Notei que alguns clientes meus acessam constantemente a central do assinante, e logo em seguida o velocimetro, e alguns minutos depois me ligam dizendo que a internet está lenta (são os clientes que pedem desconto quando vão pagar), no mesmo instante, vamos até a casa desse cliente para averiguar o problema. Chegando lá constatamos que a internet está normal, como deveria ser, usando toda sua capacidade testando pela central do assinante no mesmo velocimetro. Aí o cliente diz que só foi a gente chegar que melhorou. Mas bem sabemos que a realidade não eh essa, pois quando clientes nos ligam, pingamos a maquina do mesmo, acompanhamos o trafego dele atual e nao constatamos problema algum.
Mas ai o que seria interessante para acabar com isso:
Quando os clientes usarem o velocimetro, ele gravar a velocidade que foi passada para o cliente nos logs, pois assim saberiamos se realmente há problema, ou se o cliente está apenas querendo um desconto na mensalidade acusando a internet de estar lenta.
Creio que isso nao acontece só comigo.
Mas em todo caso acho que essa opção seria interessante tb para identificarmos clientes com problemas e que muitas vezes nao nos ligam, ai ficamos sem saber que esse cliente realmente tem problema.
Abraços.
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velocimetro não prova nada.. temos varias ferramentas pra burlar esse tipo de teste..
lembrando que..o velocimetro do mk-auth esta dentro da sua rede.. ou seja.. a internet realmente pode estar lenta.. e o velocimetro marcar a melhor das velocidades...
aqui sempre peço pra iniciarem um download de um velho conhecido http://fisica.ufpr.br/kurumin este é um dos melhores links de internet do PR, entao num tem como haver falhas.... peço pra iniciarem o download de um dos arquivos e acompanho o desenvolver do download via winbox.. salvo em jpg... e envio ao cliente pelo email.. informando a situação...
Tudo na informática é burlavel. Nada é 100% seguro.
Porém passo a full o velocimetro para os clientes.
Então ele tem que quebrar um pouco mais a cabeça antes de conseguir burlar o velocimetro.
Nao adianta ele colocar um video pra baixar e usar o velocimetro para velocidade acusar baixa.
No caso, o cliente nao saberia que posso ver o historico de teste do velocimetro dele.
E tambem serveria para identificar quem precisa de manutenção e nao liga.
Felipe José Salata disse:
velocimetro não prova nada.. temos varias ferramentas pra burlar esse tipo de teste..
lembrando que..o velocimetro do mk-auth esta dentro da sua rede.. ou seja.. a internet realmente pode estar lenta.. e o velocimetro marcar a melhor das velocidades...
aqui sempre peço pra iniciarem um download de um velho conhecido http://fisica.ufpr.br/kurumin este é um dos melhores links de internet do PR, entao num tem como haver falhas.... peço pra iniciarem o download de um dos arquivos e acompanho o desenvolver do download via winbox.. salvo em jpg... e envio ao cliente pelo email.. informando a situação...
Use o velocimetro da Copel...duvidooooo que erre em algo....os proprios da GVT usam ele pois é ele e o da gvt o unicos que tem link para ser o mais proximo do correto...lembrando que se tem un 3% de perda sendo via web.
Ai que está, o melhor velocimetro para se testar nesse caso especifico, é o da Central do Assinante, pois passa a full para o cliente com as regras de marcação no mangle.
E o mais interessante é o log de velocidade, pois podemos indentificar quem está ruim, e quem está mentindo que está ruim querendo ganhar um disconto.
Sempre que vamos instalar um novo cliente, eu uso o velocimetro da Central do Assinante, uso o velocimetro do SpeedTest.net, e também faço um download do Debian pelo proprio site do Debian.
O Primeiro velocimetro serve para testar o throughput maximo do cliente, já que passa a full, e se a velocidade estiver acima da banda contratada, eu sei que ficou bom.
Se no segundo velocimetro que no caso é o Speedtest der abaixo da banda contratada, eu verifico se não há atualizações de antivirus sendo baixadas, verifico se não há atualizações do windows sendo baixadas e etc... também verifico a velocidade dele no hotspot.
Mas como eu já disse, o interessante do log disso, é saber quem realmente precisa de reparos e nao liga para pedir suporte, e saber aqueles que ligam querendo desconto mentindo sobre a velocidade. Eu sei que ele está mentindo pois também acompanho a velocidade dele no hotspot, mas ele insiste em falar quem está lento, e qdo vamos lá está tudo normal. Então gravando em logs, podemos provar para esses dois ou tres clientes mao de vaca, que eles estão mentindo para ganhar 5 ou 10 reais no fim de mês. Pq anteriormente já demos desconto a eles por esse mesmo tipo de reclamção, mas todo mês fica dificil, fica complicado. A gente faz a visita para averiguar o problema, chega lá o sinal do cliente está -45 dBi. 7000kbps de throughput, ping a de media de 1 a 5 ms com pouca oscilação, nevagação normal, velocidade normal. Aí como já disse, o cliente diz que só foi a gente chegar que melhorou na maior cara de pau, e isso toda vez que vamos lá.
É chato isso, e um historico de testes no velocimetro ajudaria nao só a mim, como também outros provedores que passam pelo mesmo problema. No caso vamos definir quem realmente precisa, e quem só choraminga por um desconto mentindo na cara de pau que a internet está ruim.
Felipe José Salata disse:
tambem uso da copel. é o mais próximo do real..
mas gosto de ver o download de um arquivo grande sendo baixado... então faço como eu falei acima...
e faço monitoramento pelo winbox pra ver quanto esta chegando a final a velocidade...
quando ele informar que a internet esta ruim.. abra um chamado.. visite.. e faça o relatório cobrando a visita... cobre um valor simbólico...(9,90 por exemplo)
tenho certeza que depois da primeira visita cobrando.. pra resolver problema que não existe...ele nunca mais vai encher o teu saco...
e ja entupa ele com a garantia de banda.. onde o minimo exigido é variado conforme o contrato que ele assinou
Mas ainda assim seria bom pra indentificarmos quem está ruim. Ou também pode ficar algum marcação no cadastro do cliente dizendo que o sinal dele está ruim. Pois vira e meche alguem muda a antena pq reformou a casa e etc... e na hora de colocar de volta nao chama o suporte e instala de qualquer jeito, pensando que é como antena de TV, bastando colocar o mais alto possivel que fica bom. E sabemos que nao funciona desse jeito.
Enfim, acho que esse seria um recurso que nao atrapalharia ngm, só ajudaria.
Felipe José Salata disse:
quebre as pernas do teu cliente...
quando ele informar que a internet esta ruim.. abra um chamado.. visite.. e faça o relatório cobrando a visita... cobre um valor simbólico...(9,90 por exemplo)
tenho certeza que depois da primeira visita cobrando.. pra resolver problema que não existe...ele nunca mais vai encher o teu saco...
e ja entupa ele com a garantia de banda.. onde o minimo exigido é variado conforme o contrato que ele assinou
se não ele aplica as configurações e atualizações.. ai o banco de dado fica mais pesado.. a central e os detalhes ficam lentas.. e a galera cai de pau em cima dele...
mas lógico que quanto mais informações melhor é...
Respostas
lembrando que..o velocimetro do mk-auth esta dentro da sua rede.. ou seja.. a internet realmente pode estar lenta.. e o velocimetro marcar a melhor das velocidades...
aqui sempre peço pra iniciarem um download de um velho conhecido http://fisica.ufpr.br/kurumin este é um dos melhores links de internet do PR, entao num tem como haver falhas.... peço pra iniciarem o download de um dos arquivos e acompanho o desenvolver do download via winbox.. salvo em jpg... e envio ao cliente pelo email.. informando a situação...
resolvo assim....
Porém passo a full o velocimetro para os clientes.
Então ele tem que quebrar um pouco mais a cabeça antes de conseguir burlar o velocimetro.
Nao adianta ele colocar um video pra baixar e usar o velocimetro para velocidade acusar baixa.
No caso, o cliente nao saberia que posso ver o historico de teste do velocimetro dele.
E tambem serveria para identificar quem precisa de manutenção e nao liga.
Felipe José Salata disse:
Use o velocimetro da Copel...duvidooooo que erre em algo....os proprios da GVT usam ele pois é ele e o da gvt o unicos que tem link para ser o mais proximo do correto...lembrando que se tem un 3% de perda sendo via web.
http://speedtest.copel.net/speedtest.swf
ou
http://www.copel.com/hpcopel/telecom/
mas gosto de ver o download de um arquivo grande sendo baixado... então faço como eu falei acima...
e faço monitoramento pelo winbox pra ver quanto esta chegando a final a velocidade...
Com certeza, no caso seria um real teste de carga...neste servidor da UFPR aqui no Paraná é bom para isso, depois só multiplicar por 8 e boa.
E o mais interessante é o log de velocidade, pois podemos indentificar quem está ruim, e quem está mentindo que está ruim querendo ganhar um disconto.
Sempre que vamos instalar um novo cliente, eu uso o velocimetro da Central do Assinante, uso o velocimetro do SpeedTest.net, e também faço um download do Debian pelo proprio site do Debian.
O Primeiro velocimetro serve para testar o throughput maximo do cliente, já que passa a full, e se a velocidade estiver acima da banda contratada, eu sei que ficou bom.
Se no segundo velocimetro que no caso é o Speedtest der abaixo da banda contratada, eu verifico se não há atualizações de antivirus sendo baixadas, verifico se não há atualizações do windows sendo baixadas e etc... também verifico a velocidade dele no hotspot.
Mas como eu já disse, o interessante do log disso, é saber quem realmente precisa de reparos e nao liga para pedir suporte, e saber aqueles que ligam querendo desconto mentindo sobre a velocidade. Eu sei que ele está mentindo pois também acompanho a velocidade dele no hotspot, mas ele insiste em falar quem está lento, e qdo vamos lá está tudo normal. Então gravando em logs, podemos provar para esses dois ou tres clientes mao de vaca, que eles estão mentindo para ganhar 5 ou 10 reais no fim de mês. Pq anteriormente já demos desconto a eles por esse mesmo tipo de reclamção, mas todo mês fica dificil, fica complicado. A gente faz a visita para averiguar o problema, chega lá o sinal do cliente está -45 dBi. 7000kbps de throughput, ping a de media de 1 a 5 ms com pouca oscilação, nevagação normal, velocidade normal. Aí como já disse, o cliente diz que só foi a gente chegar que melhorou na maior cara de pau, e isso toda vez que vamos lá.
É chato isso, e um historico de testes no velocimetro ajudaria nao só a mim, como também outros provedores que passam pelo mesmo problema. No caso vamos definir quem realmente precisa, e quem só choraminga por um desconto mentindo na cara de pau que a internet está ruim.
Felipe José Salata disse:
quando ele informar que a internet esta ruim.. abra um chamado.. visite.. e faça o relatório cobrando a visita... cobre um valor simbólico...(9,90 por exemplo)
tenho certeza que depois da primeira visita cobrando.. pra resolver problema que não existe...ele nunca mais vai encher o teu saco...
e ja entupa ele com a garantia de banda.. onde o minimo exigido é variado conforme o contrato que ele assinou
Se precisar de tres visitas vamos cobrar a 4°.
Mas ainda assim seria bom pra indentificarmos quem está ruim. Ou também pode ficar algum marcação no cadastro do cliente dizendo que o sinal dele está ruim. Pois vira e meche alguem muda a antena pq reformou a casa e etc... e na hora de colocar de volta nao chama o suporte e instala de qualquer jeito, pensando que é como antena de TV, bastando colocar o mais alto possivel que fica bom. E sabemos que nao funciona desse jeito.
Enfim, acho que esse seria um recurso que nao atrapalharia ngm, só ajudaria.
Felipe José Salata disse:
se não ele aplica as configurações e atualizações.. ai o banco de dado fica mais pesado.. a central e os detalhes ficam lentas.. e a galera cai de pau em cima dele...
mas lógico que quanto mais informações melhor é...