Dúvidas relativas ao funcionamento de recursos no MK-AUTH



Vou esboçar aqui algumas dúvidas sobre o funcionamento de alguns recursos disponíveis no MK-AUTH bem como as expectativas e experiências que estou tendo.


1 - Configurado boleto SICREDI em uso e funcionamento com máximo dias de atraso em 36.

2 - Configurado em dados da empresa, dias para corte em 36, não efetuar corte em domingo, auto lançamento 1 e manter títulos sim.

Exemplo do que acontece:

[+] 00000006 R$76,90 10/01/2012 R$76,90 mensalidade 122300060 17/12/2011


Cliente não pagou até o vencimento, no dia seguinte entra no pgcorte ( o cadastro fica em vermelho), sendo que eu configurei o corte para  apenas depois de 36 dias, logo a meu ver a configuração não condiz com o que ocorre.

Poderia ficar em vermelho, sinalizando que esta em atraso, mas ao meu ver deveria entrar em pgaviso até a data de vcto+36dias quando entraria em pgcorte.

Hoje com o que ocorre, eu fico impossibilitado de bloquear o cliente, também tive a percepção que clientes bloqueados pelo atraso não são desbloqueados quando o vencimento é reaprazado.

Se eu estiver errado me corrijam, continuarei meus testes até que todas as dúvidas sejam sanadas.

Obrigado pela participação de todos.


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Respostas

  • Luciano,

    Aqui só ocorre o corte após transcorridos os "dias para corte" configurado no cadastro da empresa! Quanto a alteração da data de vencimento, se não houver boleto vencido, o sistema entende que o cliente está em dia e o desbloqueia.

  • Então,

    Estou expondo o que tem ocorrido aqui pois acho estranho esse comportamento, utilizo a 4.88 (qual delas, não sei dizer), e tenho ainda muito receio de migrar pra 4.89 devido aos problemas relatados no fórum.

    Sigo buscando ajuda para resolver isso, obrigado por postar sua experiência.

  • Luciano, depois de muito tempo esperando, migrei para a 4.89, não estou tendo problemas sérios, apenas o recurso de tirar o cliente da observação de forma automática não está funcionado. De toda forma o recurso é novo e não tinha na versão anterior. Parece que a maioria dos problemas relatados são referentes aos boletos quando agrupados em carnê, no entanto, como uso a maneira antiga não percebi nenhum problema.

  • Fiz o seguinte agora:

    No cadastro de 10 clientes com status em vermelho e titulos vencidos em 01/01/2012, mudei o vcto dos titulos para 15/01/2012 e alterei o vencimento destes clientes para dia 15. Logo após a mudança o título aparece em cinza (antes estava em vermelho), e o cliente permanece em vermelho no cadastro indicando que o mesmo esta bloqueado.

    Vou aguardar algumas horas e conferir se desbloqueia, caso não desbloqueie vou solicitar a intervenção do Pedro na tentativa de resolver de uma vez por todas.

    Abraço e obrigado.

  • realmente.. não tinha reparado nesse detalhe... continua em vermelho... porém depois de 5 minutos o sistema faz todo o processo.. libera o cliente.. e fica sem o vermelho...

    1488447933?profile=original

    ah minha versão 4.89

  • Obrigado felipe, estou cogitando a hipotese de upgrade.
  • Na verdade acho que tá na hora do Pedro definir como funciona o sistema no tocante as rotinas do sistema relacionado a boleto vencidos e pgaviso e pgcorte e desbloqueio. imagino que dever haver uma rotina padrão e não ficar esta confusão que é.

    poxa acho que basta disponibilizar qual a regra o que acontece quando chega o vencimento de um boleto tenho certeza que ninguem pode aqui dizer com propriedade o que acontece e isso é muito importante sabermos oque acontece.

    vou descrecver algumas provavel perguntas entre os usuarios.

    vamos nos basear em um boleto que vence dia 10/02/12.

    1ª)dia 10/02/12 o cliente não pagou o boleto até meia noite então oque acontece:

            o pgaviso já vai entrar em açao no dia 11;

            e se em acordo eu mudar a data de venc. de 10 para 20 o pgaviso para de aparecer? continuar a contagem para bloqueio em 35 dias apartir do dia 10 ou nova data 20;

    2ª) ao passar os 35 dias o clienter ira ver o pgcorte,

          provavelmente este boleto foi negociado algumas vezes e se após o bloqueio ele será desbloqueado automaticamente? porque algumas vezes não acontece este desbloqueio mesmo estando selecionado no sistema para desbloquear automaticamente e não tendo mais nenhum débito?

    estas são apenas 2 de muitas duvidas que acontece por não saber exatamente qual as rotinas do mkauth, então vai aqui uma sugestao porque quem sabe exatamente com propriedade quais são estas regras e o Pedro então já que foi ele quem definiu tais rotinas gostaria muito que descrevesse aqui um manual simples pra dizer como funciona o sistema ao pe da letra em relaçao as estas rotinas, dizendo apartir de quanto tempo a rotina e rodada o que faz em casos rotineiros com relaçao a clientes com debitos justamente pra jente saber o que o sistema faz, pois eu como muitos aqui não sabe ao serto ou se realmente vai bloquear mesmo e fica aconpanhando e muitas vezes esperamos que vai e quando chega no outro dia nao foi aí fica aquela insegurança terrivel sugindo tópicos como este e duvidas pertinentes a este assunto, e aí oque erá pra o sistema fazer automaticamente acabos tendo que fazer manualmente. ex: não bloqueio entao bloquea, não tirou do bloqueio entao tira, não tirou do addrelits entao tira manualmente e é uma confusao ficamos sempre completando o serviço imcompleto que o sistema deveria ter feito ou não sabemos como ou quando é que ele irá fazer.

    então ta aí uma sugetão pra Pedro nos dizer como o sistema funciona com relaçao a cobranças vencidas, a pgaviso , a corte , ou quando é removido de pgaviso e pgcorte entre outros ao invés de ser respondendo de pitada em perguntas exoladas criar um topico ou aqui mesmo para definir quais são as rotinas geral do mkauth e não é obrigado ser descrito de uma vez mas poder ser dividido por partes do sistema ex: rotinas que o mkauth realiza em relaçao ao financeiro, depois pgcorte, depois pgaviso e assim com detalhes ficaremos com uma documentaçao para tirarmos duvidas alen de compararrmos com o nosso e ver se realmente a divergencia.  é apenas uma sugestão e claro podemos ter outras sugestoes atrelados a essa.

    espero que o Pedro entre na descursao para, sei lá melhorar esta sugestao

    A ia esquecendo uma coisa muito importante que sinto falta e seria importante se criar um topico pra informar o que está sendo corrigido ou acrescentado no sistema desta forma ao atualizar agente já vai em cima das mudanças e assim testarmos melhor e constatarmos possiveis mudanças e quem sabe detectar alguma falha e que seja solucionado o mais rápido possivel

    Bom é minha humilde sugestão pois percebo esta deficiencia de conhecimento no sistema não só de mim mas de muitoa aqui no forum.

  • Carlos,

    Entendo suas dúvidas, muitos compartilham delas, acredito que o funcionamento é bem simples e lógico em relação a pagina de corte, no entanto, como são necessárias rotinas no crontab para que status sejam alterados na base isso confunde um pouco. O problema é que quando chega uma nova versão algumas coisas que já estavam bem sólidas passam a apresentar algum bug e deixam muitos incertos da maneira que isso ou aquilo funciona.

    Existem sim algumas limitações técnicas que tornam determinados problemas mais complicados de se resolver, no entanto, acredito que o Pedro resolve isso sozinho, e tem que ouvir diversas opinões prós e contra. Tem que ter um imenso jogo de cintura! É por isso que sou a favor do debate, antes da implementação de novas idéias.

    Pra mim o Pedro precisa de uma equipe, mas para isso precisa de retorno financeiros. É fato que ele não quer cobrança mensalidade, mas poderia ter uma licença trimestral, semestral ou anual para atualizações.

  • maior parte das rotinas rodam a cada 5 minutos...

  • Pois é Jhonne, e olha o sistema Mk-Auth é uma das melhores coisas que aconteceu nos últimos dois anos aqui no meu provedor, com ele pude ter um serviço mais competitivo e com uma aparencia mais profissional não vou negar!

    Mas como vc falou o Pedro sozinho não pode assumir a grande demanda de deficiencias que o sistema apresenta, mudança que precisar ser implantada, correções que aparecem e que precisa ser resolvido com agilidade, porque quando isso acontece mexe com o dia a dia de muitos provedores, como já falei antes eu sou de pleno acordo em que fosse gerado um beneficiu financeiro mensal, ( claro que não seria um custo extratosferico, até mesmo porque este sistema atende em geral pequenos provedores) mas um custo acessivel a todos e que desta forma fosse viável que o Pedro montasse sua equipe. Porque como eu, muitos pequenos trabalhadores estão se atrapalhando com pequenas falhas no sistema e esperando a quase um mês pela soluçao que ainda não veio e nem se sabe quando, e muito menos pode-se cobrar porque partimos do principio de que tem de se ter compreençao de que o Pedro trabalha sozinho e que tem que esperar mesmo até que um dia ele com muito trabalho e empenho ( porque sabemos que ele é um grande profissional e é responsável ), consigar resolver. É muito complicado.

    Sei que ele não quer ajuda financeira nos moldes em que já foi disposto aqui nos topicos como ( doaçao, mensalidades,  etc...) aí vai aparecer aqueles que é contra a estes tópicos que fala de financeiro e aí diz "compra mais uma licença e não usa", enfim, não é suficiente se tem 2000 usuarios do sistema e 10 compra licença adicional, não vai servir pra beneficiar o sistema em nada, claro que seria um reconhecimento merecido ao Pedro, mas a ideia proposta aqui é que ajá tal recurso mensal vindo dos 2000 usuarios, para justamente o desenvolvedor profissionalizar o suporte nas correçoes de problemas quando aparecer, claro que inteligente como ele é podera ser feito com censatez e o custo mensal ou trimensal seria viável para todos mesmo os que estivessem comessando, até mesmo porque pelo que o conheço nestes dois anos de uso do sistema e aqui no forun  o Pedro não tem perfil de uma pessoa que abusaria financeiramente aqueles que prestigiaram seu Projeto.

    Acho que é preciso uma atitude urgente da parte do Pedro neste sentido porque o sistema está muito complexo como todos sabemos e crescendo os seus recursos e a muito tempo deixou de apenas gerenciar usarios de uma rede de internet, sem falar que o mercado exigem as mudanças, implementações bem como acima de tudo agilidade em correçoes de necessedade que surgem.

    São estas minha palavras espero que eu seja compreendido por todos e se um dia o Pedro partir pra analizar melhor esta palavras verá que será melhor para todos e adaptar e melhorar segundo sua forma de pensar mas visando a encessidade de um melhor suporte com uma equipe profissional trabalhando em favor da melhora e crescimento do sistema, verá que foi a melhor escolha.

    Carlos.
    Jhonne Jossy disse:

    Carlos,

    Entendo suas dúvidas, muitos compartilham delas, acredito que o funcionamento é bem simples e lógico em relação a pagina de corte, no entanto, como são necessárias rotinas no crontab para que status sejam alterados na base isso confunde um pouco. O problema é que quando chega uma nova versão algumas coisas que já estavam bem sólidas passam a apresentar algum bug e deixam muitos incertos da maneira que isso ou aquilo funciona.

    Existem sim algumas limitações técnicas que tornam determinados problemas mais complicados de se resolver, no entanto, acredito que o Pedro resolve isso sozinho, e tem que ouvir diversas opinões prós e contra. Tem que ter um imenso jogo de cintura! É por isso que sou a favor do debate, antes da implementação de novas idéias.

    Pra mim o Pedro precisa de uma equipe, mas para isso precisa de retorno financeiros. É fato que ele não quer cobrança mensalidade, mas poderia ter uma licença trimestral, semestral ou anual para atualizações.

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