Boa Noite.
Amigos estou com uma grande duvida, uso o mk-auth juntamente com o mk com hotspot, ou seja o cliente loga e ele da um IP automatico para o cliente, fica ai para vocês darem a opinião de qual maneira é melhor configurar meus nanom5 na casa do cliente.
1 config: configuro eles no modo cliente wds, coloco no modo bridge, coloco um ip na faixa da minha rede dentro do nanom5 para acessa-lo quando quiser e o dhcp do servidor é entregue na placa local do cliente.Caso o cliente tenha um acess point dentro de casa, espeto o cabo da bridge na WAN do acess point e ele fornece o dhcp dentro desse radio e este radio fornece o dhcp dele para os que se conectarem na rede.
2config: configuro a nanom5 em modo router pegando o dhcp da rede, e a lan da nano distribuindo pela faixa setada dentro dela.Caso um cliente tenha um acess-point fica igual o outro caso, wan em dhcp e forncendo dhcp do proprio acess-point na wireless.
Estou com muita duvida qual modo seguir pois ja ouvi muitaaaaaaaaaaaaa coisa, me disseram que tinha que ser em bridge porque se deixar em router retorna dhcp na rede, isso nao é verdade creio eu pq a lan e wan sao redes isoladas, no caso a nano em router recebe o dhcp pela sem fio no caso a sem fio seria a wan e a lan iria fornecer uma faixa dhcp sendo assim impossivel retornar ip´s da nano na rede, seria possivel retornar ip na rede se o radio que recebe o sinal estivesse em bridge e o cliente fuçar e tirar o cabo da wan do acess-point e colocar na lan, ai sim iria retornar dhcp pra rede, alguem pode me ajudar ai e informar qual a melhor maneira, pois no momento em minha rede cada nano m5 esta em bridge, com um ip na faixa 172.16.X.X, dando o dhcp do servidor direto na placa local do cliente.
Obrigado
Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.
Respostas
Claroq em modo router amigo...
Modo router sempre. Essa história de retornar IP pra rede é lenda de gente que configura mal seus equipamentos. Modo router você isola seus clientes e evita acesso indevido às máquinas entre si. Vale ressaltar que você deve usar umas regrinhas de firewall ainda assim pra melhorar sua segurança. Nada absurdo, só o básico mesmo. Mas modo router sempre.
Em modo bridge q acontece esses problemas, pois a bridge não isola nada, e tudo q errado q o cliente fizer na rede dele retorna pra sua... O mais errado q vejo por ai é o pessoal querer usar o mesmo radio para 2 ou 3 clientes diferentes, o certo é 1 radio/cpe/placa/etc por cliente...
com serteza pode usar em bridge o mikrotik vai gerenciar para você todas as conexoes inclusive vc pode configurar um balanciamneto perfeito desta forma tenho em uso e funciona muito bem não trava não da pau se cair ele conecta novamente
Basta ter a configuração exata (os modens dentro do mikrotik não ficam em bridge)
Fernando,
Vc configurou como router? Poderia passar a configuração efetuada no cliente para funcionar?
amigo uso minha rede em bridge e nunca tive problemas.
e so configurar certinho que fica "paidegua"
Boa noite.
No modo router eu coloquei a nano como station, coloquei ela no modo router, habilitei o nat, e setei a faixa dhcp fornecida pela lan da nano, pronto, ela recebe o dhcp do servidor da wan, esta fazendo nat com a local, ai quando voce abre o navegador pede login e pronto, simples e facil de manipular.
Paulo Henrique Costa disse: