Postado por Heverton Pablo em 22 de Setembro de 2010 às 1:24pm
Fala pedrão estou resolvendo aquela questão do meu sistema, mas também tenho uma sugestão ai para o sistema que é vc criar uma opção de gerar carta de cobrança para os clientes inadiplentes, assim podemos gerar já um modelo com os dados dos clientes já certos para enviar
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aproveitando aqui o topico do amigo, notei Pedro (corrija se estiver errado!) que quando cadastramos um novo cliente, o mk-both adiciona uma reserva para o mesmo no servidor dhcp, mas quando apagamos o mesmo, a reserva ainda fica lá! Será que não seria melhor da mesma forma que ele adiciona a reserva deletar a mesma automaticamente!??? valews Pedro!!!
Elaboração de carta de cobrança
Em épocas das taxas de inadimplência a correta utilização dos instrumentos de cobrança se torna uma necessidade. Além das já tradicionais cobranças por telefone, cada vez mais empresas adotam também o envio de cobranças pelo correio.
Muitas empresas enviam suas cobranças pela modalidade de carta registrada com aviso de recebimento, o que apesar de representar um custo financeiro a mais, tem a garantia da comprovação de sua entrega ao mesmo tempo em que constitui o devedor em mora, ou seja, dá inicio à contagem do prazo para aplicação dos juros legais incidentes sobre o débito em atraso.
Não obstante esta garantia, a de constituir o devedor em mora, a empresa deverá adotar certos cuidados na elaboração do referido documento de cobrança, o qual chamaremos simplesmente de carta de cobrança.
De acordo com os artigos 42 e 71 do Código de Defesa do Consumidor (Lei n. 8078/90), na comunicação da empresa com seus devedores, em especial quando se tratar de consumidor inadimplente é necessário evitar expô-lo ao ridículo, constrangimento ou mesmo utilizar-se de ameaças como técnica de cobrança das dividas não quitadas. Este cuidado deve ser redobrado quando se tratar de comunicação escrita.
Para ajudar os empresários na elaboração dessa peça, sugerimos o seguinte conteúdo:
(Local e data)
Ao Sr(a)........................ (nome do consumidor inadimplente)
......................................(endereço completo)
Prezado(a) Senhor(a)
Vimos pela presente informar a V.sa. que se encontra em aberto, junto à nossa empresa, um débito não quitado representado por .........(estabelecer o tipo de título de crédito, por exemplo cheque n. ..., ou duplicata n.) ........... no valor de R$ ............ (valor por extenso), referente à...................(informar o tipo de operação que resultou na emissão do título de crédito, como por exemplo: vendas de mercadorias, prestação de serviços), cujo vencimento se deu em ......../................/..................
Tendo em vista que até o presente momento não acusamos o recebimento de referida prestação, solicitamos a V.sa. a quitação desta ou seu comparecimento em nosso estabelecimento a fim de regularizar tal pendência no prazo máximo de ............ dias.
Informamos ainda que a não regularização de referida pendência no prazo acima estabelecido ensejará a tomada das seguintes providências legais:
- encaminhamento de vosso nome ao serviço de proteção ao crédito;
- protesto do título;
- propositura da competente ação judicial para o recebimento do valor principal, acrescido de juros legais, mora além dos honorários advocatícios, fixados neste ato em 20% do valor da causa.
Desta forma, a fim de evitar-se tal situação, reiteramos o pedido no sentido promover a quitação da referida dívida ou então o seu comparecimento em nosso estabelecimento no prazo máximo de .... dias a fim de resolvermos tal pendência.
Informamos ainda que V. Sa. encontra-se constituído em mora para todos os efeitos legais a partir do recebimento da presente notificação, conforme os termos do artigo 397 da Lei 10.406/02.
Solicitamos a V.sa. desconsiderar a presente caso o referido débito já tenha sido quitado.
Elaboração de carta de cobrança
Em épocas das taxas de inadimplência a correta utilização dos instrumentos de cobrança se torna uma necessidade. Além das já tradicionais cobranças por telefone, cada vez mais empresas adotam também o envio de cobranças pelo correio.
Muitas empresas enviam suas cobranças pela modalidade de carta registrada com aviso de recebimento, o que apesar de representar um custo financeiro a mais, tem a garantia da comprovação de sua entrega ao mesmo tempo em que constitui o devedor em mora, ou seja, dá inicio à contagem do prazo para aplicação dos juros legais incidentes sobre o débito em atraso.
Não obstante esta garantia, a de constituir o devedor em mora, a empresa deverá adotar certos cuidados na elaboração do referido documento de cobrança, o qual chamaremos simplesmente de carta de cobrança.
De acordo com os artigos 42 e 71 do Código de Defesa do Consumidor (Lei n. 8078/90), na comunicação da empresa com seus devedores, em especial quando se tratar de consumidor inadimplente é necessário evitar expô-lo ao ridículo, constrangimento ou mesmo utilizar-se de ameaças como técnica de cobrança das dividas não quitadas. Este cuidado deve ser redobrado quando se tratar de comunicação escrita.
Para ajudar os empresários na elaboração dessa peça, sugerimos o seguinte conteúdo:
(Local e data)
Ao Sr(a)........................ (nome do consumidor inadimplente)
......................................(endereço completo)
Prezado(a) Senhor(a)
Vimos pela presente informar a V.sa. que se encontra em aberto, junto à nossa empresa, um débito não quitado representado por .........(estabelecer o tipo de título de crédito, por exemplo cheque n. ..., ou duplicata n.) ........... no valor de R$ ............ (valor por extenso), referente à...................(informar o tipo de operação que resultou na emissão do título de crédito, como por exemplo: vendas de mercadorias, prestação de serviços), cujo vencimento se deu em ......../................/..................
Tendo em vista que até o presente momento não acusamos o recebimento de referida prestação, solicitamos a V.sa. a quitação desta ou seu comparecimento em nosso estabelecimento a fim de regularizar tal pendência no prazo máximo de ............ dias.
Informamos ainda que a não regularização de referida pendência no prazo acima estabelecido ensejará a tomada das seguintes providências legais:
- encaminhamento de vosso nome ao serviço de proteção ao crédito;
- protesto do título;
- propositura da competente ação judicial para o recebimento do valor principal, acrescido de juros legais, mora além dos honorários advocatícios, fixados neste ato em 20% do valor da causa.
Desta forma, a fim de evitar-se tal situação, reiteramos o pedido no sentido promover a quitação da referida dívida ou então o seu comparecimento em nosso estabelecimento no prazo máximo de .... dias a fim de resolvermos tal pendência.
Informamos ainda que V. Sa. encontra-se constituído em mora para todos os efeitos legais a partir do recebimento da presente notificação, conforme os termos do artigo 397 da Lei 10.406/02.
Solicitamos a V.sa. desconsiderar a presente caso o referido débito já tenha sido quitado.
eu tenho umas mas simpis e mas direta mas com tudo respaudado na lei
Wilker Paz disse:
Muito boa sua contribuição...
Att,
Wilker Paz.
luiz henrique de souza gomes disse:
Eu uso aqui esse modelo, esse é muito parecido...
Elaboração de carta de cobrança Em épocas das taxas de inadimplência a correta utilização dos instrumentos de cobrança se torna uma necessidade. Além das já tradicionais cobranças por telefone, cada vez mais empresas adotam também o envio de cobranças pelo correio.
Muitas empresas enviam suas cobranças pela modalidade de carta registrada com aviso de recebimento, o que apesar de representar um custo financeiro a mais, tem a garantia da comprovação de sua entrega ao mesmo tempo em que constitui o devedor em mora, ou seja, dá inicio à contagem do prazo para aplicação dos juros legais incidentes sobre o débito em atraso.
Não obstante esta garantia, a de constituir o devedor em mora, a empresa deverá adotar certos cuidados na elaboração do referido documento de cobrança, o qual chamaremos simplesmente de carta de cobrança.
De acordo com os artigos 42 e 71 do Código de Defesa do Consumidor (Lei n. 8078/90), na comunicação da empresa com seus devedores, em especial quando se tratar de consumidor inadimplente é necessário evitar expô-lo ao ridículo, constrangimento ou mesmo utilizar-se de ameaças como técnica de cobrança das dividas não quitadas. Este cuidado deve ser redobrado quando se tratar de comunicação escrita.
Para ajudar os empresários na elaboração dessa peça, sugerimos o seguinte conteúdo:
(Local e data)
Ao Sr(a)........................ (nome do consumidor inadimplente)
......................................(endereço completo)
Prezado(a) Senhor(a)
Vimos pela presente informar a V.sa. que se encontra em aberto, junto à nossa empresa, um débito não quitado representado por .........(estabelecer o tipo de título de crédito, por exemplo cheque n. ..., ou duplicata n.) ........... no valor de R$ ............ (valor por extenso), referente à...................(informar o tipo de operação que resultou na emissão do título de crédito, como por exemplo: vendas de mercadorias, prestação de serviços), cujo vencimento se deu em ......../................/..................
Tendo em vista que até o presente momento não acusamos o recebimento de referida prestação, solicitamos a V.sa. a quitação desta ou seu comparecimento em nosso estabelecimento a fim de regularizar tal pendência no prazo máximo de ............ dias.
Informamos ainda que a não regularização de referida pendência no prazo acima estabelecido ensejará a tomada das seguintes providências legais:
- encaminhamento de vosso nome ao serviço de proteção ao crédito;
- protesto do título;
- propositura da competente ação judicial para o recebimento do valor principal, acrescido de juros legais, mora além dos honorários advocatícios, fixados neste ato em 20% do valor da causa.
Desta forma, a fim de evitar-se tal situação, reiteramos o pedido no sentido promover a quitação da referida dívida ou então o seu comparecimento em nosso estabelecimento no prazo máximo de .... dias a fim de resolvermos tal pendência.
Informamos ainda que V. Sa. encontra-se constituído em mora para todos os efeitos legais a partir do recebimento da presente notificação, conforme os termos do artigo 397 da Lei 10.406/02.
Solicitamos a V.sa. desconsiderar a presente caso o referido débito já tenha sido quitado.
Respostas
se vc quizer posso te mandar
Pedro Filho disse:
Elaboração de carta de cobrança
Em épocas das taxas de inadimplência a correta utilização dos instrumentos de cobrança se torna uma necessidade. Além das já tradicionais cobranças por telefone, cada vez mais empresas adotam também o envio de cobranças pelo correio.
Muitas empresas enviam suas cobranças pela modalidade de carta registrada com aviso de recebimento, o que apesar de representar um custo financeiro a mais, tem a garantia da comprovação de sua entrega ao mesmo tempo em que constitui o devedor em mora, ou seja, dá inicio à contagem do prazo para aplicação dos juros legais incidentes sobre o débito em atraso.
Não obstante esta garantia, a de constituir o devedor em mora, a empresa deverá adotar certos cuidados na elaboração do referido documento de cobrança, o qual chamaremos simplesmente de carta de cobrança.
De acordo com os artigos 42 e 71 do Código de Defesa do Consumidor (Lei n. 8078/90), na comunicação da empresa com seus devedores, em especial quando se tratar de consumidor inadimplente é necessário evitar expô-lo ao ridículo, constrangimento ou mesmo utilizar-se de ameaças como técnica de cobrança das dividas não quitadas. Este cuidado deve ser redobrado quando se tratar de comunicação escrita.
Para ajudar os empresários na elaboração dessa peça, sugerimos o seguinte conteúdo:
(Local e data)
Ao Sr(a)........................ (nome do consumidor inadimplente)
......................................(endereço completo)
Prezado(a) Senhor(a)
Vimos pela presente informar a V.sa. que se encontra em aberto, junto à nossa empresa, um débito não quitado representado por .........(estabelecer o tipo de título de crédito, por exemplo cheque n. ..., ou duplicata n.) ........... no valor de R$ ............ (valor por extenso), referente à...................(informar o tipo de operação que resultou na emissão do título de crédito, como por exemplo: vendas de mercadorias, prestação de serviços), cujo vencimento se deu em ......../................/..................
Tendo em vista que até o presente momento não acusamos o recebimento de referida prestação, solicitamos a V.sa. a quitação desta ou seu comparecimento em nosso estabelecimento a fim de regularizar tal pendência no prazo máximo de ............ dias.
Informamos ainda que a não regularização de referida pendência no prazo acima estabelecido ensejará a tomada das seguintes providências legais:
- encaminhamento de vosso nome ao serviço de proteção ao crédito;
- protesto do título;
- propositura da competente ação judicial para o recebimento do valor principal, acrescido de juros legais, mora além dos honorários advocatícios, fixados neste ato em 20% do valor da causa.
Desta forma, a fim de evitar-se tal situação, reiteramos o pedido no sentido promover a quitação da referida dívida ou então o seu comparecimento em nosso estabelecimento no prazo máximo de .... dias a fim de resolvermos tal pendência.
Informamos ainda que V. Sa. encontra-se constituído em mora para todos os efeitos legais a partir do recebimento da presente notificação, conforme os termos do artigo 397 da Lei 10.406/02.
Solicitamos a V.sa. desconsiderar a presente caso o referido débito já tenha sido quitado.
Respeitosamente,
_________________
NOME DA EMPRESA
Boris Hermanson
Consultor Sebrae-SP
Outubro/2008
Att,
Wilker Paz.
luiz henrique de souza gomes disse:
Wilker Paz disse: