Saudações Alvinegras,
rsrsrsrs...vai dar confusão....rsrsrsrs
Vamos lá.
PPTP
O PPTP é o mais simples dos servidores VPN porque trabalha praticamente de forma transparente, não exigindo inúmeros roteamentos e por ser bem leve, nao exigindo muito processamento.
1. Cenário
LINK.200.X.X.X.X-WANR........WANL-200.X.X.XY.rb450(roteamento)LAN-172.20.1.0/X.......
O IP DO MK-AUTH VAMOS DIZER QUE SERIA 172.19.1.2/30 E O DA VLAN DA RB SERIA 172.19.1.1
Vamos dizer que as rbs aps estariam no range 172.20.1.0/X
Vamos dizer que os nanos, rockets e familia ubiquity estariam no range 172.21.1.0/X
Vamos dizer que os aps 2.4 estariam no range 172.22.1.0/X(Se estiverem em client bridge, se estiverem em cliente isp, o ip da wan do ap será o próprio ip do cliente, fornecido pela rb450 e o ip da lan do cliente fica em dhcp sendo fornecido pelo próprio ap)
Vou supor que todo o roteamento da rb450 esteja ok, e que tudo esteja funcionando perfeito. Os ips estejam pingando entre si, e as rotas estejam ok.
Pergunta:
Rodrigo, como posso acessar o mk-auth, as rbs internas, os nanos, os rockets e os aps dos clientes, sem precisar fazer zilhões de dsts-nats na rb450???
A primeira resposta quem vem na cabeça seria: Ora se tem IPS Válidos sobrando seta todos nas rbs, nanos e rockets...O problema amigos é que IP válido está se tornando escasso, e se puder manter os seus para vender para cliente, façam isso. Grana a mais na conta!!!
A segunda reposta seria: VPN PPTP. Como faço Rodrigo?
Primeira Coisa:
PPP - PPTP SERVER - Enabled
Em profile habilite a opção default encryption.
Agora vamos criar um usuario e uma senha para a VPN
Em secrets crie um usuario e uma senha. Em profile escolha default encryption.
Em remote address coloque um range de ip null, que só será usado para fazer o roteamento da VPN para os ips locais.
Exemplo:
Local Address:11.11.11.1
Remote Address:11.11.11.2
Faça isso para cada usuario que for criado em secrets, sempre trocando o octeto final do remote adress: fulano de tal.....remote address:11.11.11.3, etc
Em IP firewall vamos criar o mascaramento para acesso aos ranges
IP-Firewall-NAT
Adicione as regras a seguir
src-nat
scr-address:11.11.11.0/24
dst-address:172.0.0.0/8
action:masquerade
Ok. Pronto
No seu notebook ou cpu crie uma nova conexão VPN PPTP
no ip do host coloque o IPvalido da Rb450 e o usuario e a senha criado em secrets
Pronto. teste o acesso as rbs aps, nanos, rockets, nano bridge, o mk-auth, e os aps dos clientes.
Uso um nokia n900 e um iphone4 com 3g da tim. Nos dois tenho VPN PPTP e acesso de onde eu estiver os meus equipamentos. Uma economia de tempo, caso ocorra algum problema.
Amanha vamos ver l2tp
Grande Abraço.
Rodrigo Meireles
Respostas
Ola! tenho uma rede amigos de três lojas, todas ligadas via antenas para monitorar as câmeras, a rede das antenas esta só com as câmeras, porem queria usar a rede de antenas para ligar elas entre si, tenho uma rb750 em cada loja, fazendo vpn na net. tem como eu interligar as antenas para se cair a antena ficar via internet e quando as antenas estiver ok as lojas ficar via antena ?
rodrigo posso faser dejeito mais usando 2 mikrotik um disca para o outro?skeyp vagalume121
teria como faser isso com um segundo mikrotik disca vpn e os clientes conectar no mkauth?
Descobrir só tinha que colocar o nome do servidor no radio do cliente, exemplo o nome que configurei no pppoe-server Servidor1, Servidor2 ai funcionou
obrigado a todos pelas dicas
descobrir o erro e consertei era há rota que faltava ai coloquei a rota gateway pra comunicar com a rota do mk-auth deu certinho só que agora tenho outro problema o concentrador 2 quando eu ligo ele na rede ptp junto com outro concentrador ninguém conecta nele de ligar separado da certo o que pode ser isso tem como resolver?
no caso esse ai é por rotas o meu é pcc já fiz dessa forma e não deu certo tenho duas ranger de clientes quero que uma sai balanceada por todos os links e uma que são clientes corporativos sai só por uma no pcc é possível?
alguém pode me dar uma força ai?
Rodrigo fiz como seu tutorial quando coloco no meu computador funciona perfeito, porem quando coloco uma rb que tenho em outra rede pelo meu ip valido autentica tudo certinho mais não consigo pingar no meu mk-auth eu pingo de uma rb na outra mais o mk-auth não consigo pptp.
Eu já possuo uma VPN, as filiais dependem da matriz, ela leva todos os secrets, porém se a matriz cair a internet a VPN "morre", teria como fazer com que elas se comuniquem sem precisar de um "concentrador"?
Parabens pelo post