Pessoal, meu mk-auth ta rodando blzinha, mais tem só um problema...
Tem alguns clientes que as vezes não consegue fazer a autenticação, quando digitam o login e senha do hotspot na tela de login aí da uma mensagem de erro. E é sempre os mesmos clientes que acontece isso.
Não uso auto ip, eu pego o ip do cliente, que é fixo, e o mac e cadastro lá no mk-auth junto aos dados do cliente.
Já verifiquei tudo, login e senha cadastrados, mais não adianta, as vezes ele consegue autenticar, mais as vezes não.
O que pode tá acontecendo?
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ESTOU COM O MESMO PROBLEMA AQUI TENHO UMA CLIENTE QUE O LOGIN DELA NAO ENTRA NEM A PAU TIVE QUE MUDAR O NOME DE USUARIO PARA REZOLVER O PROBLEMA.
ESTOU OBSERVANDO QUE ESTA ACONTECENDO COM MAIS FRECUENSIA GOSTARIA DE SABER SE TEM MAIS SERVIDORIS COM ESTE PROBLEMA.
tenta a opção reparar do cliente e erros de radius quaser sempre é uma das opções abaixo que esta errada:
Porta do radius accounting no mikrotik não é a padrão 1813;
Tempo do interim update no mikrotik maior do que 5 minutos;
Senha errada, as vezes o navegador troca a senha;
Tipo de conexão errado (hotspot e pppoe);
IP que o cliente usa no momento;
MAC que o cliente usa esta errado;
Ramal que esta definido para o cliente não é o correto.
Caso não funcione, tente desativar o cliente e ativa-lo novamante e faça isso bloqueando tb e ver tb se não ocorre falha de comunicação do mk-auth com seu mikrotik, com um ping de um para o outro vc observa por alguns instantes se responde bem ...
aconteceu em um mk-auth que instalei em catende-pe, o provedor me ligou dizendo que 15 clientes nao conecta ppoe, ainda nao fui ver o que é... sabado posto o fenomeno qual foi.
Em alguns casos tenho que recadastrar o cliente com outro login, parece que o problema fica vinculado ao login, pq quando cadastro outro, tipo, tenho um cliente que usa o login "jhoseffeferreira", aí não dava de jeito nenhum, nem recadastrando, mais aí quando eu cadastro de novo ele como loguin "jhoseffe" aí dá certo.
Nosso amigo pedro podia descobrir o que tá acontecendo com o sistema, que erro é esse, e corrigir na próxima atualização.
estava com este problema tambem
o mkrotik estava ocasionando tudo isso apaguei o pool
rede dhcpserver
deixa o mk-auth fazer tudo pra vc
usa somente mikrotik roteador nat radius hotspot e as config padraõ para navegação mas nada tira regra tira tudo
no filter na regra de virus tinha uma port que esta danificando minhas autenticações tambem apaguei tambem sobre o loguin meu mikrotik tava amarando não sei onde mas pegava o mec do radio ai ele bloqueava o cliente
outra coisa 2.9.27 da muito pau se for piratex ai sim
mudei tambem minha versão 3.20 e tudo ta blz
se ajudei valeu
William nunca troque o login se não o erro sempre irar continuar, use a opção reparar do cadastro do cliente no lugar para que ela sim arrume os dados do cliente no BD.
william terencio de oliveira disse:
Em alguns casos tenho que recadastrar o cliente com outro login, parece que o problema fica vinculado ao login, pq quando cadastro outro, tipo, tenho um cliente que usa o login "jhoseffeferreira", aí não dava de jeito nenhum, nem recadastrando, mais aí quando eu cadastro de novo ele como loguin "jhoseffe" aí dá certo.
Nosso amigo pedro podia descobrir o que tá acontecendo com o sistema, que erro é esse, e corrigir na próxima atualização.
Pedro tive esse problema aqui e tirei algumas duvidas tecnicas com vc e resolveu.
aprendi mais um pouco sobre como identificar esses problemas.
o mikrotik e excelente para identificarmos problemas quando se aprende a ler os logs..
notei q no log do mikrotik quando acontece certos tipos de problema..
fica informando q o login e a senha esta errado..
no meu caso aqui é hotspot..
notei que quando ele informa q é isso..
é só conferir, se o ip e o mac esta batendo como o q esta registrado no mk, com o que esta aparecendo no mikrotik e pronto, consegue resolver o erro.
ja aconteceu aquele caso q te falei algum tempo
e fazendo o procedimento de bloquear desativar e reativar e desbloquer sempre resolveu.
mais uma coisa muito interessante no log q eu achei é a opção de ver q o navegador nao esta criptografando a senha.
e se acompanhar o log do radius da para saber se é problema no trafego do cliente.
Fica ai minha observação.
ok, Paulo no ligar de desativar e ativar novamente usa a opção reparar pq ela refaz os dados do cliente no BD e sobre logs na versão 4.81 no webadmin na pagina de detalhes do cliente tem Histório de conexões invalidas nele vc tem uma ideia de quando o cliente foi negado pelo radius e assim sabe se o problema é no mikrotik ao algum dado errado do cliente.
Paulo Cesar Silva disse:
Pedro tive esse problema aqui e tirei algumas duvidas tecnicas com vc e resolveu. aprendi mais um pouco sobre como identificar esses problemas. o mikrotik e excelente para identificarmos problemas quando se aprende a ler os logs..
notei q no log do mikrotik quando acontece certos tipos de problema..
fica informando q o login e a senha esta errado..
no meu caso aqui é hotspot..
notei que quando ele informa q é isso..
é só conferir, se o ip e o mac esta batendo como o q esta registrado no mk, com o que esta aparecendo no mikrotik e pronto, consegue resolver o erro.
ja aconteceu aquele caso q te falei algum tempo
e fazendo o procedimento de bloquear desativar e reativar e desbloquer sempre resolveu.
mais uma coisa muito interessante no log q eu achei é a opção de ver q o navegador nao esta criptografando a senha.
e se acompanhar o log do radius da para saber se é problema no trafego do cliente.
Fica ai minha observação.
Respostas
ESTOU OBSERVANDO QUE ESTA ACONTECENDO COM MAIS FRECUENSIA GOSTARIA DE SABER SE TEM MAIS SERVIDORIS COM ESTE PROBLEMA.
Porta do radius accounting no mikrotik não é a padrão 1813;
Tempo do interim update no mikrotik maior do que 5 minutos;
Senha errada, as vezes o navegador troca a senha;
Tipo de conexão errado (hotspot e pppoe);
IP que o cliente usa no momento;
MAC que o cliente usa esta errado;
Ramal que esta definido para o cliente não é o correto.
Caso não funcione, tente desativar o cliente e ativa-lo novamante e faça isso bloqueando tb e ver tb se não ocorre falha de comunicação do mk-auth com seu mikrotik, com um ping de um para o outro vc observa por alguns instantes se responde bem ...
Nosso amigo pedro podia descobrir o que tá acontecendo com o sistema, que erro é esse, e corrigir na próxima atualização.
o mkrotik estava ocasionando tudo isso apaguei o pool
rede dhcpserver
deixa o mk-auth fazer tudo pra vc
usa somente mikrotik roteador nat radius hotspot e as config padraõ para navegação mas nada tira regra tira tudo
no filter na regra de virus tinha uma port que esta danificando minhas autenticações tambem apaguei tambem sobre o loguin meu mikrotik tava amarando não sei onde mas pegava o mec do radio ai ele bloqueava o cliente
outra coisa 2.9.27 da muito pau se for piratex ai sim
mudei tambem minha versão 3.20 e tudo ta blz
se ajudei valeu
abraços
william terencio de oliveira disse:
aprendi mais um pouco sobre como identificar esses problemas.
o mikrotik e excelente para identificarmos problemas quando se aprende a ler os logs..
notei q no log do mikrotik quando acontece certos tipos de problema..
fica informando q o login e a senha esta errado..
no meu caso aqui é hotspot..
notei que quando ele informa q é isso..
é só conferir, se o ip e o mac esta batendo como o q esta registrado no mk, com o que esta aparecendo no mikrotik e pronto, consegue resolver o erro.
ja aconteceu aquele caso q te falei algum tempo
e fazendo o procedimento de bloquear desativar e reativar e desbloquer sempre resolveu.
mais uma coisa muito interessante no log q eu achei é a opção de ver q o navegador nao esta criptografando a senha.
e se acompanhar o log do radius da para saber se é problema no trafego do cliente.
Fica ai minha observação.
Paulo Cesar Silva disse: