Caros colegas, estou postando essa questão que já levantei anteriormente, porém com algum detalhamento para ver se posso ser ajudado.
Conforme podem observar na figura em anexo, o cliente fica tentando conectar e recebe um IP 0.0.0.0 gerando milhares de conexões cada um durante o dia.
Isto ocorre com clientes em atraso.
Alguém já passou por situação semelhante? Têm alguma ideia do que pode estar ocorrendo?
Agradeço antecipadamente a ajuda!
Respostas
Pedro!
Alguma sugestão???
Estou com mais de 2 milhões de conexões por causa disso, o que está gerando lentidão nos relatórios!
isso poder ser o DHCP Server que está com menos IP que o necessário. ex: se você tiver mais de 256 clientes e coloca apenas um /24 como DHCP, os acimas vai ficar com 0.0.0.0
Tenho um bloco de 1024 IPs Válidos. Os pools que tenho configurados no MK são com esses IPs.
Observando o log no MK vi o seguinte:
No IP local 0.0.0.0 para o remoto dá a seguinte mensagem:
coud not determine remote adress using 10.x.x.x
Na próxima tentativa ele fica 10.x.x.x+1 e sucessivamente... +1, +2 etc
Ou seja ele tá somando +1 ao numero do IP remoto.
O que pode estar gerando isso?
alguma configuração errada, coloca como no manual e testa:
http://mk-auth.com.br/page/radius-com-pppoe
Paulo Cesar S Goncalves disse:
Nessa router, além dos servers PPPOE eu tenho um serviço DHCP habilitado para uma rede interna. Vou desabilitar esse serviço e analisar o resultado.
Mas Pedro, estou precisando muito de sua ajuda para poder limpar essa base de dados de conexões para deixar o sistema mais rápido porque está gerando muita lentidão nos relatórios de conexões.
Qual seria o comando SQL para limpar todas as conexões cujo IP seja 0.0.0.0?
Agradeço de antemão a ajuda!
Olá Pedro, consegui resolver o problema! Havia um pool para o qual remetia à página de corte. Como não encontrava esse pool ficava colocando IP zero.
Grande abraço!
Sei que o POST é velho, mas este problema ocorre, até hoje, mesmo com IPs setados manualmente! Vez por outra, algum cliente abre suporte informando que está sem acesso. Quando verificamos, notamos que o IP está logado com 0.0.0.0. Também observo que este problema só ocorre com clientes adicionais (pelo menos conosco). Para corrigir o problema, basta reparar o cadastro do cliente que o IP volta ao normal, mas, depois de um tempo, o problema se repete. Não utilizo nem um tipo de pool, todos os nosso IPs são setados manualmente e não há nem um pool cadastrado, nem no MKAuth, nem no Mirotik. A verão que utilizo é a 22.03, e o problema ocorre desde versões anteriores. At.te.