🧩 PASSO 1 — Atualizar e Configurar Certificado Digital
1️⃣ Atualize o sistema para a versão 25.07.
2️⃣ Acesse o painel administrativo do MK-AUTH.
3️⃣ No menu lateral, vá em Provedor → Dados do Provedor.
4️⃣ Clique na aba “Fiscal”.
5️⃣ Inscrição Estadual: preencha a inscrição estadual somente com números, sem traços ou pontos.
6️⃣ Localize o campo para enviar o Certificado Digital A1 (.pfx).
7️⃣ Anexe o arquivo do certificado A1 do seu CNPJ e informe a senha correspondente.
8️⃣ Salve as alterações.
OBS: O NOME QUE SAIR NO CERTIFICADO. VOCÊ PRECISA COLOCAR O MESMO EM RAZÃO SOCIAL
Verifique seu CNPJ nesse site: https://dfe-portal.svrs.rs.gov.br/Nfcom/Ccc
🔗 PASSO 2 — Cadastro da URL de Retorno (NFCom)
1️⃣ Acesse o menu Financeiro.
2️⃣ Vá até a aba “NFCom Geradas”.
3️⃣ No canto inferior, clique na engrenagem ⚙️ para abrir as configurações.
4️⃣ Configure os campos conforme abaixo:
- Ambiente : produção
Layout:
modelo01URL:
http://IPVALIDOSEUMKAUTHDEACESSOEXTERNO/retorno/nfcomSéries de emissão da NFCom
Série 1: destinada à emissão de notas para clientes residenciais, ou seja, pessoas físicas que contratam serviços para uso pessoal.
Série 2: destinada à emissão de notas para clientes corporativos, ou seja, empresas ou pessoas jurídicas que contratam serviços empresariais.
Número inicial:
1
5️⃣ Salve as alterações.
🧾 PASSO 3 — Emitindo NFCom
1️⃣ Vá até o menu Financeiro → Títulos.
2️⃣ Selecione os títulos já pagos que deseja emitir a NFCom.
3️⃣ Role até o final da página.
4️⃣ Clique no ícone “Processar NFCom” 🧩.
5️⃣ O sistema irá listar os clientes/recebimentos marcados — confira as informações.
6️⃣ Após confirmar, clique em Gerar (botão azul, no canto inferior esquerdo).
É TUDO MUITO NOVO SE TIVER ALGO DE ERRADO COM PASSO A PASSO ME AVISA.
OBS: Em Financeiro, na aba “NFCom Geradas”, após a geração da NFCom, o nome exibido é referente ao nome resumido, e não ao nome do cliente.
Dica: Caso apareça erro de comunicação com a prefeitura, verifique:
- Se o certificado A1 está válido.
- Se o CNPJ e a Inscrição Municipal estão corretos.
- Se o servidor da prefeitura está disponível no momento.
👨💼 PASSO 4 — Verificar Homologação da NFCom no seu Estado (UF) / Contador
1️⃣ Entre em contato com seu contador Peça para que ele habilite a emissão da NFCom (modelo 62) para o seu CNPJ junto à Receita Federal/SEFAZ da sua UF. Solicite que confirme com você quando a habilitação estiver concluída.
2️⃣ Aguarde a confirmação Seu contador avisará quando tudo estiver pronto.
3️⃣ Volte ao sistema mk-auth e continue a integração ou emissão.
OBS: Alguns estados, como Alagoas, já possuem habilitação automática para todos os CNPJs. Para os demais estados, verifique com seu contador se é necessário solicitar a habilitação.
⚠️ Certificado com erro de senha Siga exatamente o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=7mv_Hku_I54 Depois, defina uma nova senha com 8 caracteres. Recomendamos:
Sem caracteres especiais (apenas letras e números)
Fácil de lembrar, difícil de adivinhare evita erros no php8, mesmo que seu ja seja, efetue o procedimento que resolve seu pro.


Respostas
@Roberto da Conceição exatamente isso, não faz sentido algum gerar nota somente de titulo pago... serviço prestado -> nota gerada.
Ainda continuo com esse problema em clientes PJ:
- Já deixei em branco, Isento, com e sem tracos na IE.
- Já coloquei o cliente em plano com CFP 5303 (contribuinte comercio), reprocessei pra NFCom.
- Já conferi cada CNPJ dos clientes e validei a IE deles, estão OK.
Não encontro o problema. Alguem resolveu isso?
Bom dia, vou postar aqui algumas duvidas/questionamentos do meu contador:
Ele afirmou categoricamente que tem que ser emitida a nota antes de receber que o fato gerador da nota é a prestação do serviço, e não o pagamento, então tenho que emitir a nota para os "Títulos a Receber", senão estou errado! enfim 21/22 já eram feitas antes de receber e não teria porque mudar agora.
Ele me pediu quais CCLASS vai ser usado para os clientes que tem desconto e acrecimos, cadastrados na guia financeiro do seu cadastro, segundo ele deveria ter essa opção de seleção do CCLASS na hora de cadastrar acrecimos e descontos no cadastro do cliente!
ATUALIZAÇÃO
PASSO 1 OBS: FIQUEM ATENTO A IMAGEM DO PASSO 1.
O nome que sai quando é feito upload do certificado é mesmo nome que você precisa copiar e jogar em razão social.
Alguém aqui já conseguiu consultar a NFCom gerada no sistema ou emitir o PDF dela? No meu caso, a NFCom é gerada normalmente, mas não consigo consultar pela chave de acesso nem gerar o PDF. Queria saber se é um problema geral ou se tem algum ajuste que precisa ser feito.
tive que mandar pdf para receber de empresas...
entao usei o emissor https://nfcom.com.br/como-funciona/
que tem custo de 0,20 por nota
vitor silva de macedo conseguiu imprimir a nota??
nota fiscal ok , agora só falta arrumar para imprimir carne nos boleto do sicred hibrido
para tirar duvidas de alguns estou na 6.6 e consegui emitir normalmente nota.
Nao estou conseguindo gerar as notas, acusa um problema com qrcode na nfcom, pede o minimo de 50 caracteres sem mascara, nao acho onde consertar, Pedro sera que poderia me dar uma ajuda?
-
1
-
2
-
3
-
4
-
5
de 15 Próximo