Boa tarde ... estou com um problema e gostaria de saber se alguem ja passou por isso se sabe me dizer o que pode ser...
tenho uma cpu 2.6 ghz de proc.. 2gigas memoria. hd 80gb com mikrotik licenciado level 5
cerca de 500 clientes simultaneos 250... a questao e a seguinte qnd todos os clientes estao conectado a rede fica muito lenta e o download varia de 300kbps ate 12 kbps e chega ate a cancelar os downloads.. qnd mede a conexao "simet" chega a banda contrada normal.. e qndo desloga todos os clientes ... a conexao normaliza
Respostas
como vc envia o sinal ate os clientes, a cabo ou a radio?
tbem estou passando por isso e gostaria de saber uma resposta de alguem que tenha passado por isso tbem
Só pode ser algum cliente furando trafego...com algum software....é o que tudo indica...e quanto de link o amigo tem,além do que eu comentei pode ser outras coisa também...
atualmente tenho 60 megas dedicado da ctbc... mais o consumo dos clientes nao passa de 25 megas, os clientes sao conectados todos por pppoe a conexão e via wireless a rede esta roteada com ospf
Caro, Rafael, eu também utilizava PPOE em cima de rede sem fio, tenho APS rocket M2 com painel de 20 e os clientes nano loco M2 e nano M2, após algumas pesquisas em fóruns, fui aconselhado a desistir de PPOE em rede sem fio, justamente pq por mais perfeito que o enlace estive-se o PPOE consome muito recurso, aqui trabalho com velocidade de 5 e 10 mb, e em certo momento era uma lentidão retada, mudei todos os clientes sem fio para hotspot e os problemas acabaram, PPOE somente na rede cabeada!!
Existe limite máximo para estações conectadas nos APS, eu mantinha no máximo 30 clientes por AP, e mesmo assim tinha problemas!!
Aconselho vc a testar em alguns clientes o HOTSPOT!!!
thomas rafael disse:
Então mais qndo se faz o tunelamento de ip's vc seta qnts conexoes simultaneas cada tunel pode ter. e outra em rede 2.4 realmente nao a possibilidade de utilizar pelo tamanho da faixa de frequencia, mas a rede aqui 5.8 e todos os pops tem concentrador que ja barra os tunelamentos no proprio pop. a questao e se fosse o problema dos pppoe as rbs e os servidores estaria dando quase 100% de processamento o que nao e o caso aqui pois nao passando de 20%
SpeedFast Telecom disse:
ixi, isso pode ser várias coisas ja aconteceu aqui comigo era a regra do cache, esta enfileirando em vez de todos acessarem simultaneamente... uso hotspot e ppoe sem problemas..., ate chamei os técnicos do link pra ver o que estava pegando, ai percebi que desabilitando as regras do cache a velocidade subia, ate que acertei as configurações e beleza... ai acelerou a rede... uso rede sem fio 5.8ghz e 2.4ghz
agradeço a todos que me ajudaram aqui no forum pelas dicas, consegui resolver o problema vou passar a dica caso alguem venha a ter o mesmo problema... roteador de borda rb 1100ah versao 6x o problema estava no controle do simples queue >> aba advanced >>queue type "por padrao vem como default small" essa opçao estava segurando toda a banda apenas mudei para default e toda a conexao normalizou clientes fazendo download a 3 megas sem oxilaçao agora... fiz uns teste e apenas na versao 6x tem esse problema na versao 5x nao tem problema nenhum
muiito grato pelo auxilio de vcs abraços
Você usa cache, estou co mesmo problema, mas ainda não encontrei o problema.