[ resolvido ] Erro no Radius em determinados momentos

Notei no log do mikrotik que em determinados momentos aparece a mensagem: RADIUS ACCOUNTING REQUEST NOT SENT: NO RESPONSE

 

A comunicação com o mikrotik tá normal, ping em 0ms, to conseguindo visualizar as informações do mikrotik dentro do webadmin em servidores > visualizar.

 

Alguns clientes logam e outros aparece essa mensagem. Não é erro de login ou senha pois os mesmos estão digitando corretamente. As configurações do Radius estão corretas com o Accounting na porta 1813, interim update 3, tanto no hotspot qnt pppoe. Não sei o que pode ser pois tem um monte conectado e outros n conseguem. Auto ip tá em Não, e auto mac tá em SIM. em anexo algumas imagens.

radius.png

config.png

Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.

Join MK-AUTH

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • ps.: Detalhe: alguns clientes já estão logados qnd aparece essa mensagem
  • o accounting é um comando que o mikrotik envia ao radius em um intevalo de tempo para passar os dados atuais da conexão para o radius e falhas nessa comunicação geralmente é problema de rede ou o radius esta sobrecarregado e por isso não responde, no geral não é um grande problema.
  • Pedro, e porque quando os clientes digitam a senha errada ele aparece a mensagem: Falha na conexão ao servidor!? deveria informar que o nome de usuário/senha inválidos ou conta desativada.Estou usando o hotspot que você disponibilizou aqui no fórum. Se o mac, ip, ou login e senha estiver diferente ele não retorna a mensagem correta, só dá falha na conexão ao servidor! =/. Ai quando coloca a senha certa ele entra, não estou entendendo... se houvesse falha na comunicação não autenticaria!

     

    Pedro Filho disse:

    o accounting é um comando que o mikrotik envia ao radius em um intevalo de tempo para passar os dados atuais da conexão para o radius e falhas nessa comunicação geralmente é problema de rede ou o radius esta sobrecarregado e por isso não responde, no geral não é um grande problema.
  • o radius não retorna o erro para hotspot por isso coloquei essa mensagem para todos os erros, mais vc pode alterar para autra mensagem no arquivo erros.txt do hotspot.

    Cordeiro Neto disse:

    Pedro, e porque quando os clientes digitam a senha errada ele aparece a mensagem: Falha na conexão ao servidor!? deveria informar que o nome de usuário/senha inválidos ou conta desativada.Estou usando o hotspot que você disponibilizou aqui no fórum. Se o mac, ip, ou login e senha estiver diferente ele não retorna a mensagem correta, só dá falha na conexão ao servidor! =/. Ai quando coloca a senha certa ele entra, não estou entendendo... se houvesse falha na comunicação não autenticaria

  • no caso qlqr erro ele sempre retorna o timeout? pq olhei o arquivo e ele contém todas as mensagens de erro:

     

    #    MK-AUTH SISTEMA PARA ADMINISTRACAO DE PROVEDORES MIKROTIK
    #    VISITE WWW.MK-AUTH.NING.COM

    internal-error = Erro interno! ($(error-orig))

    config-error = Erro de configuração! ($(error-orig))

    not-logged-in = Você não está registrado! (IP: $(ip))

    ippool-empty = Erro ao atribuir IP!

    shutting-down = Servidor fora do ar!

    user-session-limit = Não são permitidos mais sessões para este usuário!

    license-session-limit = Limite de sessão atingido! ($(error-orig))

    wrong-mac-username = Endereço MAC não confere!

    chap-missing = Ative o JavaScript do navegador e tente novamente!

    invalid-username = Nome de usuário/senha inválida ou conta desativada!

    invalid-mac = Não é possível autenticar com este endereço MAC!

    uptime-limit = Limite de tempo atingido!

    traffic-limit = Limite de tráfego atingido!

    radius-timeout = Falha na conexao com o servidor!

    auth-in-progress = Autorização em progresso, Tente novamente mais tarde!

    radius-reply = $(error-orig)

     

     

    neste caso qlqr erro ele só retorna na variável "radius-timeout" é isso?. seja mac não autorizado, login ou senha errado... ou realmente problema na conexão.?

  • Resolvido com a dica do usuário Solon em outro tópico. É só alterar o timeout do Radius pra "9000"ms que os erros aparecerão normalmente para os usuários. =)

  • o Solon é o cara.

    Cordeiro Neto disse:
    Resolvido com a dica do usuário Solon em outro tópico. É só alterar o timeout do Radius pra "900"ms que os erros aparecerão normalmente para os usuários. =)
  • Boaa! eu estava com esse problema a muito Tempo eu não conseguia resolver... os clientes erravão a senha e o erro repassado era "radius-timeout", deixava agente louco sendo que era apenas a senha do indivíduo que estava errada! vlw... Créditos pra nosso amigo Solon!


    Abraços !!!
    Cordeiro Neto disse:

    Resolvido com a dica do usuário Solon em outro tópico. É só alterar o timeout do Radius pra "900"ms que os erros aparecerão normalmente para os usuários. =)
  • Pode passar o link do Solon

  • Poderiam passar o link com esse post do solon?

This reply was deleted.