Algumas pendências

Mestre Pedro, visto que no marco civil foi aprovado que: os logs de conexão tem que ficarem guardados durante 365 dias, ou seja um ano. Uma coisa que o pessoal confunde muito é que tem que guardar logs de acesso a sites, isso é errado...o log que a Anatel se refere para o Provedor ISP, é os logs de conexão, ficando salvo IP inválido, caso não utilize ip válido, hora de acessso, tempo de duração, etc.

Agora eis uma grande dúvida, tem como você passar um comando para limpar os logs de conexão, ficando guardado dentro do servidor apenas as conexões que possuírem até 365 dias?

Exemplo, neste comando aqui...é para apagar tudo, exceto os 90 dias.

echo "DELETE FROM radacct WHERE acctstoptime < DATE_SUB(NOW(), INTERVAL 90 DAY)" | sudo mysql -h localhost -u root -pvertrigo mkradius

Outra coisa que estou acompanhando é que o cliente não pode mais receber página de aviso de débito na tela do computador. O que pode ser feito é apenas desativar o cliente após os 90 dias, ou seja o prazo do contrato.

A regra dos 45 dias para redução da velocidade está correta, desde que o cliente seja comunicado através de SMS ou alguma página que sua velocidade está sendo reduzida, mas não pode inserir o motivo em momento algum. Você não pode enviar ao cliente que ele está devendo. Pode colocar que ele entre em contato com o provedor caso apareçam dúvidas.

Também tem o hotsite, mestre Pedro. O pessoal está reclamando muito sobre este tema. Que ao configurar para o cliente logar apenas com o CPF ou CNPJ, aparece o campo de login e senha, dai tem que atualizar a página para que apareça somente o campo para o CPF.

Uma dica que iria estourar com tudo seria bolar alguma coisa sobre adicionar banda aos clientes que navegam pela madrugada, sem ficar fuçando manualmente no Mikrotik, pois tem bastante usuário do MK-Auth, leigo neste assunto.

Diferente do plano turbo, teria que ser algo que o pessoal pudesse selecionar os dias da semana, quanto de banda a mais do plano contratado. Ex.: o cliente que utiliza 1 Megabit, a partir das 22:00 pode subir para 1,5 Megabit ou 2.

Estão ai algumas dicas mestre, espero que possa aproveitá-las.

At.
Michel Rodrigues

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Respostas

  • Log de NAT é totalmente inútil se do outro lado a porta do cliente não for logada também. O que é facilmente demonstrado apenas analisando os logs do Apache (o servidor web mais usado no mundo) em /var/log/apache2/access.log.

  • Pela empresa que presta consultoria aqui para gente, eles nos informaram que esta regra dos 45 dias para cortar só valem para provedores acima de 5.000 clientes.

  • É foda, ainda bem que já está saindo do forno o PULSAR MANAGER.


  • Pulsar Manager ? Cuma ? da um atualize aí pra nós rs
    Michel Rodrigues disse:

    É foda, ainda bem que já está saindo do forno o PULSAR MANAGER.

  • no comando Michel 90 é o numero de dias para frente que ele apaga troca por 365 o que ainda é muito, sobre o plano é melhor reduzir usando o recurso do plano 15 o chato é o pessoal passa 30 dias ainda usando net e sobre o hotsite já estou trabalhando em um novo que resolverar esse problema, irei até colocar opção de logar pelo facebook que assim fica mais facil...

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