Pedro, de uns dias para cá passei por alguns problemas e vi que era necessário uma nova função no mk-auth, pois, certamente o problema não foi só comigo.
Quando desativo algum cliente e faço a desinstalação do equipamento, no mk-auth o usuário continua com o ip e mac salvos no mikrotik - lease amarrada.
Acontece que quando vou instalar o equipamento de um ex-cliente em um novo cliente, ele pega o ip do antigo e da problema.
O correto seria que ao desativarmos um cliente, O IP e o MAC salvos no mikrotik fossem desamarrados e o cliente removido da address list de bloqueio.
Se em todos os clientes que forem desativados eu ter que acessar o mikrotik e desamarrar cada um vai me custar um tempo desnecessário.
Att. Renato Nascimento
Respostas
Acredito que muitas pessoas não ligam para a necessidade dessa função até ter o pool bagunçado!
aqui na hora de desativar o cliente eu apenas apago do cadastro o ip e o mac.
com isso o IP e MAC continuam amarrados nas leases do mikrotik.
Lembrando que no meu caso os ips ficaram amarrados e o numero de ips disponiveis para novos clientes vai diminuindo com o tempo.
O interessante é que em outro tópico o Pedro falou que o sistema sobreescrevia, mas não foi o que aconteceu aqui.
mesmo mac com outro ip é para sobescrever, irei analisar para ver se encontro algum erro...
RENATO COSTA DO NASCIMENTO disse:
sim importante isso, em relação Pedro pode verificar tambem se desativar o cliente alem do ip e mac, os titulos tambem deveria baixar. os que nao venceram.
Aconteceu comigo depois de um tempo o cliente pediu par religar deu 10 min depois o sistema bloqueio porque ativou o titulos anteriores.
Quando desativamos o cliente tem a opção para definirmos, mater titulos sim ou não.
Onde isso?
Lembrando Pedro que é importante que o cliente passe para outra tabela mas que eu tenha opção de colocar ele devolta em controle de instalação ou abrir chamado do mesmo para uma futura religação.
Isso vai acontecer com todos os colegas um cliente pedir para religar.
não tem essa opção, mais é uma boa ideia e irei incluir...
Sixagência Networks disse: