bom dia amigos, estou com um problema estranho aqui tenho vários mikrotiks autenticando no mk-auth só que de uns dias pra cada alguns clientes aleatório não consegue autenticar, mais se eu for no cadastro do cliente e clicar no botão enviar o cliente volta autenticar alguém já passou por isso?
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Respostas
erros de conexão sempre é falha do radius, abaixo possiveis erro com algumas soluções:
Porta do accounting no MikroTik não é a padrão 1813 e a authenticate não é 1812:
troque as portas para o padrão correto, ou seja 1812 e 1813.
Falha de comunicação do mk-auth com seu MikroTik:
com um ping de um para o outro vc observa por alguns instantes se responde corretamente, se não reveja sua rede.
Para testar a comunicação ssh agora o sistema envia uma regra desabilitada para o filter do MikroTik, se gravar a regra é pq esta ok...
IP que o cliente usa no momento não é o mesmo ip gravado no sistema:
veja o tempo de validade que vc colocou em seu dhcp-server que se foi menor do que 3 dias aumenta para 3 dias.
Pode-se configurar o cliente tool fetch do MikroTik para controlar o DHCP, pois é a melhor forma agora para enviar os ips do DHCP ao MikroTik.
Usando o script do link abaixo, primeiro faça um update do sistema, então é preciso que seus clientes tenham o IP e MAC definidos no cadastro deles. esse script do link vc cola no terminal do MikroTik, no codigo dele vc altera se for preciso ip do mk-auth 172.31.255.2 e a altera key_api que vc pega na pagina de dados do provedor no webadmin.
www.mk-auth.com.br/tool_fetch/dhcp.txt
O script é todo automatico, ele coloca e remove os ips do DHCP sozinho a cada 45 minutos.
Tempo do interim update no MikroTik maior do que 3 minutos podem fazer o sistema desconectar clientes:
configure o tempo de interim como 00:05:00 e teste novamente.
Senha errada, as vezes o navegador troca a senha do cliente ao alterar algum dado do mesmo no webadmin:
teste com outro navegador e em opções coloque o item case sensitive como não e teste novamente.
Tipo de conexão errado (hotspot e pppoe) no cadastro do cliente no webadmin:
configure o tipo de conexão correto no cadastro do cliente.
MAC que o cliente usa esta errado, não é o mesmo gravado no sistema:
remova o mac que estiver salvo no cadastro do cliente e teste novamente.
Ramal que esta definido para o cliente não é o correto ou o ramal esta com ip errado:
coloque o ramal todos no cadastro do cliente e nas configurações de radius do MikroTik coloque o secret 123456.
MikroTik não esta cadastrado no MK-AUTH, ou ip secrect estão errados no webadmin:
faça um update do mk-auth e coloque no MikroTik nas configurações de radius o secret 123456 e no cliente o ramal todos.
Marcar a opção night sem querer no cadastro do cliente, assim o sistema irar desativar o mesmo alguma hora:
desmarque o item night no cadastro do cliente.
Dados do cliente mal formatados no banco do servidor radius:
selecione o cliente e clique no icone reparar ou então use o comando mk-auth e escolha reparar clientes.
bom dia Pedro, a configuração esta idêntica a sua , só que o problema não acontece constantemente apenas as vezes e quando acontece atinge todos mikrotiks
bom dia Pedro hoje de manha voltou a acontecer, foi com 6 clientes que autenticava normal de uma hora pra outro parou de autenticar e ao mesmo tempo que esses clientes nao estava autenticando outros abaixo deste estava autenticando normal, a solução momentania foi ir no cadastro do cliente e clicar no botão ENVIAR, fazendo isto o cliente autentica na mesma hora vc tem uma dica do que pode ser?
não alterar clientes com problemas, seleciona ele e clica em reparar, me passa um acesso SSH em 2529151.846434@mk-auth.com.br que irei ver seu mk-auth...
Emanuel Lellis disse:
problema Pedro é que nao da sempre so as veses entao vou aguardar assim que der problema novamente te envio so que a verificação tem que ser imediata se nao o cliente fica sem internet.
obrigado.
bom dia Pedro, acabei de te enviar os dados para acessar hoje esta dado vários problemas, e quando mando reparar ele volta ao normal te enviei os dados do acesso ssh no email que me passou.
aguardo.
Pedro Filho disse:
já respondir sua mensagem ? não achei nada para 2529151.846434@mk-auth.com.br ou resposta nela...
Emanuel Lellis disse:
Eu enviei os dados la vou enviar de novo, mais seguinte estou com outro problema mais sério aqui agora o mkauth travou agora não inicia mais você consegue da uma olhada ou só formatando?
Pedro Filho disse: