Pessoal,
Estou com o seguinte problema.
Quando o cliente vai gerar a segunda via do boleto na central do assinante a data do boleto não é atualizada para a data de hoje. Por exemplo, hoje é dia 27/07. O vencimento do cliente foi dia 05/07. Quando o cliente gera a segunda via do boleto ele vem com o vencimento para 12/07!! Ou seja, a data não atualiza para 27/07 e dai um abraço, o cliente não consegue pagar o boleto em qualquer lugar porque ainda está com a data vencida.
O MKAuth aqui é o 4.91.
Detalhes:
- Esses clientes eram carnês e eu converti para boletos;
- Fiz a conversão para boletos porque como carnê o cliente não conseguia gerar a segunda via de uma mensalidade em específico;
- Tenho um script rodando todos os dias as 5:00 da manhã para converter carnês em boletos (usava assim porque geravamos o carne pro cliente, mas como precisava que o cliente conseguisse gerar a segunda via do boleto na central, caso esquecessemos de desatrelar os titulos do carne, esse procedimento seria feito automatico);
Script que faz a conversao:
#!/bin/bash
echo "UPDATE sis_lanc SET tipocob = 'fat', codigo_carne = NULL" | sudo mysql -h localhost -u root -pvertrigo mkradius
echo "TRUNCATE TABLE sis_carne" | sudo mysql -h localhost -u root -pvertrigo mkradius
Alguma idéia?
Respostas
Amigo aqui tambem passei por problema parecido, e a soluçao foi a seguinte:
no menu contas bancarias cliquei em alterar na conta do banco e defini no campo máximo de dias em atraso a quantidade de dias em que o cliente pode pegar boleto com data atualizada ex:
boleto venc. dia 10/07/12
se eu colocar la no campo 10 e o cliente for pegar uma segunda via o venc. vai sair 20/07/12 e não a data de hj.
mas se eu colocar la no campo 20, quando o cliente solicitar a segunda via o venc. vai sair 27/07/12, pois ainda está dentro do prazo que determinei e o cliente ainda pode atualizar a data deste boleto até dia 30/07/12.
espero que resolva.
Carlos,
Alterei a data (que estava 7 dias) para 30 dias e testei, e realmente resolveu, obrigado!
Como começamos a posicionar agora os clientes sobre a segunda via do boleto, vimos surgir esse problema só agora.
Só por pesquisa: Quantos dias vc utiliza no seu sistema no campo maximo de dias em atraso?
Aqui tem cliente que é bloqueado depois de 7 dias e outros depois de 15 dias.
A idéia é informarmos ao cliente que ele pode gerar a segunda via, efetuar o pagamento e será desbloqueado automaticamente pelo sistema, mas não sei ao certo quantos dias colocar no maximo de dias em atraso.
Obrigado.
Olha Elias aqui no forun vejo muita gente colocar 15, 10 e até 5 dias, mas olha se não quiser ter problemas com justiça cara da o direito deles que é 35 dias, é duro mas se quiser ter razão tem que ser assim, e antes de bloquear é preciso informar ao cliente via carta pelo correio que colhe assinatura comprovante de entrega.
agora se vc perceber achar que não terá grandes problemas em relaçao a justiça, e que os teus cliente não liga muito pra isto ou não sabem deste direito, então diminui este prazo.
já aqui cara tenho que amargurar 38 dias pois.
Elias Andrade disse:
Carlos, obrigado pelas dicas.
É dureza seguir a risca os 35 dias, tem cliente que espera o prazo maximo pra pagar - e quando paga.
Mas quando se está com SCM tudo certinho é melhor seguir a risca mesmo.
tambem acho dureza mas olha que mesmo se não tiver scm é importante tentar não bloquear antes, até mesmo porque se o cliente faz uma denúcia no procon, mesmo sem saber da necessidade de scm, apenas pra reclamar por que bloqueou antes do prazo, a primeira coisa que o procon faz é procurar saber se o provedor está registrado na anatel. e aí amigo é visita da anatel na certa. é bronca.
Elias Andrade disse:
Boa tarde,
poderia postar as fontes de tais informações, pois não consegui achar elas. Aliás pelo que me conta o marco civil não declara provimento de acesso a internet como serviço de primeira necessidade, como agua, luz e telefone, logo não não fica regido pelo mesmo processo.
gostaria de ter mais exclarecimentos sobre o assunto, por isto requisito tal informação.
Grato.
Carlos Roberto Borges disse:
Olá Alex, esta questão de prazo de dias máximo para bloqueio de serviço de internet a Anatel ainda não regulamentou, mas o que ela informa é que a prestadora deve informar este bloqueio com antecedencia de 15 dias ao cliente, aí eu aqui faço o seguinte:
5 dias após o venc. o cliente começa a ler a pagina de avisos de debito;
20 dias após o venc. o cliente recebe a notificaçao por carta (colhendo assinatura );
15 dias após o cliente receber o comunicado posso bloquear
no mk-auth coloco pra bloquear com 38 dias pois se ele pagar no ultimo dia do prazo 35 dias o banco pode me mostra com 3 dias, totalizando 38 dias.
bom é minha forma de trabalhar por aqui onde os clientes (mesmo maus pagadores) são cheios de direitos, alem de se ter uma concorrencia disleal.
Alex Costa disse:
nas configurações da conta tem o campo maximo dias em atraso, coloca o maximo que o sistema pode atualizar a data em dias...