Boa tarde
Uso MKAUTH Versão 22.03 e Mikrotiks, tem acontecido há muito tempo o seguinte: todos os dias entre 3 e 4 da manhã, diversos clientes se desconectam e reconectam novamente,uma coisa que notei é que essa queda bate com a hora do backup automatico do sistema, este é o primeiro problema, segundo é que durante as 24h do dia sempre tem clientes conectando e desconectando. Alguem poderia me dar uma luz como resolver esses dois problemas, vou passar o que ja fiz para ambos os casos:
Para o problema 1
- Atualizei MKauth;
- Fiz downgrade;
- Reparei Banco de dados;
- Verifiquei todas as configurações;
Para o problema 2
- Fiz tudo que fiz pro 1, e ainda
- Atualizei mikrotik;
- Troquei RB;
- Verifiquei alimentação;
OBS: todos os clientes que caem estão com sinal bom, trocamos equipamentos na casa de alguns para ve se parava, e do lado da empresa tambem trocamos os clientes de OLT/GBIC
No caso, peguei uma amostra dos clientes que acontece isso, e coloquei eles para autenticarem mikrotik local, e ai o problema da queda toda madrugada não aconteceu
Todas configurações realizadas conforme os manuais aqui do site
Respostas
Bakcup Automatico - 12mb
Erro no Log, durante o dia - Só da disconnect
Espaço livre com bastante espaço, processamento nao chega a 2% e memoria consumo menos de 30%
tenta alterrar o tempo do timeout do server pppoe e do radius, consegui resolver uns problemas com o meu fazendo downgrade versão por versão ate a 2304 onde a cada downmgrade eu reparava os dados e reiniciava antes do proximo e quando cheguei nessa versão comecei a repetir em forma de update e resolveu meu problema de radius, no caso de clientes caindo acredito que tenha haver com a estrutura da rede, na minha notei que somente até certo ponto o pppoe funcionava e a partir desse ponto tinha que ser via DHCP, provvelmente o tempo de resposta nesses clientes estava superior ao configurado no PPPoe, resolvi meu problema colocando PPPoE somente em clientes alimentados pela rede Metro e deixando DHCP (Hotspot) em conexões CAT5e, um colega meu que estava com problema de pppoe caindo resolveu trocando equipamento e cabeamento externo
Boa tarde prezado(a),
Qual o tamanho do backup automático?
Quais erros apresentam nos logs do Mikrotik quando os clientes caem durante o dia?
Verificou se há espaço livre em disco pelo menos do mesmo tamanho do espaço ocupado?
Como está o consumo de memoria RAM e processamento durante o dia?
Qualquer dúvida, estamos à disposição.
Atenciosamente,
Equipe MK-AUTH