DIVIDIR PPPoE POR PORTA EM RB1100

Ola pessoal amanha vou reestruturar minha torre fazendo diversas melhorias, entre elas colocando o patch panel da volt com 10 portas , 1 fonte de 24 Volts, nobreak atras de tudo com 1400Watts, e mais 1 banco de baterias, vou concentrar em 1 sala ao pé da torre, mas 

Minha duvida esta no seguinte nesta RB1100 quero dividir cada enlace ou RAMAL com 1 PPPoE individual, (ja uso assim em 1 rb 450g servidor a ser desativado) , mas terei que usar ip mascarado em cada interface com faixas diferentes para acesso nos equipamentos ? Pois na rb450 qua ja uso aqui os enlaces estâo todos na mesma faixa de ip no mesmo seguimento, ai quando preciso pingar 1 equipamento tenho que desabilitar em ip addresses a faixa e habilitar para outra porta para ter acesso. Por favor alguem me esclareça por favor.

Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.

Join MK-AUTH

Votos 0
Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

• Olá Marcos, o tópico é um pouco antigo mas eu estava pesquisando e o encontrei. No mikrotik, definir uma faixa de ips p/ cada interface da RB é somente isso que você sugeriu ? Não precisa configurar nenhuma rota ? Outra, isso ajuda na questão de segurança, quais os benefícios p/ a rede ? Abraço.

Marcos Andre dos Santos Velez disse:

Amigo, nesta sua aplicação dá para fazer um PTA (procedimento técnico alternativo vulgo gambiarra) para que isto seja possível, seria colocando todas as interfaces em uma bridge, desativando o forward e o output do pppoe e permitindo (dando um accept) em camada 3 no input e output do range de seus equipamentos.

Outra alternativa, que eu recomendo seria colocar os seus equipamentos com endereços ip que permitam um range menor e configurando um ip em cada porta da rb para ser o gateway dos equipamentos. Com isto será possível acessa-los em camada3

exemplo: interface1 = ip 10.0.1.254/24 na rb, no rádio 1 da torre: ip 10.0.1.1 mascara: 255.255.255.0 gateway 10.0.1.254 (o ip que você configurou no mikrotik) 

interface2 = ip 10.0.2.254/24 na rb, no rádio 1 da torre: ip 10.0.2.1 mascara: 255.255.255.0 gateway 10.0.2.254 (o ip que você configurou no mikrotik) 

e a rede do pppoe pode ser 192.168.0.0/24 (que não precisará ser configurado em ip address)

LEMBRANDO QUE NÃO SERÁ PRECISO HABILITAR O NAT PARA ESTE RANGE DOS RÁDIOS a menos que você queira que os aps conectem à internet, para os clientes basta habilitar o nat para o range distribuído no pppoe

• vc pode montar uma VPN para assim usar uma rede somente dos equipamentos:

VPN'S PPTP - MK-AUTH

• Amigo, nesta sua aplicação dá para fazer um PTA (procedimento técnico alternativo vulgo gambiarra) para que isto seja possível, seria colocando todas as interfaces em uma bridge, desativando o forward e o output do pppoe e permitindo (dando um accept) em camada 3 no input e output do range de seus equipamentos.

Outra alternativa, que eu recomendo seria colocar os seus equipamentos com endereços ip que permitam um range menor e configurando um ip em cada porta da rb para ser o gateway dos equipamentos. Com isto será possível acessa-los em camada3

exemplo: interface1 = ip 10.0.1.254/24 na rb, no rádio 1 da torre: ip 10.0.1.1 mascara: 255.255.255.0 gateway 10.0.1.254 (o ip que você configurou no mikrotik) 

interface2 = ip 10.0.2.254/24 na rb, no rádio 1 da torre: ip 10.0.2.1 mascara: 255.255.255.0 gateway 10.0.2.254 (o ip que você configurou no mikrotik) 

e a rede do pppoe pode ser 192.168.0.0/24 (que não precisará ser configurado em ip address)

LEMBRANDO QUE NÃO SERÁ PRECISO HABILITAR O NAT PARA ESTE RANGE DOS RÁDIOS a menos que você queira que os aps conectem à internet, para os clientes basta habilitar o nat para o range distribuído no pppoe

• faça em roteamento com tunel eoip nas pontas, uso assim e acho bem mais facil.

• E ai Pessoal kd os colegas para dar 1 força, vamos fazer o forum realmente ser 1 forum.

Nenhum Colega para dar 1 Help .

This reply was deleted.