Postado por Cristiano em 11 de Junho de 2012 às 7:50pm
Pessoal já procurei e não encontrei solução ainda.
em alguns cliente a tela de login não aparece pra se autenticar e dá erro de DNS, observei que isso acontece frequente no windows 7 e que esta sendo atribuido ip para o cliente normalmente ( DHCP ).
assim que coloca DNS na placa de rede do pc do cliente a pagina aparece, já troquei por varias vezes o dns no mikrotik e não resolveu.
percebi tambem que em host no hotspot o IP que se atribuiu para o cliente já se encontra lá mas com outro mac ( acredito que o problema estaja aqui ).
detalhes:
atutenticação: hotspot ( MK Auth )
IP dinamico: DHCP
IP /30
Grato pela atenção de todos
Cristiano
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aqui uso link dedicado e uso dns ditero no mikrotik, uso dns do google e fiz testes com da opendns.
esse problema acontece com os clientes que usam grade com pci ou usb, os cliente que usam cpe não tenho problema pois uso ip Fixo.
Pessoal eu percebi aqui que esta acontecendo o seguinte:
quando o cliente liga dizendo que apareceu a tela de autenticação, eu vou em host do hotspot e vejo que lá existe o MAC do cliente com mais de um IP, se eu pedir para o cliente reiniciar o PC e excluo os IP que existe em host ai o cliente autentica normal.
"Acredito" que esteja acontecendo o seguinte:
ex: O cliente liga o PC, o DHCP atribui um IP pra ele, EX: 10.1.10.2 com MAC final BC e o clinte se autentica normalmente e navega tranquilo sem problemas e depois de um certo tempo o cliente desliga seu PC!
Ai em um segundo momento o cliente liga seu PC novamente e é atribuido um novo IP pra ele mas diferente do anterior, Ex: 10.1.15.2 com MAC final BC, e o cliente não recebe mais a pagina de autenticação gerando todo esse transtorno.
ai fica em host mais de um IP para o mesmo MAC!
Em resposta da ajuda dos companheiro acima:
Acredito que DNS da rede não seja, pois só acontece com alguns clientes e somente na pagina de autenticação, o restante da navegação dos demais clientes estão normal.
Nos clientes uso que esse problema acontece uso Grade com PCI ou adaptador USB com ip Dinamico.
Em outros clientes uso CPE ( Nanostation ) com IP estatico e não tenho nenhum problema.
amigo, então conselho de técnico para técnico, coloque ip fixo nos clientes com plaquinha, nos que usam nanostation use eles em modo router, e deixe o nano gerar o ip pros clientes, aki uso 100% ubiquiti não uso dhcp, e não tenho esse tipo de problema, pois o mk auth não deixa aparecer a tela de login se o sistema ja esta com um mac e um ip no mikrotik, e pelo visto é esse seu problema segundo vc relatou ae ...
Isso concordo plenamente com vc de usar ip fixo, porem no caso dos cliente que tem pci e usb os chamados iriam aumentar muito, pois o cliente formata o pc, altera configuração e até mesmo fuça sem saber e vira uma bagunça na placa de rede dele.
Agora com os clientes que tem nanostation uso ip fixo, e a mesma serve IP para o cliente e não tenho problema, é uma maravilha!
Mas como não podemos "abandonar" nossos clientes de grade terei que encontrar uma solução pra esse problema.
posso afirmar que o DHCP aqui é muito bom pra mim, porem uns 5% dos clientes tem dado esse problemas diariamente e gostaria de sanar por completo e ter o DHCP 100% eficaz.
Grato pela sua ajuda e vamos ver se alguém tem mais alguma ideia ou solução.
...... amigo, então conselho de técnico para técnico, coloque ip fixo nos clientes com plaquinha, nos que usam nanostation use eles em modo router, e deixe o nano gerar o ip pros clientes, aki uso 100% ubiquiti não uso dhcp, e não tenho esse tipo de problema, pois o mk auth não deixa aparecer a tela de login se o sistema ja esta com um mac e um ip no mikrotik, e pelo visto é esse seu problema segundo vc relatou ae ...
Pedro no cliente a placa de rede fica para obter IP e DNS automaticamente!
no meu mikrotik esta como mostra a imagem abaixo.
Cada vez que um cliente reclama eu observo que o DHCP atribuiu um IP pra ele normalmente e no Host já se encontra o mesmo IP mas com outro MAC e sem trafego ( Um outro cliente que esta com o PC desligado ).
ai faço uma pegunta:
Como e onde configuro para que quando o cliente não tivesse mais trafego na rede o mesmo seja excluído do hosts do hotspot?
Grato
Pedro Filho disse:
verifica se o seu cliente usa o seu mikrotik como servidor dns dele...
Cristiano disse:
Pessoal alguem ai pra compartilhar conhecimento,alguma esperiencia ou sugestão nesse assunto acima?
Respostas
Amigo verifique se o dns que está usando no seu modem é o mesmo do mikrotik,
quais os dns que vc está usando ??
Você usa o que nos clientes ?
antena rádio nano ??
digite em seu navegador o ip que sai pros clientes
se a pagina abrir pode ser o link mesmo como o nosso amigo Maganet informou
esse problema acontece com os clientes que usam grade com pci ou usb, os cliente que usam cpe não tenho problema pois uso ip Fixo.
grato
quando o cliente liga dizendo que apareceu a tela de autenticação, eu vou em host do hotspot e vejo que lá existe o MAC do cliente com mais de um IP, se eu pedir para o cliente reiniciar o PC e excluo os IP que existe em host ai o cliente autentica normal.
"Acredito" que esteja acontecendo o seguinte:
ex: O cliente liga o PC, o DHCP atribui um IP pra ele, EX: 10.1.10.2 com MAC final BC e o clinte se autentica normalmente e navega tranquilo sem problemas e depois de um certo tempo o cliente desliga seu PC!
Ai em um segundo momento o cliente liga seu PC novamente e é atribuido um novo IP pra ele mas diferente do anterior, Ex: 10.1.15.2 com MAC final BC, e o cliente não recebe mais a pagina de autenticação gerando todo esse transtorno.
ai fica em host mais de um IP para o mesmo MAC!
Em resposta da ajuda dos companheiro acima:
Acredito que DNS da rede não seja, pois só acontece com alguns clientes e somente na pagina de autenticação, o restante da navegação dos demais clientes estão normal.
Nos clientes uso que esse problema acontece uso Grade com PCI ou adaptador USB com ip Dinamico.
Em outros clientes uso CPE ( Nanostation ) com IP estatico e não tenho nenhum problema.
Grato pela ajuda de todos!
Cristiano
amigo, então conselho de técnico para técnico, coloque ip fixo nos clientes com plaquinha, nos que usam nanostation use eles em modo router, e deixe o nano gerar o ip pros clientes, aki uso 100% ubiquiti não uso dhcp, e não tenho esse tipo de problema, pois o mk auth não deixa aparecer a tela de login se o sistema ja esta com um mac e um ip no mikrotik, e pelo visto é esse seu problema segundo vc relatou ae ...
Isso concordo plenamente com vc de usar ip fixo, porem no caso dos cliente que tem pci e usb os chamados iriam aumentar muito, pois o cliente formata o pc, altera configuração e até mesmo fuça sem saber e vira uma bagunça na placa de rede dele.
Agora com os clientes que tem nanostation uso ip fixo, e a mesma serve IP para o cliente e não tenho problema, é uma maravilha!
Mas como não podemos "abandonar" nossos clientes de grade terei que encontrar uma solução pra esse problema.
posso afirmar que o DHCP aqui é muito bom pra mim, porem uns 5% dos clientes tem dado esse problemas diariamente e gostaria de sanar por completo e ter o DHCP 100% eficaz.
Grato pela sua ajuda e vamos ver se alguém tem mais alguma ideia ou solução.
...... amigo, então conselho de técnico para técnico, coloque ip fixo nos clientes com plaquinha, nos que usam nanostation use eles em modo router, e deixe o nano gerar o ip pros clientes, aki uso 100% ubiquiti não uso dhcp, e não tenho esse tipo de problema, pois o mk auth não deixa aparecer a tela de login se o sistema ja esta com um mac e um ip no mikrotik, e pelo visto é esse seu problema segundo vc relatou ae ...
Pessoal tenho mais informação do problema , fiquei na casa do cliente e outro técnico no Mikrotik na central.
Seguinte: cliente liga e diz que não aparece a pagina pra se autenticar;
Dados no PC Cliente:
IP: xx.xx.52.2
MAC: xx.xx.xx.xx.xx.7c
e não dá a tela de autenticação mostra a tela de erro que esta em anexo.
Dados do Servidor Mikrotik:
leases no DHCP server: IP xx.xx.52.2
MAC: xx.xx.xx.xx.xx.7c
Hosts do hotspot: IP xx.xx.52.2 esta com outro MAC ( xx.xx.xx.xx.xx.AE ), de outro cliente!
então simplesmente eu excluo esse IP do Hosts e o cliente com MAC xx.xx.xx.xx.xx.7c volta a aparecer a pagina de autenticação.
Nem há necessidade de reiniciar o PC do cliente, somente excluindo esse segundo MAC de hosts já resolve
Tela erro DNS.jpg
Grato
verifica se o seu cliente usa o seu mikrotik como servidor dns dele...
Cristiano disse:
Pedro no cliente a placa de rede fica para obter IP e DNS automaticamente!
no meu mikrotik esta como mostra a imagem abaixo.
Cada vez que um cliente reclama eu observo que o DHCP atribuiu um IP pra ele normalmente e no Host já se encontra o mesmo IP mas com outro MAC e sem trafego ( Um outro cliente que esta com o PC desligado ).
ai faço uma pegunta:
Como e onde configuro para que quando o cliente não tivesse mais trafego na rede o mesmo seja excluído do hosts do hotspot?
Grato
Pedro Filho disse: