Boa Noite
Estou realizando teste com o mkauth, mas nao estou obtendo o resultado esperado.
Estou com a seguinte topologia de rede com autenticaçao hotspot
Link Internet 192.168.200.2/24 ->Mikrotik3.20-pc com processador celeron 2.4Ghz, HD 20Gb e 256 Mem RAM com 3 placas de rede ( EthInternet 192.168.200.50/24, EthClientes 5.0.0.1/20 e EthMkauth 172.31.255.1/30 ->Sistema MK-Auth em um pc com processador Core2, 4Gb de Ram. Hd de 500Gb com uma placa de rede com ip 172.31.255.2/30.
Neste cenario consigo efetuar disparos de ping tando do mikrotik para o mkauth quanto de mkauth para o mikrotik, porem nao consigo acesso pelo webadmin estando conectado na paca de rede ethClientes do mikrotik, se eu conectar o cabo direto nao placa do mkauth consigo acesso.
No log do mikrotik indica que o servidor radius nao responde.
Estou com a versao atualizada do mkauth.
As configuracoes que realizei neste cenario sao as mesmas que estao nos manuais disponibilizados em download ( Manual básico de Instalcao MK-AUTH V 4.80 para HOSTSPOT por Leandro Cesar Souza)
Respostas
Uma observação, essa faixa de IPs 5.0.0.1/20 não é uma faixa de IPs Pivados Nâo (é uma faixa de IPs Públicos e não deve ser utilizada).
Qto a não pingar da faixa de clientes para o MK-AUTH, vc tem alguma rota estática no Mikrotik ou no Mk-auth? (além da rota default claro)
Fabio dei um restart no mysql e tive o seguinte retorno
Stopping MySQL database server
Starting MySQL database server
Checking for corrupt, not cleanly closed and upgrade needing tables
Esse ultimo indica que o mysql esta corrompido? Como faço para corrigir?
Fábio Alencar da Silva Sant' Ana disse:
Felipe uterei a faixa de ip para 10.1.1.1/24 e as rotas que tenho mo mikrotik sao:
0 A S 0.0.0.0/0 reachable 192.168.200.2 1 EthInternet
1 ADC 10.1.1.0/24 10.1.1.1 0 EthClientes
2 ADC 172.31.255.0/24 172.31.255.1 0 EthMkauth
3 ADC 192.168.200.0/24 192.168.200.50 0 EthInternet
Felipe Zatta disse:
Porta do radius accounting no mikrotik não é a padrão 1813 e a authenticat não é 1812;
Tempo do interim update no mikrotik maior do que 3 minutos podem fazer o sistema desconectar clientes;
Marcar a opção night sem querer no cadastro do cliente, assim o sistema irar desativar o mesmo durante o dia.
Senha errada, as vezes o navegador troca a senha do cliente ao alterar algum dado do mesmo no webadmin;
Tipo de conexão errado (hotspot e pppoe) no cadastro do cliente no webadmin;
IP que o cliente usa no momento não é o mesmo ip gravado no sistema;
MAC que o cliente usa esta errado, não é o mesmo gravado no sistema;
Ramal que esta definido para o cliente não é o correto ou o ramal esta com ip errado.
Ver tb se não ocorre falha de comunicação do mk-auth com seu mikrotik, com um ping de um para o outro vc observa por alguns instantes se responde bem ...
Marcelo Siqueira de Mendonca disse:
Bom dia Pedro
O problema estava no ramal. Tenho a opcao todos, servidor - 1 e HOTSPOT - 0, como uso hotpost cadastrei o cliente no Ramal HOTSPOT - 0 e so foi auterar para o ramal servidor que funcionaou. Me explica como funciona essa configuracao...
Pedro Filho disse: