Boa noite......
galerá hj estive no evento da ibussiness 2011 em curitiba e falando com um pessoal la me fizeram a seguinte pergunta:
- vc usa a autenticação do pppoe no pop ou só na onde esta o mk-auth?
eu respondi:
- só na onde esta o mk-auth....
então a mesma pessoa me falou o mk-auth te da essa opção de poder fazer isso, vc ter um mk fazendo a autenticação por pop e essa rb ir para o mk-auth no radius em precisar que gere um processamento muito alto na sua rb?
ai fica a minha pergunta para o Pedro ou para os "mestres" do forum
é possivel fazer isso?
até logo e obrigado galera....
Respostas
Claro amigo, geralmente esse tipo de esquema e muito usando em redes roteadas, onde cada roteador (rb) terá seu servidor pppoe e em cada rb vc irá coloca as configurações normais.
Cadastro da RB no mk-auth;
Config. do usuário no mk com a chave do mk-auth;
Config. do radius no mk;
Config. do pppoe ou hotspot, etc...
Geralmente pra quem usa redes em bridge coloca um rb de borda, cuja ela será responsavel por esse tipo de gerenciamento, porém qdo esta roteado a autenticação no pppoe deverá ser feito o mais proximo do cliente.
A pergunta feita a vc depende muito do seu ponto de vista, pra mim toda autenticação ( seja ppoe ou hotspot ) é feita na rb, o mkauth entra com o servidor radius que faz somente a autorização e contabilidade dos acessos dos clientes, veja bem que eu disse autorização e não autenticação.
Att.Juliano.
não é possivel, a autenticação precisa ser no mikrotik e de qualquer forma diminuir o processamento do mikrotik e aumentar o do mk-auth não é uma boa ideia...