Gostaria de saber se alguem já usou ou usa uma RB (qualquer modelo) fazendo autenticaçãio pppoe ou hotspot e AP na torre? como foi o desempenho e qtos clientes simultaneos suportou?
estou querendo usar a torre principal e mais duas repetidoras com pppoe e mk-auth como radius, o que voces acham?
até mais
Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.
Respostas
giovanne casanova disse:
Eu estava analisando o mesmo que o colega, é mais vantagem fazer autenticação no servidor ou na AP, tem um caso de um outro dono de provedor, que faz autenticação nas aps e diz que a latência baixa muito...
Marcoantonio Gemelli disse:
Acredito que o desempenho de autenticar e controlar a banda o mais próximo do cliente possível seje maior do que concentrar em um único lugar. Todos os provedores que configurei foram feitos dessa forma e nunca tive problemas. Hoje crio pontos de acesso com equipamentos UBNT e coloco uma RB 750 pra fazer autenticação e controle de banda.
Fazer o controle em uma RB433 por exemplo, não vai fazer diferença nenhuma, pois antes mesmo da RB saturar, os cartões vão. É só fazer o cálculo médio de quantos clientes um cartão vai aguentar e ver a quantidade de controle que a Rb433 vai fazer.
Segue imagem de uma RB433 autenticando e controlando banda.
rb433.jpg
Concordo com Você Rogério, acho melhor concentrar tudo diretamente no servidor, só comentei referente ao caso que ocorreu com um amigo meu, também estou organizando para autenticar diretamente no servidor, mas também podemos levar em consideração o que o Tiago disse logo acima. mas cada caso é um caso, acho interessante a troca de experiências sobre esse assunto, já que estou reorganizando o meu provedor.
Rogerio Alves disse: