Olá galera, recentemente assisti um video do Mum 2010 falando sobre Micro-setorização, sendo que foi feito com mikrotik.
Será que funcionaria fazendo com 3 nanostation 2.4 com frequência separadas entre canais 2, 5 e 11, como ele citou existem vários equipamentos residênciais operando no canal 1 e em 2.4, enlace feito em 5.8 e células pequenas com baixa potência sem que uma célula interfira na outra.
Aguardo sugestões.
Respostas
Amigo, de toda forma a maioria ja usa uma espécie de setorização, não sei se tão "micro" mas utiliza e sem ela não seria possível trabalhar, no entanto, não vejo isso como uma solução, tá mais pra quebra galho. Solução mesmo é preciso chegar com novas tecnologias. To rezando pelo 802.22, entre os canais de uhf. Aí sim seria a alterantiva, principalmente se a frequencia fosse licenciada apenas para provedores wireless.
Não vejo como gambirra, pois: segundo o pessoal do computech eles possuem uns 5,000,00 clientes em 2.4 até hoje, sendo que é todo feito em mikrotik, quando cito micro-setorização me refiro a células distantes no máximo a 300 metros uma da outra, mas valeu pela dica.
Funciona e muito bem, aqui eu uso 3 nano 2.4 mais 1 Nano M5 pra cobrir uma pequena área por micro-setores.
Cláudio Antônio Afonso disse:
meu jovem to procurando solução pra algo assim me falaram pra saur as nanolocom2 posi tem bom desempenho mas tem algum segredo ai pra fazer isso pois quero por raio de 360° 4 nano resolve ?
David Hilario de Sousa disse:
Apenas 3 resolve sem problemas, lembrando que eu uso as nanostation2 não usei a loco m2 ainda, mais vou procurar onde encontrar pra ver se tem um bom rendimento.
Eder Ferreira do Amaral disse:
Micro setorização é sim uma solução se bem planejada e implantada. A cada 500 metros você terá 1 AP trabalhando em 2.4 B/G com baixa potencia e com minimas interferencias. ou seja, a cada 500 metros você pode vender planos de 1mb tranquilamente.
Na pratica quando usamos muito baixa potencia, aparece várias redes com sinal mais forte, inclusive de clientes.
B, G ou N em ambiente poluído acabam tendo o mesmo throughput, e é muito baixo.
Em cidades pequenas todos praticamente já tem uma microsetorização.
Em minha cidade tenho 12 pontos de transmissão, é uma cidade de 25000 habitantes e os pontos acabam ficando a cerca de 500 metros uns dos outros. Ta funcionando sim, com antenas setoriais horizontais, uma boa separação de canais e instalação inteligente (esconde se antena de outros aps). Cheguei a tentar usar banda G, mas fica infinitamente pior. O throughput por cartão 2,4 chega no máximo a 3mb, entrego em 2,4 o maior plano de 512k.
No 5.8 to usando rocket+basestation e nos clientes nano bridge, aí sim, entrego 720k, 1mb e 2mb sem problemas, mas é caro o equipamento. Ainda não tenho a estatística mas acredito que deve dá pra colocar uns 32 clientes por base station e ainda sim ficar bom.
Quando me refiro ao recem lançado protocolo 802.22, fico com grande expectativa principalmente pela faixa de frequência que ele deve operar: Entre os canais UHF de TV (na minha cidade nem tem UHF) é uma frequência relativamente baixa se comparada a 2,4, daí terá mais facilidade em penetrar paredes e contornar obstáculos, Ademais o protocolo promete 100mb de thoughput.
Uma das coisas que ajudam a melhorar a questão da interferência quando se trata de microsetorizaação é altura da torre, quanto mais alta melhor, possibilta apontar os painéis pra baixo cobrindo apenas, uma determinada área. Gosto também da idéia de manter as antenas na periferia da região a ser antendida, fazendo com que anteas clientes de um célula fiquem "de costas" para as de outra célula.
Em 07 anos de provedor ja promovi várias experiências, sempre buscando a lógica e a informação e afirmo: não existe milagre, podemos sim otimizar, mas a limitação real é throughtput caracterisitico do protocolo
RENATO COSTA DO NASCIMENTO disse:
Com toda convicção, esse fórum é muito burocrático e cheios de pessoas disposta a ajudar, sem se reterem do conhecimento, estou muito feliz com as respostas dos amigos, tirando minhas dúvidas e dúvidas de outros colegas.
Sendo assim já estou começando a fazer um filtro de possíveis soluções para minhas dúvidas. Gostei muito do que o amigo citou sobre distância de 500 metros, outra inforamação das antenas bem altas e inclinadas para a periferia com intuito de isolar de outros setores próximos.
Continuem postando amigos, acho que tirando a questão da limitação de protocolo que o amigo citou, uma boa implantação e configuração, dar para tirar o melhor proveito e recurso dentro das limitações de cada arquitetura, sendo ela 2.4 e 5.8
Aguardo mais opinições.
faz tempo eu sei. :D hehehe mas acompanhando... Mais Dicas e conselhos serão muito bem vindo :D
Deus abençoe a todos que ajudam ao próximo...
Dois anos se passaram e as dúvidas ainda são as mesmas?