Pessoall, estou tentando desenvolver um script que faça a marcação dos pacotes dos clientes em pppoe, vou tentar deixar mais claro possível,
Meu sonho é que esses parâmetros da queue pudesse ser passado pelo freeradius mas não encontrei referências para ele na documentação da mikrotik.
cenário: cliente pppoe autenticou
o que foi feito no mikrotik:
foi levantado uma sessão para ele, foi atribuído um ip de acordo com o pool a esta sessão
e finalmente foi adicionado um queue simple para esta sessão.
o que eu quero fazer no mikrotik:
eu quero que este simple queue que foi gerado fique com o parâmetro packet-marks=
na mão de um a um eu sei fazer:
/queue simple set (n) packet-marks=pacote_marcado
também sei fazer a seleção da variável (n) de acordo com algum find mas não consegui ainda foi que fosse aplicado o script apenas para os clientes que acabaram de autenticar, (se fosse no hotspot sem o radius seria mas fácil pelo script-on-logon no profile) já que não tem como fazer a checagem dentro do /ppp secret e comparar com /ppp active e gravar um "banco de dados" dos clientes que já estão com a marcação dos pacotes.
O pagamento para quem me ajudar será de um muito obrigado e a citação de seu nome no MUM em sampa em novembro rsrsrs. Ah além da explicação do porque eu querer marcar os pacotes. rsrsrs.
Respostas
algo que já fiz
:foreach n in=[/queue simple find name="<pppoe-*"] do={/queue simple set $n packet-mark=pacote_marcado [/queue simple find dynamic=yes]}
Marcos,
não sei se vc acompanhou o tópico do novo método de bloqueio, mas existe um parâmetro que pode resolver seu problema e se chama Mikrotik-Adress-List="nome_da_lista", ele pode ser repassado pelo freeradius em pppoe no momento da autenticação e coloca o ip do cliente em adress-list no mikrotik por quanto ele permancer logado, dái você poderá marcar pacotes ou tomar qualquer outra providência.
Jhonne Jossy disse: