estou migrando do hotspot do mikrotik para o do mk-auth, fiz todas as configurações do manual passo a passo e as revisei, em seguida cadastrei todos os clientes manualmente para garantir não haver falhas em larga escala. só que quando ativei o mk-auth para autenticação ele dava o erro: login failed: radius server is not responding.

porém alguns clientes (a minoria) conseguiam logar e os demais não.

 

já verifiquei:

Porta do radius accounting no mikrotik é a padrão 1813;
Tempo do interim update no mikrotik menor do que 5 minutos;
Senha errada, as vezes o navegador troca a senha
Tipo de conexão hotspot ;
IP que o cliente usa no momento;
MAC que o cliente usa;
Ramal que esta definido para o cliente.

 

lembrando que esse era o primeiro acesso de meus clientes pelo mk-auth.

 

aguardo colaborações.

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Respostas

  • o tempo no interim update tem que ser 3 minutos e não 5 minutos ...
  • procure fixar o ips deles porque se o dhcp mudar o radius não libera,faça isso em leases macke static
  • já está a 3 minutos ( só informei que está inferior a 5 minutos)

     

    Jean Paula, estava interessado em usar o auto ip para não ter que dar um "make static" em cada cliente que passe pelo problema, afinal menos de 10% dos clientes conseguiram logar sem problema, os demais sofreram com a migração. alguma recomendação além do interim update pedro?

  • sim a mesma do  do Jean, fixa o ip ou então no sistema remover o ip do cadastro do cliente.

    RENATO COSTA DO NASCIMENTO disse:

    já está a 3 minutos ( só informei que está inferior a 5 minutos)

     

    Jean Paula, estava interessado em usar o auto ip para não ter que dar um "make static" em cada cliente que passe pelo problema, afinal menos de 10% dos clientes conseguiram logar sem problema, os demais sofreram com a migração. alguma recomendação além do interim update pedro?

  • o interessante foi que depois que eu cadastrei todos os clientes q eu ativei o mk-auth para autenticação. quando os clientes iriam logar dava o erro de radius para a maioria. 

     

    tem algum comando para remover o ip de todos os clientes cadastrados ?

  • Amigo Renato, conseguiu resolver seu problema, pois estou passando pelas mesmas dificuldades que você. Ping normal de um pro outro, ips cadastrados no sistema são os mesmos que estão no dhcp, refiz deixando também em ip e mac auto e nada feito, sempre a mesma mensagem de erro: login failed: radius server is not responding. Já conferi tudo nas dicas que o Pedro passou, inclusive mk-down, reinstalação e nada resolveu. Uso o mk na versão 5.1 e mk-auth reinstalado na versão 4.85. Espero que tenha conseguido resolver seu problema e consequentemente dar um feedback da resolução do mesmo.

    Fiquem com DEUS.

  • Amigo, vc está duplicando o cadastro? No radius e no mikrotik? não faça isso, senao vai dar erro mesmo.
  • meu problema era de ordem espiritual, hehehe.

     

    eu reinstalei o mk e fiz uma migração observadora. esse erro do radius dava-se por erro no login/senha/mac/ip/etc

    nos detalhes é onde o problema se esconde. no meu caso era + de 1 então tive que solucionar um por um!

  • Aqui não dupliquei os cadastros, quando faço o teste, removo o cliente do mk e deixo apenas o ipXmac. Mas vou fazer isso passo a passo mais uma vez e ver se dá certo.

    Fiquem com DEUS.

  • depois de ver se o ssh tá funcionando normal, vc cadastra um cliente com auto IpxMac e veja se após o login ele pega o mac e o ip do cliente, se não, veja no log do mikrotik o erro que vai dar!
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