Ola Galera tudo bem!!!
Estou com uma duvida de fortalecer meus POPS, hoje atualmente utilizo 2.4B com 300 clientes espanhados, para eu nao precisar trocar todo mundo me deram a dica de colocar 2.4 G e N mais estou com essa grande duvida senao vou perder tudo aqui tem provedor aqui vendendo internet com Plano R$15,90 500kb R$ 19,90 1MB qual ideias de voces Help.
att
William Barbosa
Respostas
Isso mesmo, se mudar pra 2.4 e N, vc tbm perderá bastante equipamento. Aconselho colocar rocket m5 + basestation 19dbi 120° e usar em 5ghz mesmo, ai vc vai mudando aos poucos os clientes q quizerem mais banda!!
Boa tarde amigo, tenho um provedor onde utilizo para os link ponto a ponto rocketm5+rocketdish 30dbi, setoriais de 90º basestation+rocket m5 e nos clientes uso nano m5.
O que tenho a lhe dizer que é simplesmente perfeito, raramente algum cliente fica com menos de 95% ou 90% de ccq,ajustando a potencia, o canal fica perfeito.
Eu ia seguir o conselho do amigo Rogério Alves, apenas nao segui pelas basestation de 120º nao serem homologadas e morro de medo da tia ANA huahuahua, mas é isso ai 5.8ghz N neles =)
Ja são homologadas sim parceiro, rsrs...
Fernando Moreno Lopes Roberto disse:
Estou começando a trabalhar parte da minha rede em G, estou gostando dos resultados, desde que bem trabalhado e obedecendo certo criterios tecnicos fica bacana e se consegue um alto ganho de banda, consegui otimos resultados. 5.8Ghz com e melhor agora mais quando se fala no cliente arcar com o vlr dos equipamentos fica meio dificil, a não ser empresas assim justifica o gasto, mais pra residencias estou colocando em G mesmo e estou gostando muito.
Att.Juliano
Minha experiência com G é pessima, soh aumento de interferência e poluição, acho que quem consegue bons resultados deve estar num local quase sem interferência.
Concordo, trabalhar com G principalmente em grandes centros urbanos, é horrível, hoje toda residência/ empresa tem um Roteadorzinho wireless operando neste ambiente, o que implica em muitas interferências. Se quer melhorar seus serviços e está com dificuldades pra financiar um lote grande de AirGrid 5.8Ghz, aconselho a continuar em modo B mesmo, pois G é passageiro as bonanças.
Abraços.
Independente se estiver em B ou G vai ter interferencia de qualquer maneira, a questão e monitorar sempre que com ctz consegue um retorno viavel e com baixo investimento por parte do provedor e zero por parte do cliente.
A história não bem é essa, o método de modulação é totalmente diferente, a invasão de canal adjacente traz maiores problemas! Ta longe de ser a mesma coisa quanto à interferencia.
Juliano César Santos disse:
Acho q vc não leu minha msg com atenção, não disse em momento algum q é a mesma coisa, disse q "vai ter interferencia de qualquer maneira". Mesmo assim, pra mim tanto faz, sei q aqui ta funcionando de forma magnifica e meus clientes estão totalmente satisfeitos. 5.8 na minha rede justifica se for pra empresas ou algo do genero. Ai sim justifica o investimento, agora para clientes q não tem condição de arcar com equipamentos novos e no mercado em q vivo, não compensa pagar kit para clientes, acho uma boa alternativa.
Att.Juliano.
Nossa empresa é pequena, temos apenas em 4 Cidades, e apenas na ultima montada a menos de 5 meses estamos em 5.8Ghz, realmente hoje a questão custo benefício fala mais alto, 2.4Ghz não é uma frequência ruim quando se trata de cliente residencial, a questão é muito complexa pra ser discutida pois abrange derivados fatores. Resolvemos trabalhar com 5.8 pela necessidade de capacidade de tráfego, mais nas 3 cidades na qual atendemos em 2.4 está excelente em modo B, a qualidade se faz em equipamentos de linha, e no bom atendimento/ monitoramento.