Vou esboçar aqui algumas dúvidas sobre o funcionamento de alguns recursos disponíveis no MK-AUTH bem como as expectativas e experiências que estou tendo.
1 - Configurado boleto SICREDI em uso e funcionamento com máximo dias de atraso em 36.
2 - Configurado em dados da empresa, dias para corte em 36, não efetuar corte em domingo, auto lançamento 1 e manter títulos sim.
Exemplo do que acontece:
[+] | 00000006 | R$76,90 | 10/01/2012 | R$76,90 | mensalidade | 122300060 | 17/12/2011 |
Cliente não pagou até o vencimento, no dia seguinte entra no pgcorte ( o cadastro fica em vermelho), sendo que eu configurei o corte para apenas depois de 36 dias, logo a meu ver a configuração não condiz com o que ocorre.
Poderia ficar em vermelho, sinalizando que esta em atraso, mas ao meu ver deveria entrar em pgaviso até a data de vcto+36dias quando entraria em pgcorte.
Hoje com o que ocorre, eu fico impossibilitado de bloquear o cliente, também tive a percepção que clientes bloqueados pelo atraso não são desbloqueados quando o vencimento é reaprazado.
Se eu estiver errado me corrijam, continuarei meus testes até que todas as dúvidas sejam sanadas.
Obrigado pela participação de todos.
Respostas
Luciano,
Aqui só ocorre o corte após transcorridos os "dias para corte" configurado no cadastro da empresa! Quanto a alteração da data de vencimento, se não houver boleto vencido, o sistema entende que o cliente está em dia e o desbloqueia.
Então,
Estou expondo o que tem ocorrido aqui pois acho estranho esse comportamento, utilizo a 4.88 (qual delas, não sei dizer), e tenho ainda muito receio de migrar pra 4.89 devido aos problemas relatados no fórum.
Sigo buscando ajuda para resolver isso, obrigado por postar sua experiência.
Luciano, depois de muito tempo esperando, migrei para a 4.89, não estou tendo problemas sérios, apenas o recurso de tirar o cliente da observação de forma automática não está funcionado. De toda forma o recurso é novo e não tinha na versão anterior. Parece que a maioria dos problemas relatados são referentes aos boletos quando agrupados em carnê, no entanto, como uso a maneira antiga não percebi nenhum problema.
Fiz o seguinte agora:
No cadastro de 10 clientes com status em vermelho e titulos vencidos em 01/01/2012, mudei o vcto dos titulos para 15/01/2012 e alterei o vencimento destes clientes para dia 15. Logo após a mudança o título aparece em cinza (antes estava em vermelho), e o cliente permanece em vermelho no cadastro indicando que o mesmo esta bloqueado.
Vou aguardar algumas horas e conferir se desbloqueia, caso não desbloqueie vou solicitar a intervenção do Pedro na tentativa de resolver de uma vez por todas.
Abraço e obrigado.
realmente.. não tinha reparado nesse detalhe... continua em vermelho... porém depois de 5 minutos o sistema faz todo o processo.. libera o cliente.. e fica sem o vermelho...
ah minha versão 4.89
Na verdade acho que tá na hora do Pedro definir como funciona o sistema no tocante as rotinas do sistema relacionado a boleto vencidos e pgaviso e pgcorte e desbloqueio. imagino que dever haver uma rotina padrão e não ficar esta confusão que é.
poxa acho que basta disponibilizar qual a regra o que acontece quando chega o vencimento de um boleto tenho certeza que ninguem pode aqui dizer com propriedade o que acontece e isso é muito importante sabermos oque acontece.
vou descrecver algumas provavel perguntas entre os usuarios.
vamos nos basear em um boleto que vence dia 10/02/12.
1ª)dia 10/02/12 o cliente não pagou o boleto até meia noite então oque acontece:
o pgaviso já vai entrar em açao no dia 11;
e se em acordo eu mudar a data de venc. de 10 para 20 o pgaviso para de aparecer? continuar a contagem para bloqueio em 35 dias apartir do dia 10 ou nova data 20;
2ª) ao passar os 35 dias o clienter ira ver o pgcorte,
provavelmente este boleto foi negociado algumas vezes e se após o bloqueio ele será desbloqueado automaticamente? porque algumas vezes não acontece este desbloqueio mesmo estando selecionado no sistema para desbloquear automaticamente e não tendo mais nenhum débito?
estas são apenas 2 de muitas duvidas que acontece por não saber exatamente qual as rotinas do mkauth, então vai aqui uma sugestao porque quem sabe exatamente com propriedade quais são estas regras e o Pedro então já que foi ele quem definiu tais rotinas gostaria muito que descrevesse aqui um manual simples pra dizer como funciona o sistema ao pe da letra em relaçao as estas rotinas, dizendo apartir de quanto tempo a rotina e rodada o que faz em casos rotineiros com relaçao a clientes com debitos justamente pra jente saber o que o sistema faz, pois eu como muitos aqui não sabe ao serto ou se realmente vai bloquear mesmo e fica aconpanhando e muitas vezes esperamos que vai e quando chega no outro dia nao foi aí fica aquela insegurança terrivel sugindo tópicos como este e duvidas pertinentes a este assunto, e aí oque erá pra o sistema fazer automaticamente acabos tendo que fazer manualmente. ex: não bloqueio entao bloquea, não tirou do bloqueio entao tira, não tirou do addrelits entao tira manualmente e é uma confusao ficamos sempre completando o serviço imcompleto que o sistema deveria ter feito ou não sabemos como ou quando é que ele irá fazer.
então ta aí uma sugetão pra Pedro nos dizer como o sistema funciona com relaçao a cobranças vencidas, a pgaviso , a corte , ou quando é removido de pgaviso e pgcorte entre outros ao invés de ser respondendo de pitada em perguntas exoladas criar um topico ou aqui mesmo para definir quais são as rotinas geral do mkauth e não é obrigado ser descrito de uma vez mas poder ser dividido por partes do sistema ex: rotinas que o mkauth realiza em relaçao ao financeiro, depois pgcorte, depois pgaviso e assim com detalhes ficaremos com uma documentaçao para tirarmos duvidas alen de compararrmos com o nosso e ver se realmente a divergencia. é apenas uma sugestão e claro podemos ter outras sugestoes atrelados a essa.
espero que o Pedro entre na descursao para, sei lá melhorar esta sugestao
A ia esquecendo uma coisa muito importante que sinto falta e seria importante se criar um topico pra informar o que está sendo corrigido ou acrescentado no sistema desta forma ao atualizar agente já vai em cima das mudanças e assim testarmos melhor e constatarmos possiveis mudanças e quem sabe detectar alguma falha e que seja solucionado o mais rápido possivel
Bom é minha humilde sugestão pois percebo esta deficiencia de conhecimento no sistema não só de mim mas de muitoa aqui no forum.
Carlos,
Entendo suas dúvidas, muitos compartilham delas, acredito que o funcionamento é bem simples e lógico em relação a pagina de corte, no entanto, como são necessárias rotinas no crontab para que status sejam alterados na base isso confunde um pouco. O problema é que quando chega uma nova versão algumas coisas que já estavam bem sólidas passam a apresentar algum bug e deixam muitos incertos da maneira que isso ou aquilo funciona.
Existem sim algumas limitações técnicas que tornam determinados problemas mais complicados de se resolver, no entanto, acredito que o Pedro resolve isso sozinho, e tem que ouvir diversas opinões prós e contra. Tem que ter um imenso jogo de cintura! É por isso que sou a favor do debate, antes da implementação de novas idéias.
Pra mim o Pedro precisa de uma equipe, mas para isso precisa de retorno financeiros. É fato que ele não quer cobrança mensalidade, mas poderia ter uma licença trimestral, semestral ou anual para atualizações.
maior parte das rotinas rodam a cada 5 minutos...
Pois é Jhonne, e olha o sistema Mk-Auth é uma das melhores coisas que aconteceu nos últimos dois anos aqui no meu provedor, com ele pude ter um serviço mais competitivo e com uma aparencia mais profissional não vou negar!
Mas como vc falou o Pedro sozinho não pode assumir a grande demanda de deficiencias que o sistema apresenta, mudança que precisar ser implantada, correções que aparecem e que precisa ser resolvido com agilidade, porque quando isso acontece mexe com o dia a dia de muitos provedores, como já falei antes eu sou de pleno acordo em que fosse gerado um beneficiu financeiro mensal, ( claro que não seria um custo extratosferico, até mesmo porque este sistema atende em geral pequenos provedores) mas um custo acessivel a todos e que desta forma fosse viável que o Pedro montasse sua equipe. Porque como eu, muitos pequenos trabalhadores estão se atrapalhando com pequenas falhas no sistema e esperando a quase um mês pela soluçao que ainda não veio e nem se sabe quando, e muito menos pode-se cobrar porque partimos do principio de que tem de se ter compreençao de que o Pedro trabalha sozinho e que tem que esperar mesmo até que um dia ele com muito trabalho e empenho ( porque sabemos que ele é um grande profissional e é responsável ), consigar resolver. É muito complicado.
Sei que ele não quer ajuda financeira nos moldes em que já foi disposto aqui nos topicos como ( doaçao, mensalidades, etc...) aí vai aparecer aqueles que é contra a estes tópicos que fala de financeiro e aí diz "compra mais uma licença e não usa", enfim, não é suficiente se tem 2000 usuarios do sistema e 10 compra licença adicional, não vai servir pra beneficiar o sistema em nada, claro que seria um reconhecimento merecido ao Pedro, mas a ideia proposta aqui é que ajá tal recurso mensal vindo dos 2000 usuarios, para justamente o desenvolvedor profissionalizar o suporte nas correçoes de problemas quando aparecer, claro que inteligente como ele é podera ser feito com censatez e o custo mensal ou trimensal seria viável para todos mesmo os que estivessem comessando, até mesmo porque pelo que o conheço nestes dois anos de uso do sistema e aqui no forun o Pedro não tem perfil de uma pessoa que abusaria financeiramente aqueles que prestigiaram seu Projeto.
Acho que é preciso uma atitude urgente da parte do Pedro neste sentido porque o sistema está muito complexo como todos sabemos e crescendo os seus recursos e a muito tempo deixou de apenas gerenciar usarios de uma rede de internet, sem falar que o mercado exigem as mudanças, implementações bem como acima de tudo agilidade em correçoes de necessedade que surgem.
São estas minha palavras espero que eu seja compreendido por todos e se um dia o Pedro partir pra analizar melhor esta palavras verá que será melhor para todos e adaptar e melhorar segundo sua forma de pensar mas visando a encessidade de um melhor suporte com uma equipe profissional trabalhando em favor da melhora e crescimento do sistema, verá que foi a melhor escolha.
Carlos.
Jhonne Jossy disse: