Tive um problema curioso em uma rede cabeada. 2 switches acendem e apagam o led de atividade de maneira lenta, mais ou menos 1s apagado e 1s aceso nas duas pontas.
A distância é de mais ou menos 60 metros usando cabo Hercules blindado para uso externo. Troquei os 2 switches, refiz as pontas, mas ao que tudo indicava o problema era no meio físico(cabo), pois somente a porta vinda daquele cabo acontecia o problema. Pensei então na possibilidade de haver um campo eletromagnético interferindo a comunicação. Foi quando resolvi soltar o cabo do poste em uma ponta deixando com folga da rede elétrica. Pronto! A porta voltou ao normal. Ao esticar o problema volta. Curioso é que o problema acontece de manhã, quando o consumo elétrico e baixo.
Claro, pode ser também problema no cabo, no que ao folgar os contatos fecham e o switch funciona, mas acredito ser crosstalk mesmo. Esse cabo tem uma malha de alumínio que acredito ser o fator de indução. Pensei em trocar essa parte da rede por cabo sem a malha metálica.
Segue algumas fotos do cenário. Gostaria de sujestões, pois não posso baixar o cabo devido a passagem de veículos altos.
Respostas
Conversei com um especialista em radiofrequência e ele me sugeriu mudar o comprimento do cabo para eliminar a possibilidade de o cabo estar no comprimento certo de sintonização de um sinal externo.
Esqueci de citar que todos os dois switches estão em caixas herméticas abaixo de transformadores.
cara, coloque outro cabo para fazer o teste, esses cabos da hercules eu nao uso nunca mais. veja que a rede de energia esta com os cabos trançado, acho que não é de alta ( esses que passa 12 mil volts ou mais ).
Cabo Hercules so desespero, tive que colocar caixa a cada 50 metros no maximo.
Outra aqui uso bem mais proximo e não tenho problema
Pelo que vi, esta perto da baixa voltagem, tipo 110 e 220v e não a alta que é mais de 10.000 v
Quando trabalhava prestando serviços para a Embratel, a gente usava muito os cabos FTP cat.5 com blindagem da FURUKAWA (o da capa amarela), instalações em pops sem problema nenhum a até 150 metros e de até 300 metros, dependendo do equipamento, por exemplo, saindo de uma fast ethernet de um Catalyst.
Mas agora nem sei como anda o mercado de cabos, pois estou em outra área...
Boa sorte e fiquem com DEUS.
Então esse cabo Hercules dá esses problemas mesmo? Tô pensando em substituir por Lan Expert comum sem blindagem.
Luis disse:
Fou fazer os testes abaixo hoje. Caso um não resolva parto para o outro. Se alguém tiver mais sugestões, favor escrever, irei lá hoje e fotografarei, postando o resultado.
1 - Mudar as caixas de lado
2 - Aterrar somente uma ponta
3 - Trocar o cabo
cara com os preços de fibra hj, trabalhar com cat5 hj é perda de tempo e dinheiro.
E os conversores de 100 em 100 metros praticamente, e a máquina emenda óptica, os equipamentos para lançamento da fibra? Será que utp ainda não é bem mais em conta?
Iron Tux BR disse:
Percebi que esse cabo Hercules está sendo usado da maneira errada, pois sem o devido aterramento ele vira uma "antena" absorvendo sinais de rf.
Não vou aterrar na cordoalha do poste, pois eu teria que ter um aterramento individual, vou primeiro ver se mudo a caixa de posição(não deixando abaixo do transformador e sim do outro lado), caso não resolva vou usar cabo sem malha de alumínio.
Luis disse: