Boa Tarde a todos,
venho pedir ajuda dos amigos aqui presentes pois estou com um problema muito sério.
Esse problema começou ontem a noite após uma queda de luz, o meu nobreak segurou a onda sem deixar meu servidor desligar, porém após isso começou a aparecer um problema no acesso dos clientes, fica dando erro 691, usuario e senha incorretos, basta eu reparar o cadastro que o cliente conecta novamente.
Isso acontece com alguns sim e outros nao, alguns conectam normalmente, porém algumas horas depois aparece o erro, daí tenho q reparar o cadastro e entao volta ao normal.
Já fiz de tudo, já entrei via putty e acionei a opção "Reparar cadastros dos clientes" e mesmo assim nao adianta, não sei mais o que fazer, alguem ai me da uma dica ou conhece alguma solução?
Desde já obrigado pela ajuda.
Respostas
Opa após atualização percebi tambem o mesmo problema no cadastro de alguns clientes, fica dando erro de senha e quando eu reparo conecta na hora, e aí mais tarde volta a dar o mesmo problema, o que deve ser Pedro?
acompanhando
Olá Pedro está aumentando a quantidade de cadastros com o problema, hoje aconteceu com mais três clientes diferentes que ao reparar conecta no mesmo instante mas depois quando o cliente por algun motivo desconecta e tenta novamente da erro de senha aí eu percebo no log do mikrotik varias tentativas sem sucesso aí reparo e conecta na hora, o que deve ser Pedro o que devo fazer pra não voltar acontecer isso.
Obs. não é com todos os cliente tá, em 150 aconteceu com 9 clientes. desdejá agradeço pela atençao.
Alguem já passou por este problema? ou tem uma sugestão?
Tive estes mesmos erros mas eu uso hotspot, o motivo do erro era que o cliente auterava os ips da maquina e dava login invalido, eu ia no mk-auth e colocava para pegar ip e no mk dhcp -> lease apaga os registros lá pois os ips era diferente awe voltava ao normal.
E no radius do mk uso assim dica do Amilton
tbm estou com o mesmo problema
ta aparecendo mais gente.
erros de conexão sempre é falha do radius ver se alguma das opções abaixo não esta errada:
Porta do radius accounting no mikrotik não é a padrão 1813 e a authenticate não é 1812;
Tempo do interim update no mikrotik maior do que 3 minutos podem fazer o sistema desconectar clientes;
Marcar a opção night sem querer no cadastro do cliente, assim o sistema irar desativar o mesmo alguma hora;
Senha errada, as vezes o navegador troca a senha do cliente ao alterar algum dado do mesmo no webadmin;
Tipo de conexão errado (hotspot e pppoe) no cadastro do cliente no webadmin;
IP que o cliente usa no momento não é o mesmo ip gravado no sistema;
MAC que o cliente usa esta errado, não é o mesmo gravado no sistema;
Ramal que esta definido para o cliente não é o correto ou o ramal esta com ip errado;
MikroTik não esta cadastrado no mk-auth, o ip secrect estão errados no webadmin.
Ver tb se não ocorre falha de comunicação do mk-auth com seu mikrotik, com um ping de um para o outro vc observa por alguns instantes se responde corretamente ...
erros de conexão sempre é falha do radius ver se alguma das opções abaixo não esta errada:
Porta do radius accounting no mikrotik não é a padrão 1813 e a authenticate não é 1812;
ok
Tempo do interim update no mikrotik maior do que 3 minutos podem fazer o sistema desconectar clientes;
ok
Marcar a opção night sem querer no cadastro do cliente, assim o sistema irar desativar o mesmo alguma hora;
ok não está ativo este serviço e nao esta selecionado esta opçao no cadastro
Senha errada, as vezes o navegador troca a senha do cliente ao alterar algum dado do mesmo no webadmin;
ok para o cliente conectar basta reparar que conecta
Tipo de conexão errado (hotspot e pppoe) no cadastro do cliente no webadmin;
ok pppoe
IP que o cliente usa no momento não é o mesmo ip gravado no sistema;
ok o ip eu defino no cadastro nao importando o ip cadastrado na placa de rede pois o ip ele recebe na conexao pppoe
MAC que o cliente usa esta errado, não é o mesmo gravado no sistema;
ok esta configurado para nao pegar mac
Ramal que esta definido para o cliente não é o correto ou o ramal esta com ip errado;
ok ramal informado corretamente e ramal com ip correto
MikroTik não esta cadastrado no mk-auth, o ip secrect estão errados no webadmin.
ok
Ver tb se não ocorre falha de comunicação do mk-auth com seu mikrotik, com um ping de um para o outro vc observa por alguns instantes se responde corretamente ...
ok observei 5minuto sem perdas
observei os itens citados e conferen, agora vale lembrar que o problema ocorrem com alguns clientes e não é generalizado, a grande maioria conecta normalmente.
eu agora fico observando os logs do mikrotik quando percebo tentativas de conexão em sequencia e sem sucesso antes que o cliente ligue já reparo e conecta na hora, mas não posso ficar olhando o tempo todo rsrs...
desde já agradeço e aguardo mas sugestão de como resolver.
Pedro Filho disse:
desculpem pelo encomodo, mas descobri o problema.
após o queda de luz da qual citei, tive um problema na porta de um switch gerenciável que fazia agregamento de link, com isso o sistem a estava dando essa pane, alterei essa porta defeituosa e meu sistema voltou ao normal e esta 100%