização neste 2 dias

    Rodrigo Meireles disse:

    Pedro,

    Ja fiz todos os testes...

    Ontem a tarde, caiu a energia e o mk-auth rebootou...

    Quando o server voltou, estava com a 4.90 só que a versao anterior era a 4.85.

    Após isso, o radius falha o tempo todo.

    Ja restartei o freeradius, usei o freeradius -X, mas nao consegui deetectar o problema.

    Sao 8 concentradores. Uma rb principal e a s outras roteadas. Hotspot em 4 e o resto pppoe.

    O radius consegue até autenticar um ou outro cliente, em pppoe, mas em hotspot nenhum...

    Entra on ai no msn: mikrotikfull@gmail.com vei...


    Pedro Filho disse:

    fala para o Rodrigo para o servidor radius e usar o comando freeradius -X para ver se aparece algum erro e abaixo possiveis erro com algumas soluções:

    - Porta do radius accounting no mikrotik não é a padrão 1813 e a authenticate não é 1812:
    troque as portas para o padrão correto, ou seja 1812 e 1813.

    - Tempo do interim update no mikrotik maior do que 3 minutos podem fazer o sistema desconectar clientes:
    configure o tempo de interim como 00:03:00 e teste novamente.

    - Marcar a opção night sem querer no cadastro do cliente, assim o sistema irar desativar o mesmo alguma hora:
    desmarque o item night no cadastro do cliente.

    - Senha errada, as vezes o navegador troca a senha do cliente ao alterar algum dado do mesmo no webadmin:
    teste com outro navegador e em opções coloque o item case sensitive como não e teste novamente.

    - Tipo de conexão errado (hotspot e pppoe) no cadastro do cliente no webadmin:
    configure o tipo de conexão correto no cadastro do cliente.

    - IP que o cliente usa no momento não é o mesmo ip gravado no sistema:
    remova o ip que estiver salvo no cadastro do cliente depois repare o mesmo e teste novamente.

    - MAC que o cliente usa esta errado, não é o mesmo gravado no sistema:
    remova o mac que estiver salvo no cadastro do cliente e teste novamente.

    - Ramal que esta definido para o cliente não é o correto ou o ramal esta com ip errado:
    crie um ramal com o ip 0.0.0.0/0.0.0.0 e no cadastro do cliente coloque o ramal todos e teste novamente.

    - Ver pagina de detalhes do cliente na parte de log de conexões invalidas o que aparece nos logs:
    se nao aparecer nada é pq é falha de comunicação entre mk-auth e mikrotik, reveja suas configurações de rede.

    - MikroTik não esta cadastrado no mk-auth, o ip secrect estão errados no webadmin:
    crie um ramal com o ip 0.0.0.0/0.0.0.0 e depois repare o cadastros do cliente.

    - falha de comunicação do mk-auth com seu mikrotik:
    com um ping de um para o outro vc observa por alguns instantes se responde corretamente, se não reveja sua rede.


  • Pedro,

    Todos os clientes estao com o ramal "todos".

    Estava funcionando assim desde a versao 4.85 de forma normal.

    Ja fiz todos os testes e mesmo assim alguns logam em alguns concentradores e outros nao...

    Nao tem ip setado no cadastro do clientes...

    Me add no msn urgente pra conversar contigo...

    mikrotikfull@gmail.com ou manda um email pra mikrotikfull@gmail.com

  • Pedro,

    Ao verificar o log do freeradius aparece o seguinte:

    Ignoring request to authentication address * port 1812 from unknown client 200.x.x.x.x port 45270

    Por favor me contacta urgeente...

  • Estou com o mesmo problema, já vi e revi tudo. o mikrotik esta com secret correto,

    msg de erro no mikrotik:

    21:23:56 hotspot,info,debug conecta (50.6.255.100): trying to log in by http-chap
    21:23:59 hotspot,info,debug conecta (50.6.255.100): login failed: RADIUS server is not responding

    conferindo o arquivo de log do freeradiu encontrei:


    cat /var/log/freeradius/radius.log
    ...
    Tue Jul  2 21:22:02 2013 : Info: Exiting normally.
    Tue Jul  2 21:22:21 2013 : Info: Loaded virtual server <default>
    Tue Jul  2 21:22:21 2013 : Info: Ready to process requests.
    Tue Jul  2 21:23:57 2013 : Error: Ignoring request to authentication address * port 1812 from unknown client 192.168.100.1 port 37973
    Tue Jul  2 21:23:58 2013 : Error: Ignoring request to authentication address * port 1812 from unknown client 192.168.100.1 port 37973
    Tue Jul  2 21:23:59 2013 : Error: Ignoring request to authentication address * port 1812 from unknown client 192.168.100.1 port 37973
    Tue Jul  2 21:24:22 2013 : Error: Ignoring request to authentication address * port 1812 from unknown client 192.168.100.1 port 59816
    Tue Jul  2 21:24:23 2013 : Error: Ignoring request to authentication address * port 1812 from unknown client 192.168.100.1 port 59816

  • Cara eu fiz um mkdown 494 e resolveu meu problema!

    quando tentei atualizar novamente para 497 que bugou.

  • ja ia atualizar, vou acompanhar para ver....

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