Pessoal, novamente estou acometido deste problema resolveu por uns dias, mas agora a coisa voltou com força total, vou explicar o ocorrido, e a topologia pra ver se alguém me dá uma luz, por que tá dificil..

Começando, instalei em um provedor a mais ou menos 2 meses, mas com cerca de 1 mes de funcionamento essa nova estrutura..

 

o dono do provedor comprou uma máquina nova, com placa mãe biostar, processador intel core i3, 4 GB de ram, hd de 500G, 2 placas de rede 3Com 10/100mbits e 1 placa de rede Onboard chipset realtek 10/100/1000.

 

RouterOS 5.5 registrado Level 5. restaurei as configurações que estou acostumado de um backup que uso, o backup é da versão 3.30, até aí funcionou tudo normal sem problemas..

 

placa 1 - > link 

placa 2 -> radius ( mk-auth)             10.10.0.1/29

placa 3 -> pppoe_externo (clientes)  172.16.0.2-172.16.2.254

 

funcionando como concentrador pppoe.

 

 

montei o mk-auth 4.85, hoje já está atualizado para a versão 4.86, foi cadastrado os clientes, os planos, registrado, tudo normal..

 

a particularidade foi a seguinte, ficou cerca de quase um mes para o pessoal cadastrar os clientes, tudo foi feito calmamente pra não deixar nenhum furo.. e o micro no qual foi feito esse cadastro funcionou usando essa nova estrutura normalmente usando conexão pppoe.

 

cadastrados todos os clientes, partimos para a implantação, aí começou os travamentos do servidor mikrotik, travava pelo menos uma vez por dia.. desativei o suporte a multi-cpu, e nada, a cpu ia a 100% e travava, o jeito foi trocar a placa mãe.

 

trocamos para uma asus, o problema do travamento foi resolvido, mas começou o problema do pppoe ficar caindo direto.. estou pensando até em formatar e começar tudo novamente, sem usar backup fazer toda a configuração na unha mesmo, só que estou com medo de perder a licença do mk, visto que, não formatei esse hd na placa que hoje estamos usando, esse é o meu medo. Se alguém já passou por esses problemas, por favor, passe um pouca da experiência de vocês, talvez possa me ajudar em alguma coisa.. estou no desespero mesmo..

 

o q já fiz::

 

já troquei mtu/mru pra baixo, pra cima, iterim update, idle timeout, session timeout, já verifiquei tudo, desde mk-auth, tudo.. não acho problema, só se for versão do mk, é a primeira vez que a instalo.. 

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Respostas

  • Isso pode ser varias coisas, mais comuns são placa e cabo de rede com defeito, switch, se trabalhar com wireless, verificar nos logs da rb transmissora, pois pode ser nela o problema.

    A versão do mikrotik não é pois uso aqui!!!

  • rapaz a coisa aqui é sinistra, aqui a conexão é por cabo, já trocamos o switch do servidor, troquei placas de rede, troquei cabos, muitos clientes se conectam e ficam normal 20:00:00 horas conectados, mais muitos caem direto, o incrível é que chegou perto de 60 clientes começa o cai-cai, penso tb que pode ser a rede do provedor, algum switch de rua bichado, mas é aquilo, vai falar isso para o dono do provedor, trabalhou a vida toda com ip estático e não ocorre isso com o ip estático.. então a gente cansa de falar, mas eles nunca querem admitir que a rede tem problemas..
  • Com certeza é algo na rede sim, se toda rede passa por apenas 1 switch pode ser ele o problematico...
  • Sim cara, são cinco cabos que vão para rua, ou seja, cinco redes todas são ligadas em um só switch, acredito que seja mesmo na rede, pois alguns clientes ficam conectados por horas a fio e não perdem a conexão, amanhã vou fazer testes, instalei um mikrotik no meu notebook e testarei a comunicação entre os pontos da rede até o servidor, tenho que descobrir o q está havendo..
  • para trabalhar com pppoe a rede tem que esta perfeita, pode pergunta ao qualquer um que usa pppoe aqui como o Rogerio, qualquer pequena falha já causa muita queda de conexão...

    Marcelo Marques Gonçalves disse:
    rapaz a coisa aqui é sinistra, aqui a conexão é por cabo, já trocamos o switch do servidor, troquei placas de rede, troquei cabos, muitos clientes se conectam e ficam normal 20:00:00 horas conectados, mais muitos caem direto, o incrível é que chegou perto de 60 clientes começa o cai-cai, penso tb que pode ser a rede do provedor, algum switch de rua bichado, mas é aquilo, vai falar isso para o dono do provedor, trabalhou a vida toda com ip estático e não ocorre isso com o ip estático.. então a gente cansa de falar, mas eles nunca querem admitir que a rede tem problemas..
  • Com certeza, rede pra pppoe não pode ter falhas não, e o problema do amigo aqui creio q seja p switch q distribui para rua... Ai é so colocar um switch de renome e marca, como HP, cisco, eu tenho um switch gerenciavel da tp-link q da um show, outra coisa, se os switchs da rua não tiverem vlan fixa para que as portas não se comuniquem, tbm causa problemas, e mais ainda, jamais o cabo do switch da rua deve entrar direto na placa do cliente, tem de colocar um roteador wired no cliente. Se tudo q eu falei aqui não fazer parte da rede, vai ser muito dificil arrumar...

    Pedro Filho disse:
    para trabalhar com pppoe a rede tem que esta perfeita, pode pergunta ao qualquer um que usa pppoe aqui como o Rogerio, qualquer pequena falha já causa muita queda de conexão...

    Marcelo Marques Gonçalves disse:
    rapaz a coisa aqui é sinistra, aqui a conexão é por cabo, já trocamos o switch do servidor, troquei placas de rede, troquei cabos, muitos clientes se conectam e ficam normal 20:00:00 horas conectados, mais muitos caem direto, o incrível é que chegou perto de 60 clientes começa o cai-cai, penso tb que pode ser a rede do provedor, algum switch de rua bichado, mas é aquilo, vai falar isso para o dono do provedor, trabalhou a vida toda com ip estático e não ocorre isso com o ip estático.. então a gente cansa de falar, mas eles nunca querem admitir que a rede tem problemas..
  • meus amigos, muito obrigado pelas respostas, é como eu já esperava mesmo, antes este provedor trabalhava com ips estatáticos e controle de banda através de simple queue, e tb cadastravam os ips e macs no arp do mk, então assim camufla o problema, pois se por pequenos intervalos a conexão era cortada por quaisquer motivos o cliente não sentia tanto, pois o mesmo nem ficava sabendo, agora com pppoe a coisa é diferente, fica discando para o provedor então é bravo.. to pensando em voltar a usar a estrutura antiga, pois até sanarmos os problemas da rede, vai demorar um tempinho, e não dá para os clientes ficarem esperando né..
  • Teste.

    Coloca uma rb com as mesmas confs do pc só que como um concentrador pppoe em paralelo.

    E testa se acontece a mesma coisa com a rb. 

    Variaveis: Memória. Placa de Rede, Switch, Fonte.

    Se rolar bem na rb então é o PC.

     

  • Cara já tive esse problema e não soube resolver...

     

    Meus clientes faziam o login normal via PPPoE ma após 1 minuto eles desconectavam, eu vi que no mk-auth nos relatorio do cliente ele logava e fica ativo por 1 minuto e mesmo ele acessando página no relatorio nao gerava trafego, o que ocasionalmente o Radius entendia que o cliente não estava navegando e o desconectava.

     

    Resolvi parando de usar o mk-auth, e deixando os clientes no mikrotik mesmo, só que até agora não tive tempo de tentar resolver o problema.

     

    Estou acompanhando o topico.

  • rapaz, a coisa aqui tá feia mesmo, no ip estático tudo rola bem, mas se ativar o pppoe a coisa desanda, bom vamos lá, configurei uma rb 433ah, com as mesmas configurações do servidor, mas sem restaurar backup, tudo feito a mão, e continua na mesma, desconectando direto, o interessante é que quando chega perto de 60 clientes começa a desconectar e sempre quando tá gerando mais ou menos de 3 a 4MB de trafego.

     

    Criei um usuário na rb, que não tem no mk-auth, ou seja, um secret direto na rb, até ele está desconectando de dentro do provedor, não estou mais entendendo nada aqui, porque digo isso, porque tem cliente conectado a mais de 18 horas, então porque acontece com alguns e não com todos, e até mesmo aqui do lado do switch, tá muito estranho..

     



    Diorges Rocha da Silva disse:

    Cara já tive esse problema e não soube resolver...

     

    Meus clientes faziam o login normal via PPPoE ma após 1 minuto eles desconectavam, eu vi que no mk-auth nos relatorio do cliente ele logava e fica ativo por 1 minuto e mesmo ele acessando página no relatorio nao gerava trafego, o que ocasionalmente o Radius entendia que o cliente não estava navegando e o desconectava.

     

    Resolvi parando de usar o mk-auth, e deixando os clientes no mikrotik mesmo, só que até agora não tive tempo de tentar resolver o problema.

     

    Estou acompanhando o topico.

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