Pedro

Fiz um curso recentemente, onde vi a parte de controle e garantia de banda no MK.
Utilizo o mk-auth ha algum tempo e tenho sentido falta de uma melhor performance no controle de banda.
E como o link dedicado esta caro e temos de aumentar a garantia, segundo Anatel, e vejo como urgência que seja implementado para que possamos otimizar a utilização do link.
Segue abaixo imagem de exemplo, onde no simple queues, separamos os clientes empresariais dos residenciais, bem como declaramos quanto de link temos, garantia de banda, etc... (no exemplo 10M).
Reforçando a necessidade e urgência, pois precisamos otimizar os custos e por não ter nenhum programa no mercado que conheça, que faça isto automaticamente.

Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.

Join MK-AUTH

Votos 0
Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • https://www.youtube.com/watch?v=HpIiMF-wrEI

    SACA O SCRIPTS DO Queues mikrotik ..

  • Isso Pedro. pedi esse recurso faz um tempo atrás mas vc esbarrou nessa questão do Radius. Isso ai é uma mão na roda e realmente melhora a performance de entrega do link. Principalmente quando vc atende cliente ultima milha e cliente empresarial, que tem q ter uma garantia de banda maior.

    Pedro Filho disse:

    Caio explica muito bem as coisas, agora entendi que é para colocar o controle dos profiles, é o parametro MikroTik-Group que o Emanual e o Cordeiro tanto pedem, irei colocar esses dias então...

    http://mk-auth.com.br/forum/topics/par-metro-mikrotik-group-importa...

    http://mk-auth.com.br/forum/topics/pedidos-de-natal-para-o-mk-auth



    Robert Nunes Mattos disse:

    Veja aqui para você ter uma ideia.

    https://www.youtube.com/watch?v=Wplzhh7KHzY

  • entendo...

    Vamos aguardar uma solução para ambos os casos, se não cair no esquecimento!

    Nielson Padilha disse:

    Mais para o login pppoe do cliente vir com Limit At (Opção Garantia no cadastro de cada plano) é necessário logar na RB, pelo mk auth mesmo preenchido esse campo no cadastro do plano sempre vem como Unlimited e acaba por não funcionar dessa forma.

    Até abri um tópico pedindo para o Pedro da uma checada e verificar se pode ajustar isso.

    Ibrahim Raphael disse:

    ola amigo, boa noite!

    a outra opcao de nosso colega nao seria melhor?

    esse q tu mencionou achei um pouco complicado, pois envolve a questao da utilizacao do cliente caso ele fale que nao usou.

    Nielson Padilha disse:

    Problema de autenticar na rb é que mk auth não recebe as informações de uso do cliente. Pedro teria como verificar isso do Campo Garantia nos planos?

  • Mais para o login pppoe do cliente vir com Limit At (Opção Garantia no cadastro de cada plano) é necessário logar na RB, pelo mk auth mesmo preenchido esse campo no cadastro do plano sempre vem como Unlimited e acaba por não funcionar dessa forma.

    Até abri um tópico pedindo para o Pedro da uma checada e verificar se pode ajustar isso.

    Ibrahim Raphael disse:

    ola amigo, boa noite!

    a outra opcao de nosso colega nao seria melhor?

    esse q tu mencionou achei um pouco complicado, pois envolve a questao da utilizacao do cliente caso ele fale que nao usou.

    Nielson Padilha disse:

    Problema de autenticar na rb é que mk auth não recebe as informações de uso do cliente. Pedro teria como verificar isso do Campo Garantia nos planos?

  • ola amigo, boa noite!

    a outra opcao de nosso colega nao seria melhor?

    esse q tu mencionou achei um pouco complicado, pois envolve a questao da utilizacao do cliente caso ele fale que nao usou.

    Nielson Padilha disse:

    Problema de autenticar na rb é que mk auth não recebe as informações de uso do cliente. Pedro teria como verificar isso do Campo Garantia nos planos?

  • Problema de autenticar na rb é que mk auth não recebe as informações de uso do cliente. Pedro teria como verificar isso do Campo Garantia nos planos?

  • Consegui implementar as regras como Caio Febine ensinou, porém tive dificuldade do mk auth logar o cliente com informação do campo Garantia no simple queue.. Ele continua autenticando com Unlimited. Pra resolver isso exportei os clientes do mk auth e importei na rb e por lá vai certinho.

  • obrigado pela ajuda jonas, irei testar tudo amigo...

    jonas oliveira da silva disse:

    Boa noite a todos, já li sobre esse assunto  "Garantia de Banda" em vários tópicos aqui no fórum, e em outros fóruns e pelo visto essa discussão vai longe!

    Vou relatar o que sei sobre esse assunto, e peço que se tem alguém aqui que me prove o contrario do meu relato, por favor não se acanhe! fique a vontade para discutirmos.

    Primeiramente isso não é feito por parâmetro radius "Mikrotik-Group", o que muita gente afirma que é por rádius que envia para o mikrotik etc...  

    O "Mikrotik-Group" funciona para hotspot e não no pppoe,

    onde cada cliente cai dentro de uma fila simples pertencente uma fila pai (HTB),

    outros dizem que o rádius envia um parâmetro "parent" para o mikrotik e depois acontece a mágica, filas HTB e etc...

    Pessoal isso tudo é mito, Garantia de Banda, filas HTB pode ser feita de várias formas vou dar alguns exemplos que encontrei sem muitos detalhes, algumas eu mesmo já testei.

    1 - A mais comum  é informando na CPE do cliente o SERVICE onde cada cliente irá cair dentro de uma fila HTB, VEJA AQUI dessa forma eu já testei e funciona e nada impede que o mk-auth faça esse tipo de aplicação com algumas observações que vou relatar mais a frente, porem dessa forma requer muito trabalho manual e fica inviável para quem tem uma rede com muitos assinantes ter que fazer isso nas CPEs de cada cliente.

    2 - Outra forma é por scripts mikrotik alterando as filas "queues" dinâmicas, setando cada parente, mais isso só funciona até a versão 6.30 do mikrotik com base em VEJA AQUI

    3 - Outra forma é HTB com árvore  "queue tree" (não usa filas simples "simple queue") com base em VEJA AQUI , adaptei esse método e ainda estou testando usando tool fetch mikrotik com script php no mk-auth fazendo uma consulta na tabela sis_plano e montando uma árvore HTB, bem dessa forma tive um ótimo resultado, consegui fazer a tal garantia de banda e tambem diminuir o processamento das rbs eliminando as filas simples.

    4 - Em alguns sistemas que não vou falar o nome, a garantia de banda, as filas organizadas é feito por API enviando para o mikrotik, mais nas demonstrações na internet não é mencionado como o sistema faz a garantia de banda.

    Observação: para usar a forma 1 no mk-auth, o radius teria que enviar o limit-at para o mikrotik, então é por isso que quando marcamos lá no web admin para usar o burst ele envia para tabela radgroupreply, mais para isso o Pedro téria que fazer uma alteração na tabela sis_plano e radgroupreply, na verdade no php, apenas isso, depois o restante do trabalho é todo manual, criando os servidores e profiles pppoe para cada plano no mikrotik e depois em cada CPE do cliente, assim agente poderia configurar no web admin o plano assim
    EX: plano 1MEGA

    velocidade up = 384k
    velocidade down = 1024k
    garantia up e down = 70%

    384 / 100 * 70 = 268,8 arredondado para 272
    1024 / 100 * 70 = 716,8 arredondado para 720

    garantia up = 272k
    garantia down = 720k

    enviar para a tabela radgroupreply assim:

    INSERT INTO `radgroupreply` (`id`, `groupname`, `attribute`, `op`, `value`) VALUES
    (1, '1MEGA', 'Mikrotik-Rate-Limit', '=', '384k/1024k 0/0 0/0 0/0 8 272k/720k');

    Outra observação é a formula para elaboração das velocidades dos planos para que tenha um algorítimo correto no mikrotik,
    1 Byte = 8 bits
    1 kiloByte (Kb) = 1024 Bytes
    1 megaByte (Mb) = 1024 Kb = 1048576 Bytes
    Eu já vi configurações de planos assim 1M = 1000k, funciona porem esta errado, principalmente para quem usa o burst.
    então para o mk-auth enviar as informações corretas para o mikrotik de controle de banda e a garantia de banda de cada plano você precisa configurar de forma correta também, note que no router mikrotik para criar uma queue estática tem as seguintes opções 64k, 128k, 256k, 384k, 512k, 768k, 1M, 2M ...

    Bom esse foi meu relato sobre esse assunto, cada sistema tem sua particularidade, e o mk-auth precisa se adaptar também, eu acharia ótimo se o parâmetro do radius "Mikrotik-Rate-Limit" fosse definido no controle de servidores ai dava para escolher o ramal que vai trabalhar com simple queue e o que vai trabalhar com queue tree.
    Em breve estarei criando um tópico ensinando como fazer o HTB na queue tree e garantindo banda de acordo com cada plano por grupos empresa e residencia e importando para o mikrotik tudo automático pelo tool fetch.


    Um abraço a todos.

  • Como havia prometido, criei um tópico mostrando como fazer Garantia de Banda na queue tree com HTB.

    http://mk-auth.com.br/forum/topics/garantia-de-banda-no-mikrotik-co...

This reply was deleted.