Pessoal, meu mk-auth ta rodando blzinha, mais tem só um problema...
Tem alguns clientes que as vezes não consegue fazer a autenticação, quando digitam o login e senha do hotspot na tela de login aí da uma mensagem de erro. E é sempre os mesmos clientes que acontece isso.
Não uso auto ip, eu pego o ip do cliente, que é fixo, e o mac e cadastro lá no mk-auth junto aos dados do cliente.
Já verifiquei tudo, login e senha cadastrados, mais não adianta, as vezes ele consegue autenticar, mais as vezes não.
O que pode tá acontecendo?
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Pois é, sempre eu clico em reparar no cliente mesmo, mais não adianta, fazendo o registro novamente como outro nome de usário resolve todas as vezes, esse é o jeito que to tendo pra resolver isso aqui.
Notei que o problema é o ip e o mac que o mk-auth cadastra do cliente, pois em alguns casos eu coloco o cliente em auto ip no mk-auth aí pega o ip e mac de novo e resolve.
Apaguei o pool e não uso dhcpserver, to usando o mikrotik versão 2.9.27 piratão mesmo, talvez pode ser isso também, mais vo organizar pra comprar a licença da versão atual.
Até lá vo fazendo assim mesmo, recadastrando os clientes.
ok, Paulo no ligar de desativar e ativar novamente usa a opção reparar pq ela refaz os dados do cliente no BD e sobre logs na versão 4.81 no webadmin na pagina de detalhes do cliente tem Histório de conexões invalidas nele vc tem uma ideia de quando o cliente foi negado pelo radius e assim sabe se o problema é no mikrotik ao algum dado errado do cliente.
Paulo Cesar Silva disse:
Pedro tive esse problema aqui e tirei algumas duvidas tecnicas com vc e resolveu. aprendi mais um pouco sobre como identificar esses problemas. o mikrotik e excelente para identificarmos problemas quando se aprende a ler os logs..
notei q no log do mikrotik quando acontece certos tipos de problema..
fica informando q o login e a senha esta errado..
no meu caso aqui é hotspot..
notei que quando ele informa q é isso..
é só conferir, se o ip e o mac esta batendo como o q esta registrado no mk, com o que esta aparecendo no mikrotik e pronto, consegue resolver o erro.
ja aconteceu aquele caso q te falei algum tempo
e fazendo o procedimento de bloquear desativar e reativar e desbloquer sempre resolveu.
mais uma coisa muito interessante no log q eu achei é a opção de ver q o navegador nao esta criptografando a senha.
e se acompanhar o log do radius da para saber se é problema no trafego do cliente.
Fica ai minha observação.
Pedro tive esse problema aqui e tirei algumas duvidas tecnicas com vc e resolveu.
aprendi mais um pouco sobre como identificar esses problemas.
o mikrotik e excelente para identificarmos problemas quando se aprende a ler os logs..
notei q no log do mikrotik quando acontece certos tipos de problema..
fica informando q o login e a senha esta errado..
no meu caso aqui é hotspot..
notei que quando ele informa q é isso..
é só conferir, se o ip e o mac esta batendo como o q esta registrado no mk, com o que esta aparecendo no mikrotik e pronto, consegue resolver o erro.
ja aconteceu aquele caso q te falei algum tempo
e fazendo o procedimento de bloquear desativar e reativar e desbloquer sempre resolveu.
mais uma coisa muito interessante no log q eu achei é a opção de ver q o navegador nao esta criptografando a senha.
e se acompanhar o log do radius da para saber se é problema no trafego do cliente.
Fica ai minha observação.
William nunca troque o login se não o erro sempre irar continuar, use a opção reparar do cadastro do cliente no lugar para que ela sim arrume os dados do cliente no BD.
william terencio de oliveira disse:
Em alguns casos tenho que recadastrar o cliente com outro login, parece que o problema fica vinculado ao login, pq quando cadastro outro, tipo, tenho um cliente que usa o login "jhoseffeferreira", aí não dava de jeito nenhum, nem recadastrando, mais aí quando eu cadastro de novo ele como loguin "jhoseffe" aí dá certo.
Nosso amigo pedro podia descobrir o que tá acontecendo com o sistema, que erro é esse, e corrigir na próxima atualização.
estava com este problema tambem
o mkrotik estava ocasionando tudo isso apaguei o pool
rede dhcpserver
deixa o mk-auth fazer tudo pra vc
usa somente mikrotik roteador nat radius hotspot e as config padraõ para navegação mas nada tira regra tira tudo
no filter na regra de virus tinha uma port que esta danificando minhas autenticações tambem apaguei tambem sobre o loguin meu mikrotik tava amarando não sei onde mas pegava o mec do radio ai ele bloqueava o cliente
outra coisa 2.9.27 da muito pau se for piratex ai sim
mudei tambem minha versão 3.20 e tudo ta blz
se ajudei valeu
Em alguns casos tenho que recadastrar o cliente com outro login, parece que o problema fica vinculado ao login, pq quando cadastro outro, tipo, tenho um cliente que usa o login "jhoseffeferreira", aí não dava de jeito nenhum, nem recadastrando, mais aí quando eu cadastro de novo ele como loguin "jhoseffe" aí dá certo.
Nosso amigo pedro podia descobrir o que tá acontecendo com o sistema, que erro é esse, e corrigir na próxima atualização.
aconteceu em um mk-auth que instalei em catende-pe, o provedor me ligou dizendo que 15 clientes nao conecta ppoe, ainda nao fui ver o que é... sabado posto o fenomeno qual foi.
tenta a opção reparar do cliente e erros de radius quaser sempre é uma das opções abaixo que esta errada:
Porta do radius accounting no mikrotik não é a padrão 1813;
Tempo do interim update no mikrotik maior do que 5 minutos;
Senha errada, as vezes o navegador troca a senha;
Tipo de conexão errado (hotspot e pppoe);
IP que o cliente usa no momento;
MAC que o cliente usa esta errado;
Ramal que esta definido para o cliente não é o correto.
Caso não funcione, tente desativar o cliente e ativa-lo novamante e faça isso bloqueando tb e ver tb se não ocorre falha de comunicação do mk-auth com seu mikrotik, com um ping de um para o outro vc observa por alguns instantes se responde bem ...
Respostas
Notei que o problema é o ip e o mac que o mk-auth cadastra do cliente, pois em alguns casos eu coloco o cliente em auto ip no mk-auth aí pega o ip e mac de novo e resolve.
Apaguei o pool e não uso dhcpserver, to usando o mikrotik versão 2.9.27 piratão mesmo, talvez pode ser isso também, mais vo organizar pra comprar a licença da versão atual.
Até lá vo fazendo assim mesmo, recadastrando os clientes.
Paulo Cesar Silva disse:
aprendi mais um pouco sobre como identificar esses problemas.
o mikrotik e excelente para identificarmos problemas quando se aprende a ler os logs..
notei q no log do mikrotik quando acontece certos tipos de problema..
fica informando q o login e a senha esta errado..
no meu caso aqui é hotspot..
notei que quando ele informa q é isso..
é só conferir, se o ip e o mac esta batendo como o q esta registrado no mk, com o que esta aparecendo no mikrotik e pronto, consegue resolver o erro.
ja aconteceu aquele caso q te falei algum tempo
e fazendo o procedimento de bloquear desativar e reativar e desbloquer sempre resolveu.
mais uma coisa muito interessante no log q eu achei é a opção de ver q o navegador nao esta criptografando a senha.
e se acompanhar o log do radius da para saber se é problema no trafego do cliente.
Fica ai minha observação.
william terencio de oliveira disse:
o mkrotik estava ocasionando tudo isso apaguei o pool
rede dhcpserver
deixa o mk-auth fazer tudo pra vc
usa somente mikrotik roteador nat radius hotspot e as config padraõ para navegação mas nada tira regra tira tudo
no filter na regra de virus tinha uma port que esta danificando minhas autenticações tambem apaguei tambem sobre o loguin meu mikrotik tava amarando não sei onde mas pegava o mec do radio ai ele bloqueava o cliente
outra coisa 2.9.27 da muito pau se for piratex ai sim
mudei tambem minha versão 3.20 e tudo ta blz
se ajudei valeu
abraços
Nosso amigo pedro podia descobrir o que tá acontecendo com o sistema, que erro é esse, e corrigir na próxima atualização.
Porta do radius accounting no mikrotik não é a padrão 1813;
Tempo do interim update no mikrotik maior do que 5 minutos;
Senha errada, as vezes o navegador troca a senha;
Tipo de conexão errado (hotspot e pppoe);
IP que o cliente usa no momento;
MAC que o cliente usa esta errado;
Ramal que esta definido para o cliente não é o correto.
Caso não funcione, tente desativar o cliente e ativa-lo novamante e faça isso bloqueando tb e ver tb se não ocorre falha de comunicação do mk-auth com seu mikrotik, com um ping de um para o outro vc observa por alguns instantes se responde bem ...