Pedro..
volto a relatar problemas no trato da base de clientes:
o cliente desativado deveria ir para um limbo, ou seja, os dados desse cliente não poderiam aparecer no sistema, mas somente em um a relação de EX-CLIENTES.
por exemplo se quero tirar uma listagem de todos clientes.... lá aparecem os desativados..
na página inicial aparece notificação de que o cliente desativado está de aniversário... (daí a gente manda parabéns pra ele, e ele nos manda a m....)
no meu entendimento deveria ter uma separação, pois existe os seguintes grupos de clientes:
clientes ATIVOS: são todos os clientes, menos os EX-CLIENTES;
clientes BLOQUEADOS: são os ativos que estão bloqueados;
clientes SUSPENÇO: são clientes que estão inativos momentaneamente, suspenção temporária, cliente que está inadimplente mas ainda não foi realizada a desinstalação dos equipamentos.
Clientes DESATIVADOS: são os EX-CLIENTES (enviar para o limbo).
Fica o apelo.
Respostas
Seria interessante os clientes desativados (ex clientes) não aparecrem nem na relação total de clientes.
Total de clientes apenas somanto clientes ativos + bloqueados
Os meus ex-clientes estão recebendo sms de "FELIZ ANIVERSÁRIO" ... hehehe
Exatamente... eu tenho que excluir o cliente desativado (ex cliente) por causa disto, e tbtem a questão do ip que qdo se desativa ele continua como usado na listagem de ips ao cadastrar novo cliente...
seria muito bom separar esses tipos de clientes e vai uma obs
quando os clientes estiverem desativados os boletos deles deveriam parar de conta não seria interesante colocar isso tambem
Outra coisa que acontece muito é:
Um determinado cliente pedi para cancelar por um tempo indeterminado, ai clica-se em desativar o cliente,ao fazer isso é o mesmo que dar um disable no login dele, ai o cliente deixa o AP ligado e fica enchendo o log mikrotik de erros de login failure, radius timeout, essas coisas.
Seria interessante uma página de suspensão para ele, onde o mesmo pudesse logar porem lhe apareça uma página informando que o serviço dele encontra-se suspenso.
Nesse caso não tem como.. pois se o cliente não autentica no pppoe ele tão terá ip.....
a não ser que tenha um hotspot, mas mesmo assim se usar na cpe a configuração de pppoe a mesma não irá autenticar no hotspot.. aliás só funcionará para cliente com adaptador usb, placa pci...
Under-linux disse:
interessante.
Acho que ao DESATIVAR, estes clientes deveriam ficar numa tabela separada que não tivesse relação nenhuma com a de clientes, sendo enviados pra lá e excluídos definitivamente da tabela de clientes, assim nada seria tratado destes clientes pelo sistema em qualquer função interna que busque dados na tabela de clientes como ip usado, login, datas, email, sms, etc....
Se houvesse necessidade de REATIVAR um cliente, ele seria então importado da tabela "mk_table_limbo" para de clientes e excluído da "mk_table_limbo", processo inverso, igual à DESATIVAÇÃO.
E o que fosse possivelmente necessário para alguns, poderia ser uma opção do sistema, exs:
-Cliente desativado prende login [ ]SIM [ ]NAO
-Ao cadastrar novo cliente checar se cpf já consta em Clientes Desativados [ ]SIM [ ]NAO
irei remover o aviso de aniversario dos desativados e analisar criar mais uma categoria de clientes...
acompanhando, mas interessante esta categoria porque ate quando desativo o cliente e ele pede religameno se fico algum titulo sem vencer e sem excluir entao quando habilita o mesmo e bloqueado.