Perdemos a luta??? "Internet via rede elétrica"

aneel autoriza distribuicao de internet e tv por rede eletrica
Assim que implementado, o sistema permitirá o acesso à televisão por assinatura e internet por meio da rede de energia elétrica.


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (25) as regras para o funcionamento da transmissão de internet por cabos de energia elétrica – tecnologia chamada de PLC (Power Line Comunications, no termo em inglês).


Pela regulamentação, assim que implementado, o sistema permitirá o acesso à televisão por assinatura e internet por meio da rede de energia elétrica. O emprego da tecnologia possibilita novos usos para as redes de distribuição de energia elétrica, sem que haja necessidade de expansão ou adequação da infraestrutura já existente.


De acordo com a Aneel, o prestador do serviço de PLC “deverá seguir os padrões técnicos da distribuidora”. A implantação e exploração do sistema não poderão comprometer a qualidade do fornecimento de energia elétrica para os consumidores. Se houver necessidade de investimento na rede, o custo será de responsabilidade da empresa de telecomunicações.


A agência determinou ainda que, ao disponibilizar a sua rede de distribuição, a concessionária deverá dar publicidade por um prazo mínimo de 60 dias para a manifestação dos interessados. O comunicado deverá ser divulgado por três dias com informações sobre a infraestrutura e condições para uso das instalações de distribuição de energia elétrica em pelo menos três jornais, sendo dois de circulação nacional. A escolha do prestador do serviço deverá ser divulgada em até 90 dias após o pedido.


A resolução sobre o PLC, que ficou 90 dias em consulta pública, já prevê que as distribuidoras não poderão explorar comercialmente o serviço de internet. Se quiserem entrar no setor, elas deverão criar uma empresa de telecomomunicações subsidiária para oferecer o serviço. Caso contrário, elas deverão alugar os meios de transmissão para as empresas da área, que, por sua vez, ficarão com a responsabilidade e os custos de adaptação para a transmissão de dados pela internet. As distribuidoras de energia ficarão obrigadas a repassar 90% do valor recebido por esse aluguel para os consumidores, na forma de abatimento das tarifas.


Apesar de não haver grande vantagem financeira na transação, as distribuidoras poderão, por exemplo, usar a nova tecnologia para fazer a medição de consumo, dispensando as visitas in loco utilizadas atualmente.
Fonte: Abril.com

Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.

Join MK-AUTH

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • Eu assinei muito tempo a Revista Info, e saiu uma reportagem que em testes, quando cliente liga micro ondas, chuveiro, ar condicionado a rede ficava louca, com quedas e tudo mais... não li mais nada a respeito disso, mas acho que não avançou muito não ! E não acredito nesse uso tão cedo, pois como sabemos precisa ter qualidade de transmissão, e somente se não usar nada na rede poderá usar a net e a TV sem problemas...

  • Acredito que nao é viavel a transmiçao de dados por rede eletrica, tem muita interferencia e um alto investimento na rede, neuma empresa vai querer a conceçao de dito serviço, mas estamos no Brasil, ne...

  • Tu viu  os carros eletricos    tu acha que Petrobras  , shak arabes moramede tão preucupados

  • Ja uso PLC ha muito tempo em projetos pequenos...

    Mas em projetos grandes é inviável...

    Fora as variáveis que sao muitas...

  • Se isso não deu certo em nenhum país do exterior pq, querem fazer isso no Brasil?

    Resposta: Mais uma maneira de gastar o dinheiro que pagamos em impostos em coisas inuteis que servirá p/ desviar p/ os bolsos dos politicos.

    A politica é corrupta, eles não param para pesquisar ou saber se algo funciona ou não apenas veem algo e diz vou fazer vou desviar e o resto, isso é resto.

    Bom pessoal se for baseado nesses 2 equipamentos que estão homologados entao o negocio, ta frio.

    http://sistemas.anatel.gov.br/sgch/Consulta/Homologacao/

    Entre com a busco BPL e PLC

    em BPL vc vai achar uma Brdige outdoor que passa 80 Mbs em 200 metros, e 45 a 270 metros 

    http://sistemas.anatel.gov.br/sgch/HistoricoCertificado/Homologacao...

    Entre com PLC, vc vai achar pçs para uso indoor, com limite de 16 com o master. com trafego de 75mbs dependendo da rede eletrica.

    http://sistemas.anatel.gov.br/sgch/HistoricoCertificado/Homologacao...

    Ou seja isso não funciona direito em nenhum país e aqui tb nao vai funcionar.

  • se um dia funcionar, oque acho dificil a tecnologia que usamos com certeza estará muito mais avançada do que a deles...

  • Esse equipamento seria uma boa p/ montar cabeamento, tipo puxa um cabo PP 2x2,5 com uma bridge PLC, e liga os terminais ao longo da rede, na tomada dos terminais liga um terminal PLC + switch e entrega ao cliente em utp.

    Porem ai vem varias questoes quais cabos usar?

    qual o numero max de terminais?

    qual a estimativa de trafego sem gargalo?

    entenderam o que quis dizer, afinal fazemos anel em fibra ou alimentamos em 5.8 e distribuimos em utp.

This reply was deleted.