Novato sofrendo com lentidao de provedor

BOA TARDE AMIGOS, TENHO TIDO MUITA RECLAMAÇÃO DE QUE A INTERNET DO MEU PROVEDOR ESTA LENTA, TENHO CLIENTE QUE ESTAO OTIMOS DE SINAL, CCQ PERFEITO E A INTERNET FICA LENTA, O  MEU CENARIO E O SEGUINTE, TENHO UM LINK 40MB CHEGANDO NA RB 1100, OS PTP COM ALINHAMENTO PERFEITO, CCQ OTIMO, NAS TORRES USO BASESTATION COM ROCKET M5, NA ALIMENTAÇÃO DA SETORIAIS, UTILIZO REGUA-POE E SWUITE, TUDO BONITO,  AUTENTICAÇÃO POR PPPOE, E A REDE É TODA BRIDGE,,, E TENHO POUCOS CLIENTES,

O QUE VCS ME DIRIAM PARA AVERIGUAR, POIS JA NAO SEI O QUE PODE SER...

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Respostas

  • VC usa link deedicado , como ta o ping nos clientes 

  • Grande... não tenho como provar o pq.. mas ja resolvi lentidão excluindo os relatórios de conexões.

    com esse comando dentro do putty.

    echo "TRUNCATE TABLE radacct" | mysql -h localhost -u root -pvertrigo mkradius

    Outra alternativa é exportar os clientes do mk-auth para o mikrotik e ativá-los no secret até que de fato você descobra o motivo da lentidão.

    segue o tópico abaixo.

    http://mk-auth.com.br/forum/topics/uma-imagem-vale-por-mil-palavras

     

  • Filho deixa eu entender sinal bom, enlace perfeito, ccq otimo, ping alto, perca de pacote e lentidão = frequência poluída troca o canal ou coloca em testcomplic para testar que da bom.

    depois volta pois estes canais são proibidos pela anatel.

  • srsrsr, goste da resposta, papo reto. o prol vai ser ele voltar depois que descobrir que é bom.

    Messias Batista disse:

    Filho deixa eu entender sinal bom, enlace perfeito, ccq otimo, ping alto, perca de pacote e lentidão = frequência poluída troca o canal ou coloca em testcomplic para testar que da bom.

    depois volta pois estes canais são proibidos pela anatel.

  • intão respondendo todas as perguntas anteriores,,, sim uso link dedicado, e quanto a frequencia poluida, uso 30nhz, e nao existe canais sobrepostos, pois so esta eu eu mais um provedor q utiliza,... ainda nao implementei mk-aulth... seria o proximo passo, pois ja esta ficando complicado gerenciar, mas por causa desses BOs, prefiri resolver primeiro problemas de lentidadao, estou com 190 clientes, com conexes de 2mb, 1mb, 512k, link nao estoura, por issu q nao intendo, a rede toda tem tudo para funcionar perfeitamente. e foda kara.. kk e de cair  cabelo

  • Amigo, realiza alguns teste

    1º= Testa com notebook direto no Link dedicado - Sim ok ou Não OK

    2º= Testa com notebook direto no Mikrotik - Sim ok ou Não ok

    3º= Testa com notebook a pois o primeiro ptp - Sim ok ou Não ok

    4º= Testa com notebook direto no cliente

    particularmente acredito que seja o canal das antenas coloque em 40nhz e coloca em teste como informado e nos informe

  • Trabalho com cenário muito próximo do seu. 

    Primeiro passo é definir a direção do problema.

    Divida em etapas e setores a verificar.

    Ex.: Testa no outro lado do PTP sem o switch e vê como o link se comporta. 

    Verifica o Log da sua RB e acompanha o que está certo e errado.

    Caso esteja tudo ok, na segunda ponta do enlace com os painéis desconectados, comece a testar sua rede com

    uma setorial por vez. Espere todos os clientes autenticarem nos painéis. Verifique a voltagem.

    Uma dica. Se estiver com Ubiquit, CPE overtek, Pro Eletronics e tals... use 24 v~. Vai por mim

    trabalhar com fonte de 12 v~ da merda.

    E tenho um enlace com painel solar sem em uma montanha sem nenhum ponto de elétrica. A sacada foi colocar 24~ com controlador de tensão (sem inversor).

    Verifique se nos seus APs não tem ninguém com sinal acima de -68, ccq ruim. Um cliente as vezes pode ferrar todos os outros. Elimine esses clientes com sinal ruim. Deixe-os desconectados, abra chamado e corre pro alinhamento ou troca das antenas dos clientes caso não tenha o ganho necessário.

    Não sei qual antena você trabalho e como autentica (whisp, Bridge, IP fixo ou Dinâmico), isso é indiferente, mas nat sbore nat nunca é bom. 

    Sempre use WDS nos enlaces.

    A dica do amigo de trabalhar com "compilance teste" é ótima.

    Lembrando. Quanto maior a largura do canal, menor é a qualidade do link, e maior é o trhouput.

    Ex.: em 20Mhz você manda um sinal menos potente em termo de distância, mas geralmente tem um ping melhor, porém o trhouput de 20 Mhz, sempre será menor do que trabalhar com 40Mhz. O ideal é deixar o AP em 20/40Mhz e no cliente definir a melhor largura de canal. Geralmente os clientes com sinal próximo as torres ficam 20Mhz, por que não precisam de largura de canal tão alta para ter um bom alinhamento.

    A amperagem da fonte faz muita diferença também, as Rockets costumam usar 1000 ma em sua potência máxima. No caso da amperagem é melhor sobrar do que faltar.

    Qual equipamento você tá usando pra setorial?

    O ideal é manter 1 metro no mínimo de distancia entre os rádios (o correto é 1 metro e meio).

    Verifique também o trhouput. Pois quando ubiquit está no máximo do trhouput possível, ela começa a ficar preguiçosa e começa com latência alta, seguida de lentidão. Uma nanostation m5, como chega perto de 20 MB de trhouput, começar a gritar.

    Ruído pode não parecer, mas ferra muito enlace por aí. tenha em mente o espaçamento entre os canais.

    saber decidir trabalhar com uper channel ou lower channel. 

    ex.: seu vizinho está com canal 52.00, use do 52.40 pra cima no caso de 40 Mhz (apenas um exemplo). 

    Creio que boa parte você já deve ter feito, mas tenha em mente que o primeiro ponto a definir é a direção do problema. 

    Divida as etapas de verificação entre PTP, depois PTP+Régua, depois PTP+Régua+Switch, depois PTP+Régua+Switch+Painel 1, e assim por diante.

    Espero não ter falado coisas desnecessárias.

    Só querendo ajudar mesmo.

  • Não é uma solução.

    Fazendo isso terá que acreditar quando o cliente que caiu ontem à noite disser que está há um mês sem conexão e exigir desconto. Fora outras implicações nada agradáveis.

    Lindemberg Fernandes de Lima disse:

    Grande... não tenho como provar o pq.. mas ja resolvi lentidão excluindo os relatórios de conexões.

    com esse comando dentro do putty.

    echo "TRUNCATE TABLE radacct" | mysql -h localhost -u root -pvertrigo mkradius

    Outra alternativa é exportar os clientes do mk-auth para o mikrotik e ativá-los no secret até que de fato você descobra o motivo da lentidão.

    segue o tópico abaixo.

    http://mk-auth.com.br/forum/topics/uma-imagem-vale-por-mil-palavras

     

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