aneel autoriza distribuicao de internet e tv por rede eletrica
Assim que implementado, o sistema permitirá o acesso à televisão por assinatura e internet por meio da rede de energia elétrica.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (25) as regras para o funcionamento da transmissão de internet por cabos de energia elétrica – tecnologia chamada de PLC (Power Line Comunications, no termo em inglês).
Pela regulamentação, assim que implementado, o sistema permitirá o acesso à televisão por assinatura e internet por meio da rede de energia elétrica. O emprego da tecnologia possibilita novos usos para as redes de distribuição de energia elétrica, sem que haja necessidade de expansão ou adequação da infraestrutura já existente.
De acordo com a Aneel, o prestador do serviço de PLC “deverá seguir os padrões técnicos da distribuidora”. A implantação e exploração do sistema não poderão comprometer a qualidade do fornecimento de energia elétrica para os consumidores. Se houver necessidade de investimento na rede, o custo será de responsabilidade da empresa de telecomunicações.
A agência determinou ainda que, ao disponibilizar a sua rede de distribuição, a concessionária deverá dar publicidade por um prazo mínimo de 60 dias para a manifestação dos interessados. O comunicado deverá ser divulgado por três dias com informações sobre a infraestrutura e condições para uso das instalações de distribuição de energia elétrica em pelo menos três jornais, sendo dois de circulação nacional. A escolha do prestador do serviço deverá ser divulgada em até 90 dias após o pedido.
A resolução sobre o PLC, que ficou 90 dias em consulta pública, já prevê que as distribuidoras não poderão explorar comercialmente o serviço de internet. Se quiserem entrar no setor, elas deverão criar uma empresa de telecomomunicações subsidiária para oferecer o serviço. Caso contrário, elas deverão alugar os meios de transmissão para as empresas da área, que, por sua vez, ficarão com a responsabilidade e os custos de adaptação para a transmissão de dados pela internet. As distribuidoras de energia ficarão obrigadas a repassar 90% do valor recebido por esse aluguel para os consumidores, na forma de abatimento das tarifas.
Apesar de não haver grande vantagem financeira na transação, as distribuidoras poderão, por exemplo, usar a nova tecnologia para fazer a medição de consumo, dispensando as visitas in loco utilizadas atualmente.
Fonte: Abril.com
Respostas
Eu assinei muito tempo a Revista Info, e saiu uma reportagem que em testes, quando cliente liga micro ondas, chuveiro, ar condicionado a rede ficava louca, com quedas e tudo mais... não li mais nada a respeito disso, mas acho que não avançou muito não ! E não acredito nesse uso tão cedo, pois como sabemos precisa ter qualidade de transmissão, e somente se não usar nada na rede poderá usar a net e a TV sem problemas...
Acredito que nao é viavel a transmiçao de dados por rede eletrica, tem muita interferencia e um alto investimento na rede, neuma empresa vai querer a conceçao de dito serviço, mas estamos no Brasil, ne...
Tu viu os carros eletricos tu acha que Petrobras , shak arabes moramede tão preucupados
Ja uso PLC ha muito tempo em projetos pequenos...
Mas em projetos grandes é inviável...
Fora as variáveis que sao muitas...
Se isso não deu certo em nenhum país do exterior pq, querem fazer isso no Brasil?
Resposta: Mais uma maneira de gastar o dinheiro que pagamos em impostos em coisas inuteis que servirá p/ desviar p/ os bolsos dos politicos.
A politica é corrupta, eles não param para pesquisar ou saber se algo funciona ou não apenas veem algo e diz vou fazer vou desviar e o resto, isso é resto.
Bom pessoal se for baseado nesses 2 equipamentos que estão homologados entao o negocio, ta frio.
http://sistemas.anatel.gov.br/sgch/Consulta/Homologacao/
Entre com a busco BPL e PLC
em BPL vc vai achar uma Brdige outdoor que passa 80 Mbs em 200 metros, e 45 a 270 metros
http://sistemas.anatel.gov.br/sgch/HistoricoCertificado/Homologacao...
Entre com PLC, vc vai achar pçs para uso indoor, com limite de 16 com o master. com trafego de 75mbs dependendo da rede eletrica.
http://sistemas.anatel.gov.br/sgch/HistoricoCertificado/Homologacao...
Ou seja isso não funciona direito em nenhum país e aqui tb nao vai funcionar.
se um dia funcionar, oque acho dificil a tecnologia que usamos com certeza estará muito mais avançada do que a deles...
Esse equipamento seria uma boa p/ montar cabeamento, tipo puxa um cabo PP 2x2,5 com uma bridge PLC, e liga os terminais ao longo da rede, na tomada dos terminais liga um terminal PLC + switch e entrega ao cliente em utp.
Porem ai vem varias questoes quais cabos usar?
qual o numero max de terminais?
qual a estimativa de trafego sem gargalo?
entenderam o que quis dizer, afinal fazemos anel em fibra ou alimentamos em 5.8 e distribuimos em utp.