Inicialmente, pela minha necessidade, já havia criado um ADDON onde enviava manaulamente via whatsapp um "recibo", uma mensagem de confirmação de pagamento via whatsapp, sendo necessário colocar o número do título/boleto - https://github.com/brlink-org/mkauth-recibo-whatsapp
Contudo é muito chato toda vez que dá uma baixa clicar lá pra enviar ... como a API do Mk-Auth não tem webhook com essa informação, tive que bolar como fazer.
Basicamente a idéia foi criar uma trigger no banco de dados onde toda vez que um título mudar o status para "pago" ele vai adicionar em uma tabela auxiliar as informações.
Depois botei na crontab de um em um minuto ou pode ser de cinco em cinco para ler essa tabela e enviar utilizando evolution api para enviar a mensagem via whatsapp.
Pré requisito, ter a evolution instalada, nesse caso estou usando a v.2.x!
OBS.: Em relação a evolution api se for usar a v1 o payload de envio é diferente, mas basta ajustar no código. Minha versão do mk-auth ainda é a 22.03 com php5 acho q as novas versões já usam php7 então só ajustar o código na crontab.
O projeto encontra-se disponível em: https://github.com/brlink-org/mkauth-recibo-pagamento
Respostas
Boa Noite, Ciro. aqui o addon fiz ele baseado no seu codigo e com comunicacao com a api do cleber, ja tinha ela Rodando achei mais pratico, tinha na primeira versao usado a url
/tool fetch "http://IP-API/mikrotik/TOKEN/DDI+DDD+NUMERO/MENSAGEM", funcionou normal, mas nao gerava logs na api, ai modifiquei o codigo para enviar usando PlaySMS POST, assim agora ele registra na api se esta funcionando.
"Sempre e bom ter logs para ter nocao se der algum problema "
Esse addon ja cria a tabela brl_pago e cria tambem a Trigger , tudo de forma automatica ao entrar primeira vez , coloquei tambem um lugar de agendamento no proprio addon, podendo selecionar de quantos em quantos minutos que é para rodar codigo.
precisa dar permissao no apparmor para ele permitir criar a pasta onde vai guardar os dados de logins e onde vai salvar os logs.
https://github.com/vlt-scripts/Recibo_Whatsapp_Mk-auth.git
--------------------------------------------------------------------------------------
Codigo esta aberto, para quem quiser modificar, melhorar.
Boa Noite, Allison Parentes.
ja arrumei Repositorio
vlt-scripts (vlt-scripts) / Repositories · GitHub
Na Trigger do Addon adicionei mais duas condições
1. Recebe WhatsApp: Sim ou Não, se selecionado como não a Trigger não adiciona o cliente na tabela brl_pago e não envia o comprovante para cliente
"essa opção de Recebe WhatsApp só foi adicionado na versão 24.03"
2. Clientes desativados não são colocados na tabela brl_pago.
Boa noite noite, instalei o addon do Valteir, funcionando perfeitamente, porém baixa manual ele não notifica, é isso mesmo? Ou fiz algo errado.
Boa Noite. Evandro , qual versao do seu mk-auth ?
por que em testes aqui ele funcionou normal mesmo dando baixa manual.
o addon tem um lugar de logs observa se nao esta tendo algum erro, ja ajudaria no diagnostico.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
a trigger funciona da seguinte forma no addon
1. Se o título mudar o status para "pago"
2. Recebe WhatsApp: " Se estiver marcado como sim "
3. e o cliente estiver " ativo no sistema "
ele é adicionado na tabela brl_pago, e assim ao executar o codigo enviazap.php ele faz envio do recibo para whatsapp.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"essa opção de Recebe WhatsApp só foi adicionado na versão 24.03"
pode que nas versoes mais antigas de algum bug, qualquer coisa crio outra versao do addon com a trigger diferente, removendo essa parte.
a minha versao que uso é " MK-AUTH 24.04 :: TUX 4.19 "
Bom dia Valteir, meu mk-auth está na versão "MK-AUTH 24.04 :: TUX 4.9" ele coloca apenas os pagamentos recebidos pelo banco na tabela, hoje ele colocou uma baixa manual na tabela, o pagamento foi realizado 14/05/24, mas ele também não está enviando a mensagem até eu ir lá e enviar manualmente.
Bom dia. Evandro o agendamento esta no icone de agenda.
só colocar o tempo que voce quer que fique rodando o codigo.
exemplo coloquei 5 minutos, entao de 5 em 5 minutos ele vai rodar o codigo de envio, se tiver algum recibo ele ja envia.
Foi a forma que fiz, mas pelo que olhei usando o comando crontab -l não tinha criado a cron, então criei ela manualmente, porém os clientes nem vão para tabela mais heheh
use esse comando " crontab -u www-data -l " que ele vai mostrar se criou agendamento ou nao.
direitorio que fica " /var/spool/cron/crontabs "
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
se no cadastro do cliente estiver marcado como não a trigger nao coloca cliente na tabela brl_pago, pode ser isso problema.