Turma, estou tendo um problma com o meu mk-auth e espero que possam me ajudar.
Dia 05/11/11 comecei a bloquear todos os clientes que estão em atraso, com isso tive uma surpresa, o cliente X não bloqueou, continuou navegando.
Fui no Mk
e no address list toddos os clientes bloqueados estavam lá menos o X.
Desbloquiei ele e bloqueiei novamente e nada, fiz os mesmo com os outros que tinha bloqueado, o ip saia do address list ( quando desbloqueados ) e voltavam pro address list ( quando bloqueados ).
Daí fiquei pensando o que poderia ter acontecido, com isso resolvi testar todos os clientes cadastrados no mk-auth e pra minha surpresa de todos os clientes cadastrados 5 nao foram bloqueados, gostaria de ssaber como devo proceder para resolver isso...
Respostas
Utilize a opção reparar no cadastro do cliente e verifique se o mesmo não está marcado como "em observação" no financeiro.
ja fiz isso, e agora a pouco recadastrei todos eles, e continuam na mesma...
Jhonne Jossy disse:
Explica direito: Tá acontecendo com todos, ou com apenas um? qual o método de bloqueio vc tá usando? se for ssh, qual a versão do seu mikrotik?
to usando uma rb 750g MK 4.14 estou usando bloqueio por SSH, como meu servidor tem umas regras de proteção no firewall, mudei a porta ssh pra 28. e esse problema está acontecendo com apenas 6 clientes de toda a rede.
Jhonne Jossy disse:
Bem, se é com um número limitado de clientes, pode ser porque vc alterou as regras em determinado momento e de lá para cá o sistema não consegue mais bloquear, a porta padrão que o mk-auth usa pra comunicar com o ssh é a 22, como não uso ssh, nem verifiquei se isso é configurável, no entanto deve ser este o erro e vc só percebeu para os clientes que foram bloqueados depois da mudança.
pensei q poderia ser isso tbm, mas esses clientes que nao bloqueiam foram cadastrados no sistema em épocas diferentes, possuo clientes antes mesmo de usar a pagina de corte e esses bloqueiam, tenho clientes cadastrados semana passada e bloqueiam, tenho clientes cadastrado ontem e nao bloqueiam assim como tenho clientes que estão comigo desde abril e tbm nao bloqueiam...
é dificil entender o que de fato pode ser, a não ser que eu experimente o RADIUS.
Bem,
Eu sempre recomendo o bloqueio por radius, afinal lutei por isso!
Quanto ao relatado anteriormente, não tem haver com a época em que o cliente foi cadastrado e sim com o momento em que foi bloqueado. Tente utilizar a porta 22 para o ssh se pretender continuar com esse método de bloqueio.
vou tentar utilizar por RADIUS primeiro, dando certo permaneço com o mesmo...
REFIZ O TESTE E NADA
aqui está uma amostra
e pra mostrar que esta funcionando em alguns cliente aqui está a provaOnde será que pode estar esse problema...