Olá Pedro, parabéns pelo ótimo sistema!!
Cara é o seguinte, estou com dúvidas quanto a algumas configurações no servidor pppoe, no caso, os pools Local-1 e Remote-1, esses nomes são obrigatórios ? como também o nome do serviço servidor-pppoe ? digo porque fiz a instalação em um provedor usando minhas próprias configurações as quais já estou acostumado, e alguns roteadores dlink apresentam problemas de navegação do tipo que nunca havia me acontecido, eles se conectam normalmente, mas o gateway que aparece na conexão fica sendo o mesmo do ip do cliente, já no windows 7, fica sem o ip do gateway, no xp fica tudo normal.. muito estranho... o engraçado é que troco o roteador por um tp-link e fica também ao conectar o pppoe, com o ip do gateway igual ao ip do cliente mas navega normal.. uma outra coisa que também está acontecendo muito aqui pra mim é o mk-auth não estar pegando alguns ips, já mac ele pega normalmente.. valeu cara.. se alguém já passou por isso por favor me ajude a resolvê-las.. obrigado!!
Respostas
Bem, vamos por partes.
Esse problema que você disse está diretamente ligado à configuração dos pools remoto e local.
O pool local vai determinar o ip que seu cliente vai receber "dentro do mikrotik" e o remoto é o ip que o rádio do seu cliente vai receber assim que autenticar. Levando-se em consideração que o pppoe é um túnel, o ip local é o ip da conexão na ponta que tá o mikrotik, e o ip remoto é o ip da conexão na ponta cliente.
Como isso funciona afinal de contas?
Na prática, o ip local vai ser seu gateway e dns, e o remoto é o ip do seu cliente propriamente dito. O ip local pode ser fixo, caso você queira, o que facilita uma configuração manual do dns no seu equipamento caso você não tenha um rádio que faça cache de dns.
O ip remoto, você pode deixar automático, assim o mk-auth pega o proximo ip do pool e manda pro cliente, ou você pode definir o ip manualmente no cadastro do cliente.
Os ips locais e remotos não devem ser da mesma classe de IP, o que evita um conflito ou problemas de força maior.
Basicamente é isso amigo.
Obrigado por responder!!
Mas realmente eu sei do que se trata os ips locais e remotos, o meu problema é que, eu configuro em ip local no profile pppoe o ip 172.16.0.1 que é o gateway, e criei um pool chamado pool1-clientes na faixa 172.16.0.2-172.16.2.254 para atribuir aos meus clientes certo ? até aí tudo bem.. no mk-auth eu crio uma conta normalmente, e deixo marcado para pegar o ip e o mac.. blz.. até aí tb nenhum mistério, o que ocorre:
ah a forma de conexão é a cabo
Quando vou no cliente pra configurar o roteador plugo o cabo na wan do roteador, configuro a wan do mesmo com pppoe dinamico, entro com as configurações de usuário e senha normalmente, finalizo configurando o resto da lan, como ip, dhcp.. bom o que ocorre, o roteador ao se conectar, vamos no caso do dlink por exemplo, entramos na página de status, e lá aparecem os dados da conexão pppoe, vamos dizer por exemplo:
ip do cliente: 172.16.0.10
mascara: 255.255.255.255
gateway : 172.16.0.10 (aqui é onde está minha dúvida / problema, era pra vir 172.16.0.1)
dns: 172.16.0.1, 208.67.222.222, 8.8.8.8
aí tenho problemas de navegação principalmente nos dlink, ele se conecta, eu pingo um site da internet normalmente, mas ao entrar em algum navegador não abre páginas.
bom acho que dessa vez fui muito claro na minha dúvida, o interessante é que no windows xp, nada disso acontece, tudo fica certinho, o ip do cliente, do gateway, tudo normal.. no windows 7 nem dá o gateway, fica em branco
Amigo, trabalho com o sistema no mesmo formato que vc e acontece a mesma coisa.
Nao é por isso que vc nao acessa alguns sites, o problema ta no roteador dlink, aqui tb é assim
A solução que encontrei apos pesquisar muito no google é vc alterar o MTU na interface wan do roteador dlink para 1400.
É tiro e queda, pode fazer que vai funcionar.
Falou tudo. Os roteadores dlink são bem específicos pra esse lance do MTU. Normalmente eu uso 1492, se não der eu uso 1482, e se por fim não resolver, eu baixo pra 1400, sendo essa a última alternativa.
Depois poste os resultados pra gente.
Abraço
Wallace de Lima disse:
Marcelo Marques Gonçalves disse:
estou levando uma surra do pppoe no mikrotik
no windows 7, não atribui gateway, ficando assim:
Adaptador PPP Conexão de Banda Larga:
Sufixo DNS específico de conexão. . . . . . :
Endereço IPv4. . . . . . . . . . . . . . . : 10.0.0.22
Máscara de Sub-rede . . . . . . . . . . . . : 255.255.255.255
Gateway Padrão. . . . . . . . . . . . . . . : 0.0.0.0
deste modo, consegue-se navegar, mas não funciona o Windows Live Messenger que exige um endereço de gateway
como podemos fazer o mikrotik entregar um endereço de gateway para o windows 7?