Utilização do Fórum


Tenho comigo que o fórum deve servir a dois propósitos principais que são ajudar e ser ajudado, ainda que para que isso funcione quem quer ajuda precise descrever sua dificuldade para que quem for oferecer ajuda tenha condições de fazê-la, sem isso a ajuda não vem ou quando vêm tem um alto custo para os dois lados.

Sendo assim, qualquer pedido do tipo 'quem quiser tal coisa me adiciona ao msn, ou me liga' não serve aos interesses do fórum que é um local para ajuda aberta, pergunta quem precisa ou tem coragem já li aqui, responde quem quer ou da mesma forma tem coragem.

Se você tiver uma receitinha de bolo e quiser compartilhar, faça um tutorial e publique na internet, tendo a certeza que muitos a utilizarão e muitas perguntas serão feitas a você, como ninguém sabe tudo o fórum acaba sendo a melhor ferramenta pois uns aprendem com as experiências dos outros de forma camarada e cortez (salvo raras excessões)

Agradeço ao Pedro Filho por criar este fórum e por trabalhar num sistema como é o MK-AUTH, simples e gratuito, seria uma piada dizer que R$ 50,00 é um pagamento por tudo que ele oferece, se precisar de mim algum dia saiba que pode contar assim como nos ajuda com seu sistema.

Agradeço aos bons amigos que tenho feito aqui também e que sabem ser gentis e cooperativos entre si de maneira desinteressada e compromissada o que é coisa rara, é isso que eu sempre procuro nos fóruns que participo e tenho a certeza que é o que muitos outros também buscam.

Esta é pra todos que precisem de ajuda e pretendam utilizar o fórum pra isso, eis aqui algumas dicas básicas de como fazê-lo para obter êxito:

0 - Antes de perguntar, sempre faça uma busca, não dói nada e o único risco que corre é de que alguém já tenha respondido a mesma dúvida sua. 
Nesta pesquisa utilize palavras que normalmente fariam parte da sua pergunta

1 - Seja claro nas explicações sobre o ocorrido e detalhe o máximo que puder (escreva com calma, evite abreviações e girias, seja conciso sempre que possível).

2 - Informe o que estiver rodando no servidor e adjacentes, também a versão e (build), além é claro de informações relativas a modo de operação e conexão entre os mesmos.

3 - Forneça informações específicas sobre como e quando o problema ocorre, teste várias vezes.

4 - Não tenha medo de dizer se não se sente a vontade com sistemas linux/mk isso ajuda quem for responder a lhe passar informações mais, ou menos detalhadas de acordo com seu nível de conhecimento.

5 - Dê exemplos do erro/problema sempre que possível, teste tanto quanto for possível.

6 - Aprenda a usar os logs do sistema e identificar os problemas com isso, copie o erro e cole no google, pensa um cara que sabe muito e pode te ajudar 24h por dia.  google.com
Código:
tail -f /var/log/messages
tail -f /var/log/syslog
tail -f /var/log/tantosoutroslogs.log

7 - Se for pertinente forneça os logs a quem for te ajudar, deixe o acesso para último caso e somente a alguém de confiança (como o autor).

8 - Informe sobre as conexões físicas do servidor em relação a links e clientes, quantas placas de rede utiliza, onde esta conectado o servidor de cache e quais regras do firewall/redirecionamento você utiliza. (se o problema for cache, tenha certeza que o micro é mais que suficiente)

9 - E por último mas não menos importante, tenha a certeza de que estamos aqui pra te ajudar então nos ajude a fazer isso.

Farei adições ou correções neste texto se necessário.

Grande abraço


Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.

Join MK-AUTH

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • E isso ai meu amigo luciano e por ai,faço suas minhas palavras tb.vlw
  • Concordo com tigo
    Mas nen todo mundo tem seus conhecimento.
  • Olegario,

    O fórum tae pra ajudar, nós também.
  • concordo em partes pq tem coisas que realmente as pessoas precisam bastante de ajuda e que em cada provedor é uma configuração diferente mais tb tem outras que é inadmissível responder, tipo o cara perguntar como acerto a hora do sistema ? poxa tem tantos topicos sobre pq a pessoa não pesquisa antes de perguntar, isso é de deixar qualquer um com raiva ....
  • a gente ta virando controle remoto!kkkkkkkk
This reply was deleted.