[ resolvido ] MikroTik Travando DHCP

Amigos estou com uma tremenda dor de cabeça.

Tenho 2 RB 450G uma delas esta funcionando as Mil Maravilhas mais a outra com as mesmas configuração esta travando direto já não sei o que fazer, pois antes no lugar tinha um RB750GL que começo a trava então troquei por uma 450G, pois o processamento estava um alto em torno de 80% com a 750G já com a 450G o processamento fica em media de 50% nessa que esta travando constantemente já a outra RB que esta funcionando as Mil Maravilhas o processamento fica em media 35% com as mesmas configurações e praticamente o mesmo numero de clientes conectados ao mesmo tempo.

As únicas diferenças de configurações entre as duas e o tipo de LINK, pois a que esta as Mil Maravilhas recebe um Link ADSL de 15Mb velox já a que esta travando recebe um link de 60Mb net,

O que mais esta mim deixando intrigado e que ela mata o acesso a internet e não tenho mais acesso pelo Winbox, porem ele aparenta esta funcionando normal pois utilizo o modo de autenticação HotSpot + DHCP e ele funciona normal entregar os IP normalmente a qual quer PC que conectar na REDE, porem não mostra mais a tela de login e quem já estava logado para de navegar.

Se alguém já passou por isso ou tem ideia do que possa ser fico no aguardo de uma luz para resolver essa dor de cabeça que já estar custando a perda de alguns clientes.

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Respostas

  • ok amigo...

    J. Rônald disse:

    Bom depois de 1 semana tendo dor de cabeça finalmente descobri quem estava me sabotando e não era o nosso amigo MikroTik na realidade resolvi o problema do DHCP mudando a range de IP dos clientes pois tinha 2 clientes com o mesmo IP que estava gerando a mensagem que mostra logo acima em outro post.

    Já o problema que estava fazendo MK para de entregar a internet aos clientes estava no DHCP CLIENTE pois o bem dito modem ARRIS estava mal configurado ou melhor configurado correto porem tal configuração não serve para provedores, tal configura que devido ter a opção bridger e também de desativar firewall e o NAT passando diretamente o IP para quem esta depois dele no caso era o MK, que era desta forma que estava sendo usado, porem a operadora estava detectando esse tipo de configuração e renovando o IP de 45 em 45 minutos fazendo com que o MK perdesse o acesso a internet e curiosamente o DHCP CLIENTE não estava renovando o IP.

    Então mudei as configurações e ate o momento esta tudo a mil por horas - 100% estável rodando a 2 dias com as novas configurações no modem.

    Então fica a dica com a experiência modem arris não fufa em modo bridge.

    Obrigado ao amigo Marco de Freitas por ter dado sugestões e ajudado a detectar o defeito.

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  • Bom depois de 1 semana tendo dor de cabeça finalmente descobri quem estava me sabotando e não era o nosso amigo MikroTik na realidade resolvi o problema do DHCP mudando a range de IP dos clientes pois tinha 2 clientes com o mesmo IP que estava gerando a mensagem que mostra logo acima em outro post.

    Já o problema que estava fazendo MK para de entregar a internet aos clientes estava no DHCP CLIENTE pois o bem dito modem ARRIS estava mal configurado ou melhor configurado correto porem tal configuração não serve para provedores, tal configura que devido ter a opção bridger e também de desativar firewall e o NAT passando diretamente o IP para quem esta depois dele no caso era o MK, que era desta forma que estava sendo usado, porem a operadora estava detectando esse tipo de configuração e renovando o IP de 45 em 45 minutos fazendo com que o MK perdesse o acesso a internet e curiosamente o DHCP CLIENTE não estava renovando o IP.

    Então mudei as configurações e ate o momento esta tudo a mil por horas - 100% estável rodando a 2 dias com as novas configurações no modem.

    Então fica a dica com a experiência modem arris não fufa em modo bridge.

    Obrigado ao amigo Marco de Freitas por ter dado sugestões e ajudado a detectar o defeito.

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  • O interessante e que a mensagem me passa e impressão que um determinado MAC solicitou tal IP e o tal IP foi enviado (repassado) para outro MAC pois são 2 MAC um diferente do outro na mesma mensagem porem os 2 com o Mesmo IP e sempre são esses 2 MAC.

    você notou isso?



    Marco de Freitas disse:

    Se foi atendido. Um cliente pode recusar um IP e o servidor pode oferecer outro. Ou os dois podem ficar num impasse.

    O protocolo prevê esse tipo de negociação.

    J. Rônald disse:

    Muito estranho isso pois se o cliente solicitou um IP ao DHCP e esse cliente foi atendido ele deve receber o ip e fica registrado em LEASSES do DHCP.

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  • Concentre-se nos gráficos. Acesse o MikroTik pela interface web e monitore os gráficos.

  • Se foi atendido. Um cliente pode recusar um IP e o servidor pode oferecer outro. Ou os dois podem ficar num impasse.

    O protocolo prevê esse tipo de negociação.

    J. Rônald disse:

    Muito estranho isso pois se o cliente solicitou um IP ao DHCP e esse cliente foi atendido ele deve receber o ip e fica registrado em LEASSES do DHCP.

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  • Ok.

    Porem rodei em todos os lugares e não achei nenhum desses 2 MAC e nem esse IP esta sendo usado por algum cliente ou serviço

    - Fui no IP/DHCP SERVER/LEASES e não esta la - também fui em IP/HOTSPOR/ACTIVE e não esta la - também em IP/HOTSPOT/HOSTS e não tem nada - fui ate em IP/POOL/USED ADDRESSES e nada - sem falar que em IP/ARP também nada ou seja não acho em lugar algum esses MAC e esse IP eles so aparecem nos LOG e varias e varias vezes repetidas.

    Muito estranho isso pois se o cliente solicitou um IP ao DHCP e esse cliente foi atendido ele deve receber o ip e fica registrado em LEASSES do DHCP.

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  • Isso é apenas o cliente recusando (ou perdendo) o IP oferecido pelo serviço DHCP.

    J. Rônald disse:

    Amigos como ativei os Gráficos a +ou- 9 horas atrás vou espera passar o dia de hoje para ter uma ideia da situação porem ate agora esta tudo indo normalmente, vamos ver nos horário de pico.

    Porem andando por tudo que e lugar do MikroTik para observa um possível erro notei que nos LOG tem umas mensagens do DHCP que pode ser um problema ou um suposto ataque pois não sei do que se trata. Seque a foto abaixo com a mensagem do suposto ataque:

    Se alguém souber o que significa essa mensagem e de como resolver o problema fico agradecido pois pode esta ai o que esta fazendo ele travar.

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  • Amigos como ativei os Gráficos a +ou- 9 horas atrás vou espera passar o dia de hoje para ter uma ideia da situação porem ate agora esta tudo indo normalmente, vamos ver nos horário de pico.

    Porem andando por tudo que e lugar do MikroTik para observa um possível erro notei que nos LOG tem umas mensagens do DHCP que pode ser um problema ou um suposto ataque pois não sei do que se trata. Seque a foto abaixo com a mensagem do suposto ataque:

    1488510330?profile=RESIZE_1024x1024

    Se alguém souber o que significa essa mensagem e de como resolver o problema fico agradecido pois pode esta ai o que esta fazendo ele travar.

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    Excelente dica já ativei os Gráficos vou espera para ver o que vai acontecer, E reporto aqui.

     
    Marco de Freitas disse:

    Sugiro que ative o registro de gráficos. Isso pode ajudar a descobrir o que está causando o travamento.

     

  • Sugiro que ative o registro de gráficos. Isso pode ajudar a descobrir o que está causando o travamento.

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