Pequeno projeto com Fibra ótica

Caros,

Temos um pequeno projeto para realizar com Fibra ótica, e como tal tecnologia ainda é "novidade" para nós, gostaríamos de opiniões, sugestões e até críticas sobre o projeto (construtivas, claro!). Segue um resumo do projeto:

Nossa torre principal fica a aproximadamente 1.000 metros de nossa sede, e temos a seguinte estrutura na mesma:

- 04 painéis Ubnt Basestation 90º 20dbi + 04 Ubnt Rocket M5 (instalados no alto da torre);

- 04 ou 05 enlaces utilizando principalmente RB Groove e saindo para outros pontos remotos da cidade (instalados no alto da torre);

- 01 RB 1200 (embaixo da torre).

Precisamos trazer todo o equipamento que se encontra embaixo da torre para dentro de nossa sede, pois nesse mesmo tempo adicionaremos outras RBS, Switchs, servidor de cache, servidor de dns e outros equipamentos que inviabilizam a permanência de nosso rack no local onde hoje está.

Pensamos então em interligar a torre à nossa sede com fibra ótica, lembrando que os equipamentos possuem apenas porta ethernet (megabit ou gigabit). A pergunta é: Esse projeto é possível? É demasiado caro? O que utilizar para converter antes da descida, a saída Ethernet em conexão de fibra?

No aguardo...

Jr. Menezes

Para adicionar comentários, você deve ser membro de MK-AUTH.

Join MK-AUTH

Enviar-me um email quando as pessoas responderem –

Respostas

  • No casso de um bairro teria que fazer um levantamento do tamanho do bairro, quantos poste etc... O esquema é o mesmo do cabimento normal sendo que você vai usar sua rede em Giga Lan. 

    No meu ponto de vista montaria assim.

    1 - Cabos Hercules / Media de R$ 1,60 por metro dependendo da quilometragem pode sair por um preço abaixo.

    2 - Switchs RB260GS / Media de R$ 100,00 por switchs 5 portas gerenciável 

    3 - Conector Rj45 Blindado / Media de R$ 75,00 o pacote com 100 Un.

    4 - Quadro de distribuição de energia Volt / Media de  R$ 1.200,00

    5 - Cabo de rede 2 pares para distribuição de energia / Media de R$ 75,00 caixa com 305m

    Basicamente o material que usaria seria este, pois teria uma rede em Giga Lan totalmente gerenciável, um quadro da volt para alimentar meus switchs sem ter que pegar a energia do poste e tendo um banco de baterias para segurar a rede caso falte energia em alguma parte do bairro.

    Qualquer coisa manda um email mais detalhado pra mim e te passo mais dicas!
    duda.tavares@live.com

    Att, Eduardo Tavares



    Marcelo disse:

    Eduardo Tavares, certamente sairia bom este projeto, mas como ficaria 1 bairro todinho

  • sabe qual equipamento esta saindo melhor para atender inumeros clientes :



    francisco crystian horta de souz disse:

    veja projetos de gepon ou gpon...tem fornecedores tipo cianet e parks e ispshop

  • hoje estou trabalhando com fiberhomer...mais tenho cianet tambem

  • Vai de fibra e seja feliz, conversor nas duas pontas e um cabo 12FO já garante no futuro atender alguns clientes nessa fibra, vai gastar algo de 3k sem mão de obra e licença dos postes, sendo que a licença vc não precisa tirar agora.

  • qual melhor marca PARKS, OVERTEK, CIANET, HUAWEY, FIBERHOME  para o GPON,

    consigo colocar marcas aleatorias ? em OLT s  ou tem que ser tudo de uma marca so ?

    a Fiberhome tem suporte nacional ?

    sabe media de valores ?


    francisco crystian horta de souz disse:

    hoje estou trabalhando com fiberhomer...mais tenho cianet tambem

  • Gostaria de resposta também ao questionamento do MArcelo, tenho dúvida em qual olt comprar.

  • É a melhor opção recorrer à ajuda profissional, para que possa ter a certeza da qualidade dos serviços prestados e do resultado obtido. Costumo usar recursos comprovados, por exemplo, ao criar apresentações, utilizo uma biblioteca de imagens vetoriais, fluxograma vetores. Arte vetorial e gráficos de fluxograma estão disponíveis sob uma licença livre de royalties.

This reply was deleted.