Duvida de quantidade de Link a Dispor?

Pessoal boa noite, to com duvida quando aos planos de acesso e disponibilidade de link, estou começando com um pequeno provedor, tenho 45MB de banda, quantos clientes consigo em planos de 512mb.

como posso fazer o calculo de velocidade para disponibilizar, tipo fora o plano de 512mb em plano de 1mb, quantos clientes consigo colocar e como devo fazer o calculo para aumentar o lik caso a rede aumente?

Outra duvida, quanto a garantia de banda para esses planos tem que ser de 20% ou 40%?

Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.

Join MK-AUTH

Votos 0
Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Pessoal esta ai a tabela que estavo procurando para calculo em MB,  Autor: William Esteves.

    Link em Kbps/Probabilidade coloquei 7/1 mais vc podem colocar de acordo com sua rede o uso de clientes que usa a banda total. a tabela é editável so trocar  a manda de vcs por MB e plano que da o resultado de quantos clientes na bande vcs, mais sem contatar com cache de vcs o calculo é so encima da bande de vcs.

     

    12 é a Probabilidade, ou seja, a probabilidade aqui no meu provedor é de 12/1, que significa que a cada 12 apenas 1 utiliza a banda total. Veja no seu provedor, de todos usuarios conectados apenas poucos estao utilizando a banda total dele(banda do clientes ex:256), e nem usa por muito tempo. Provedores grandes usam a probabilidade 7/1, mas no meu caso 7/1 ainda sobra mta banda.

    Pense assim
    no caso de 256kbps

    Imagine que eu tenho um link de 1Mb (1024Kbps), então se eu considero 100% de banda para meus clientes de 256Kbps eu usaria os 256*4=1024Kbps ou seja o meu link e nao poderia ter mais de 4 clientes, mas no caso de probabilidade é diferente ou seja a cada 7 clientes de 256Kbps eu considero somente 1 entao como cabe 4 a 100% eu tenho q fazer 1024/256*7= 28 Clientes a 256Kbps em um link de 1024Kbps. Se vc quiser considerar "garantia de Banda", então vc calcula o valor da sua garantia de banda ao inves de 256Kbps, para garantia de banda em 30% 256*30/100=76,8 1024/76,8*7=93 Clientes com garantia de Banda em 30%

    É claro neste caso nao estamos considerando o uso de Cache e

    Calculo de Link MB.xls

  • Carlos estavo pensando em trocar minha RB 750 por uma 

    Routerboard Rb 2011uias-rm Licença Nivel 5

    em vez de virtualizar ela da conta de uns 200 clientes....


    Carlos Roberto Borges disse:

    Oi Vader, sim tive que virtualizar porque a rb450g estava entre 80 e 100% de processamento no horário de pico, e então ficava lento a navegação. Depois que virtualizei este problema foi eliminado.

    vader lobo de araujo disse:

    como assim virtualizar para poder disponibilizar links com maior capacidade amigo? como isso?

  • este link irá te explicar com mais propriedade:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Virtualiza%C3%A7%C3%A3o_de_servidor

    vader lobo de araujo disse:

    mas o que é virtualizar que você fala??

  • mas o que é virtualizar que você fala??

  • é relativo amigo e depende da qualidade do seu link e dos equipamento usados pra levar até seu cliente, aqui por exemplo meu menor link é 2mb com burster para 2.8mb, e no horario de pico deve ter cerca de uns 120 conectados com consumo de cerca de 35 a 48mb, então imagino que se vc colocar aí 1mb deve dar de boa.

    mas claro que o link que tenho não é só 48mb e sim 100mb, então é importante ir mudando pra se adequar a sua realiadade para que ( se almentar de mais ) não venha a ser um "tiro no pé" .

    EROS CESAR RAMOS JUNIOR disse:

    Carlos por esse motivo que abri essa discussão. tenho um total de 45MB, qual a velocidade que melhor para essa banda 512, 1M, e assim por diante...por que com essa velocidade  de 512 to com 100 cliente simultaneos
     em media 48 clientes e acompanho o consumo no mikrotik para ver o que ta saindo na interface cliente se o consumo ta muito alta ta com folga..isso!!!
    Carlos Roberto Borges disse:

    Por aqui não dá mais pra comercializar menos de 2mb, nestes dias tinha um cliente que iria contratar meus serviços e quando disse que o link era de 2mb, por causa de 5,00 de diferença preferiu um doido por aqui que compartilha 10mb entre 20 clientes, está difícil, recentemente fui obrigado a investir em um servidor melhor e virtualizar load, gateway, mkauth e dns tudo pra poder disponibilizar links com maior capacidade. Não sei como tem provedor que consegue vender 512k, isto pra mim é misterio, rsrs

  • Oi Vader, sim tive que virtualizar porque a rb450g estava entre 80 e 100% de processamento no horário de pico, e então ficava lento a navegação. Depois que virtualizei este problema foi eliminado.

    vader lobo de araujo disse:

    como assim virtualizar para poder disponibilizar links com maior capacidade amigo? como isso?

  • Tenho 10 Mb, 48 clientes com 600kb de velocidade simultâneo até 42 clientes conectados e com folga. Aprendi uma coisa não adianta você enviar 5 Mb de conexão e sou torre e seus clientes terem equipamentos ruins. Só trabalho com equipamentos bons isto diminui o Ping e o tempo de resposta dos dados. Com 600 assiste até filmes no youtube sem travar. Eu passo 600kb e minha conexão ta melhor que um rapaz aqui que tem 5mb.
  • Carlos por esse motivo que abri essa discussão. tenho um total de 45MB, qual a velocidade que melhor para essa banda 512, 1M, e assim por diante...por que com essa velocidade  de 512 to com 100 cliente simultaneos
     em media 48 clientes e acompanho o consumo no mikrotik para ver o que ta saindo na interface cliente se o consumo ta muito alta ta com folga..isso!!!
    Carlos Roberto Borges disse:

    Por aqui não dá mais pra comercializar menos de 2mb, nestes dias tinha um cliente que iria contratar meus serviços e quando disse que o link era de 2mb, por causa de 5,00 de diferença preferiu um doido por aqui que compartilha 10mb entre 20 clientes, está difícil, recentemente fui obrigado a investir em um servidor melhor e virtualizar load, gateway, mkauth e dns tudo pra poder disponibilizar links com maior capacidade. Não sei como tem provedor que consegue vender 512k, isto pra mim é misterio, rsrs

  • como assim virtualizar para poder disponibilizar links com maior capacidade amigo? como isso?

  • Por aqui não dá mais pra comercializar menos de 2mb, nestes dias tinha um cliente que iria contratar meus serviços e quando disse que o link era de 2mb, por causa de 5,00 de diferença preferiu um doido por aqui que compartilha 10mb entre 20 clientes, está difícil, recentemente fui obrigado a investir em um servidor melhor e virtualizar load, gateway, mkauth e dns tudo pra poder disponibilizar links com maior capacidade. Não sei como tem provedor que consegue vender 512k, isto pra mim é misterio, rsrs

This reply was deleted.